TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vidrarias De Laboratorio

Casos: Vidrarias De Laboratorio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 3

Vidrarias:

Balão volumétrico - São utilizadas para medir volumes de líquidos. Utilizam-se frequentemente nas diluições de líquidos.

Funil de decantação - Adaptam-se ás argolas e servem para a decantação de líquidos.

Erlenmeyer- é um frasco de vidro ou plástico que leva o nome do químico alemão, Emil Erlenmeyer. Sua utilização é variada, podendo ser usado para misturas e soluções, mas a sua utilização mais comum é para titulação.

Balão de fundo chato - Nele são aquecidos líquidos e realizadas reações com liberação de gases. Para aquecê-lo, use o tripé com a protecção da rede de amianto.

Kitassato - É normalmente usado junto com o funil de Büchner em filtrações a vácuo. Uma das utilizações do kitasato seria para verificar a presença de umidade em gases. O gás a ser filtrado é injetado dentro da câmara do Kitassato através de uma mangueira de e uma segunda mangueira é colocada na saída lateral do recipiente. Esta peça deve o seu nome a Shibasaburo Kitasato, bacteriologista japonês. Essa vidraria é feita para resistência mecânica e não deve ser exposta ao calor.

Cadinho - Geralmente é feito de porcelana. Serve para calcinação (aquecimento a seco e muito intenso) de substâncias. Poder ser colocado em contacto direto com o bico de Bunsen.

Bureta - Serve para medir volumes, é colocada na vertical com a ajuda de um suporte, contendo uma escala graduada, geralmente em cm3 (mL). Possui na parte inferior uma torneira de precisão para dispensa de volumes rigorosamente conhecidos em tarefas como a titulação de soluções.

Caixas de Petri - Utilizam-se para evaporação de líquidos. Têm diversas aplicações.

Béquer - é uma vidraria de uso geral no laboratório.

• Copo de Griffin - Béquer de Forma Baixa.

• Copo de Berzelius - Béquer de Forma Alta.

• Béquer plano - para cristalização

Desecador - tem função de diminuir a umidade de alguma substância (via uso de um dessecante, como a sílica gel). Dentro dele há na maioria sílica gel com propriedades higroscópicas que absorvem a umidade.

Funil - O funil é utilizado para filtrações. Para filtrações mais delicadas emprega-se o funil analítico, que tem diâmetro pequeno e haste maior.

Pipeta graduada e pipeta volumétrica - São utilizadas para medir com exactidão e transferir pequenos volumes de líquido.

Proveta - Mede e transfere volumes de líquido. Não oferece grande precisão. Nunca deve ser aquecida.

Tina de Vidro - Serve para armazenar soluções e realizar infusões

Tubo de ensaio - Utilizado para reações em pequena escala, principalmente testes de reação. Com cuidado, pode ser aquecido diretamente na chama do bico de Bunsen.

Vareta de vidro - Haste maciça de vidro com que se agitam misturas, facilitando reações.

Vidro de relógio - Peça côncava para evaporação em análises de líquidose também usado para pesagens.

Picnômetro - é um pequeno frasco de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com