TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vigilância Sanitária

Trabalho Universitário: Vigilância Sanitária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2014  •  2.034 Palavras (9 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 9

4 A vigilância Sanitária

A Odontologia , como as demais ciências da área da saúde, percorreu varias etapas no decorrer de sua evolução, iniciou na Europa com o empirismo, na Idade Antiga, passando pelo Pré-cientificismo,nos séculos XVI e XVII, até o surgimento de escolas especializada na pratica odontológica, chegando assim a fase Cientifica. A historia da Odontologia não pode ser separada porque ela vem interligada com o desenvolvimento da ciências medias. A Odontologia se intensificou na busca do conhecimento visando a prevenção de infecção cruzada no atendimento ambulatorial porem se expandiu pelo o Brasil no século XVIII e se XIX.

No Brasil tudo começou com a criação da policia sanitária que tinha função de evitar o charlatanismo e a propagação das doenças trazidas de embarcações que chegavam nos portos com pessoas doentes.

A vigilância foi regulamentada pela lei 8080, de 19 de setembro de 1990 que é o ato de entender a vigilância como um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo os bens de consumo direta e indiretamente com a saúde e compreendendo todas as etapas de produção e consumo.

5 A vigilância Sanitária – Odontológica

A vigilância Sanitária Odontológica ela vem com uma abordagem em cima das ações que diz a respeito ao saneamento, meio ambiente, produtos e serviços relacionados com a saúde bucal e as condições de trabalho da equipe. A vigilância tem o foco de proteger a população de numerosos riscos reais ou potenciais e promover os meios necessários para garantir a segurança destes ambientes.

A vigilância Sanitária ela inspeciona alguns fatores de risco físico - químico e biológicos, resíduos sólidos, tóxicos e infectantes.

Está responsável por denúncias sobre serviços e denúncias correlacionadas com alguns profissionais da área atua também na vistoria em serviços odontológicos utilizados por pacientes em investigação epidemiológica para hepatite do tipo B e C. Alem de inspecionar e investigar o alvará do estabelecimento e analisar a capacitação do profissional odontológico. Analisa o gerenciamento de resíduos como, por exemplo, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final bem como na saúde publica e inspeciona resíduos farmacêuticos e químicos como medicamentos vencido, germicidas, solução para revelação e fixação para radiografias. Risco que o consultório odontológico pode fornecer ao paciente:

Grande risco de transmissão de doenças, procedimentos invasivos, uso de radiação e profissional atuando isoladamente, risco do tipo químico, físico, biológico, ergonômico, mecânico ou de acidente e falta de conforto.

6 Licença de funcionamento

Todos os serviços devem ser licenciados e deve ser renovados nos prazos e o termo de responsabilidade não precisa ser renovado.

Funcionário no estabelecimento odontológico

Todos os funcionários que exercerem a seguinte função no estabelecimento como recepcionista, manutenção, limpeza não necessitam de qualificação.

7 Equipamentos necessário para um consultório odontológico

E necessário os seguintes matérias obrigatório para a proteção do profissional da área odontológica como por exemplo, luva, avental, mascara, óculos, gorro, calça comprida e sapato fechado.

8 Lavagens da mãos

E fundamental a lavagens das mãos para evitar a propagação de micro organismo de um paciente para o outro. Todo o consultório odontológico deve ter lavatório com água corrente de uso exclusivo para lavar as mãos.

9 Lavatório

Todo consultório ou clinica odontológica deve haver o lavatório e o mesmo deve conter alguns dispositivos para não ter contato com torneiras deve haver papel toalha descartável e sabonete líquido.

10 Instrumentais

A lavagens dos instrumentos deve acontecer em pias exclusivas dependendo da estrutura e do local de estabelecimento se for uma clinica enviar este material para clivagem, se for unidade móvel ou domiciliar deve se enviar este material para um local especializado para esterilização. Todo os instrumentos utilizados devem passar pelo processo de descontaminação.

11 Esterilização

A esterilização e um processo utilizado para a destruição de todas as forma de micro organismos existentes. O consultório odontológico deve contar com a auto-clave e estufa só assim o profissional da área da saúde bucal vai poder utilizar novamente este instrumentos como por exemplo as brocas.

Os métodos utilizados para esterilização em estufa e observar a relação de tempo e estufa e necessário manter em livro todos os ciclos anotados desta forma constando o responsável pelo o procedimento com data, validade, temperatura atingida, duração e validação. E necessário que depois da esterilização em auto-clave que os instrumentos venham estar envolvidos em um invólucro.

O cirurgião dentista fica responsável pelo material utilizados em seu consultório como por exemplo prazo de validade, a origem do produto e sua estocagem. O profissional deve ter cuidado referente aos materiais utilizados em seu consultório como por exemplo, materiais sem registros que é considerado crime, deve ter cuidado também na escolha de seus fornecedores sempre guardando a nota fiscal.

12 Regulamento interno

Os estabelecimentos odontológicos deve ter regulamento interno que venha informar os cuidados da biossegurança desta forma cumprindo o que determina o regulamento interno também os estabelecimentos que prestam serviços radiológicos à odontologia precisam estar regularizados com as orientações contidas na portaria do ministério da saúde regulamentando tal atividade(Portaria 453 de 1 de junho de 1998 Resolução RDC 50 de 21 de fevereiro de 2002).

13 Estabelecimentos de Prótese Odontológica

São todos os estabelecimento que se destinam à confecção de aparelhos de prótese ou órtese na área odontológica e de prótese buço maxilar, de caráter público ou privado, com ou sem fins lucrativos.

14 Funcionamento do estabelecimento de prótese odontológica

Todos os estabelecimentos de prótese odontológica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com