TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vinho Do Porto

Resenha: Vinho Do Porto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/12/2014  •  Resenha  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

O Vinho do Porto é um vinho licoroso, cujo processo de vinificação difere dos vinhos comuns, principalmente por se dispor de um tempo muito curto de fermentação. Nesse processo as uvas são esmagadas em lagares (numa técnica conhecida como a Pisa), e após o primeiro esmagamento, o mosto em fermentação fica em repouso durante algumas horas e é novamente esmagado até à altura em que é separado das partes sólidas para poder ser adicionada a aguardente.

Principais castas: Alicante Bouschet; Comifesto; Tinta francisca; Malvasia prata; Rufete; Tinta da branca; Touriga fêmea; Touriga franca; Touriga nacional; Tinta cão.

Principais marcas: Quinta de ventozelo; Messias; Domingos Guilhermino Reis Alves Sousa; Warre; Quinta do Vale Dona Maria; Quinta de la rosa; Quinta do Vallado

O Vinho do Porto (premiado)

O Vinho do Porto é um vinho natural e fortificado, produzido exclusivamente a partir de uvas tintas provenientes da Região Demarcada do Douro. Apesar de produzida com uvas do Douro e armazenada nas caves de Vila Nova de Gaia, esta bebida alcoólica ficou conhecida como "vinho do Porto" a partir da segunda metade do século XVII por ser exportada para todo o mundo a partir desta cidade.

Existe controvérsia quanto ao aparecimento do Vinho do Porto. Os produtores da Inglaterra defendem que a origem data do século XVII, quando os mercadores britânicos adicionaram brandy ao vinho da região do Douro para evitar que ele azedasse. No entanto, este processo já era conhecido antes do início do comércio com os ingleses. Já na época dos Descobrimentos o vinho era armazenado desta forma para se conservar um máximo de tempo durante as viagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com