TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violação De Domicílio

Artigos Científicos: Violação De Domicílio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  5.940 Palavras (24 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 24

VIOLAÇÃO DE DOMICÍLIO

VIOLAÇÃO DE DOMICÍLIO (ART. 150, CP)

Conceito

Fazendo uma leitura do tipo penal, podemos conceituá-lo como o ato de entrar ou permanecer, de maneira clandestina ou astuciosa, em casa alheia, contra a vontade do seu habitante.

O professor Damásio nos explica que há tipificado no CP, apenas um delito de violação de domicílio como crime autônomo e não uma pluralidade de delitos nesse aspecto, pois, embora a Seção II do Capítulo VI do Título I do CP se refira a "crimes contra a inviolabilidade do domicílio", tem-se apenas um tipo penal autônomo que resguarda o domicílio, e que se desdobra em formas simples e qualificadas.

É importante lembrar que a discussão desse tipo penal torna-se inócua se não fizermos alusão à sua referência Constitucional e Histórica, que, aliás, estão congregadas numa evolução conjunta. Assim podemos dizer que, a proteção ao domicílio tomou força devido às ameaças e constantes invasões a que estava sujeita em tempos pretéritos, por isso, a inviolabilidade domiciliar, trata-se de um preceito de natureza histórica, conhecido desde a Idade Média, principalmente na ordem jurídica inglesa. Pinto Ferreira traz o sublime discurso de Lord Chatham sobre o tema:

O homem mais pobre desafia em sua casa todas as forças da Coroa, sua cabana pode ser muito frágil, seu teto pode tremer, o vento pode soprar entre as portas mal ajustadas, a tormenta pode nela penetrar, mas o Rei da Inglaterra não pode nela entrar.

Compreensão da expressão casa na jurisprudência.

"Quarto de hospital inclui-se no conceito de casa"(TACrSP, Julgados 93/237). "A propriedade rural não está compreendida no conceito de domicílio"(TACrSP, RT 516/347). "O fato de casa ser prostíbulo não impede a tipificação" (TACrSP, RT 559/341). "Sala de aula não pode ser considerada casa" (TACrSP, RT 718/432).

Objetividade jurídica.

É de extrema importância lembrar que o tipo penal não protege a posse, nem mesmo a propriedade, mas tão somente a tranqüilidade doméstica. Damásio ressalta que só constitui crime a entrada ou permanência em casa alheia habitada, ou, quando ausente seus moradores; o que não ocorre quando for a casa desabitada, pois estaria aí cometendo o agente, o crime de usurpação, delimitado pelo art. 161, do Código Penal.

Como lembra Regis Prado, houve aqueles que sustentaram que o delito em estudo violava essencialmente a propriedade (Beling), além daqueles que destacavam uma violação à ordem pública (inspiração germânica). Contudo na atualidade predomina o entendimento de que a violação do domicílio classifica-se entre os crimes contra a liberdade individual, tendo, portanto, o escopo de preservar a paz doméstica.

Sujeitos ativo e passivo

O sujeito ativo pode ser qualquer pessoa, sendo que até mesmo o proprietário do imóvel pode ser agente do delito quando a posse estiver de forma legitima com terceiro. É o caso do locador que invade sua própria propriedade, mas desrespeitando a posse do locatário. Tendo em vista esse aspecto é delito comum.

Sujeito passivo é o titular da tranqüilidade doméstica que na circunstância da violação pode permitir ou impedir a entrada ou permanência de outrem em seu domicílio. O professor Luiz Regis Prado lembra a respeito dessa titularidade quando existe mais de um morador, ressaltando os regimes da subordinação e da igualdade. Em relação ao primeiro regime cabe ao superior hierárquico permitir ou proibir, ou delegar essa autoridade, para que terceiro possa adentrar no domicílio, temos o caso dos dois conjugues, em relação à empregada doméstica. Quanto ao segundo, todos os moradores têm autonomia a permitir ou proibir a entra de terceiro, quanto às suas dependências; como exemplo, tem-se a república de estudantes. "Havendo conflito de vontades, predomina a vontade da maioria ou, em caso de empate, a negativa"; (Prado).

Tipo objetivo e subjetivo

Tipo objetivo: trata-se de um tipo misto alternativo, pois, configura-se pela conduta de entrar ou permanecer clandestina ou astuciosamente, ou contra a vontade expressa ou tácita de quem de direito, em casa alheia ou em suas dependências.

O conceito penal de casa, diverso do conceito civil de domicílio, é dado pelos § § 4º e 5º do art. 150. Dependências são os jardins, pátios, quintais, garagens etc., desde que se trate de recintos fechados. O núcleo é entrar ou permanecer. A entrada deve ser completa, de modo que, apenas colocar o braço, a perna, ou o tronco, dentro do domicílio de alguém, não caracteriza o primeiro verbo do tipo. A permanência por sua vez, pressupõe anterior entrada consentida ou não, e sua duração deve ter, ao menos, alguma relevância jurídica, ao passo que a simples permanência momentânea não configura o verbo. Se a conduta englobar os dois comportamentos (entrar e permanecer), o delito ainda assim será único.

A entrada e a permanência podem ser clandestinas, astuciosas ou francas. Clandestina, quando realizada às ocultas, de forma escondida, sem que o morador, saiba da presença do agente; astuciosa, quando feita por fraude, isto é, simulando condição ou situação para conseguir a entrada ou permanência; franca será a entrada ou permanência quando o agente contraria abertamente, sem subterfúgios, a vontade do sujeito passivo. Ou seja, manifesta ostensivamente o intuito de permanecer ou entrar, apesar do dissenso expresso ou tácito da vítima.

Tipo subjetivo é constituído pelo dolo, isto é, a vontade livre e consciente de entrar ou permanecer sem o consentimento do ofendido. O bem jurídico protegido é disponível, nesse sentido, o consentimento do seu titular exclui a tipicidade.

Consumação e tentativa

Consuma-se quando o agente entra ou permanece, sem o consentimento do morador, desde que a conduta englobe o corpo inteiro do transgressor dentro do domicílio. Se o sujeito ao tentar entrar pela janela, ou porta, estando com uma das pernas dentro do recinto, e o restante do corpo fora, for impedido por qualquer pessoa, ou por um evento alheio à sua vontade, tem-se a tentativa. No caso da permanência para que ela se consume deve haver uma duração juridicamente relevante; (Damásio). Quanto à sua tentativa, Damásio também a descreve possível, ao contrário do que descreve parte da doutrina, como ele mesmo nos explica:

"Suponha-se que o sujeito pretenda permanecer na casa da vítima, sendo colocado para fora depois de nela ficar tempo insuficiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com