TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violencia Nao

Artigos Científicos: Violencia Nao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  4.624 Palavras (19 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 19

Temática – conteúdo;

Violência não.

Introdução:

O projeto violência não; pretende abordar aos educadores qual a meta de seu trabalho, a grande maioria diz que gostariam de formar alunos éticos, questionadores, que tivessem ações pautadas nos valores humanos e numa moral que prezasse pela retidão de caráter. Mas para que realmente isso ocorra, os educadores devem tentar ver a escola como um local que não é unicamente de transmissão de conteúdos.

Ao percebermos que não há como separar conteúdos de valores, podemos não nos desgastar tanto, pois estaremos mais preparados para lidar com situações de conflitos, preconceitos, discriminação. Ensinar valores é inevitável, pois se sabe que as crianças e jovens não aprendem tanto pelo falamos, mas muitos mais pelo que fazemos. Quando entendemos essa questão, temos possibilidade de optar por quais valores os alunos irão aprender e sabemos que inevitavelmente seremos um modelo o qual os alunos imitarão.

Diante disso, podemos nos tornar mais cautelosos e cônscios de nossas atitudes. E quando houver situações pertencentes ao campo das relações humanas, elas poderão ser encaradas como oportunidades educativas para trabalhar a moral, a ética e os valores.

Assim, para que a escola realmente possa colaborar para que seus alunos sejam éticos e questionadores, ela precisa ter isso como meta real, decidida coletivamente. Tendo clara qual a meta a ser atingida, deve propiciar espaços planejados de socialização: trabalhos em grupos, ações solidarias e participação do corpo discente na elaboração das regras de convivência da escola. Quando a incivilidade aparecerem, e certamente aparecerão, elas devem ser encaradas como oportunidades para que os alunos vivenciem valores resolvendo seus conflitos sem violência e respeitando de verdade as diferenças.

Quando buscamos as causas da violência escolar, sem dúvida, a família é essencial no desenvolvimento de qualquer indivíduo e poderíamos dizer que ela muitas vezes é a base para a formação da nossa personalidade. Mas não podemos deixar de pontuar que ela não é a única influencia a qual as crianças estão submetidas. Desde que nascemos recebemos inúmeros estímulos dos mais variados ambientes e é essa conjunção de impressões que vamos colhendo ao longo da vida, a partir dos lugares que passamos e das pessoas com as quis convivemos que irá determinar nosso caráter. Assim embora a família tenha um peso bastante considerável na nossa formação, não necessariamente será a referência em nossa identidade se constrói através de uma serie complexa de situações, cada um que passar pela vida de uma criança terá sua parcela de responsabilidade por aquilo que ela se tornara e sem duvida, a escola pode e deve contribuir para que sua parcela de participação seja perene e determinante. Pensar que assim como as famílias, os educadores são modelos para seus alunos, querendo ou não.

Ao aprender por imitação, as crianças colocam o fator ambiental como causa dos seus comportamentos, fator esse que é representado pelas famílias, pela escola, pelos amigos, pela sociedade em geral. Dessa forma, a escola pode, assim como a família, ser importantes no caráter dos seus alunos e deve aproveitar essa excelente oportunidade de fazer a diferença!

Justificativa:

Após conversar com a coordenadora pedagógica, nota-se que cada vez mais os alunos demonstram comportamentos e atitudes agressivos, ferindo tanto a integridade física, quanto psicológica de colegas e professores. Por esse motivo, faz-se necessária uma investigação mais consistente das causas dessa violência, bem como, as possíveis alternativas para compreender e modificar essa situação porque no mundo moderno, as formas incentivadoras de consumismo para crianças e jovens, através dos veículos de comunicação, as mudanças nos valores das famílias e tantos outros problemas, tem causado maiores índices de violência, chegando estes a atingir o âmbito das instituições de ensino.

Freqüentemente, podemos ver notícias de jornais relatando casos de violência contra professores, ‘bulling (humilhar, intimidar, ofender, agredir física ou psicologicamente), vários outros modelos de abuso e agressão acometidos contra a comunidade escolar, depredações, pichações entre outras, como forma violenta.

A educação na contemporaneidade está carregada de problemáticas que ocasionam a agressividade na escola, entre outros a mudança na estrutura familiar, a entrada da mulher no mercado de trabalho, ausência da figura paterna, e o conjunto desses fatores pode implicar no desempenho escolar. Sabemos que o tema agressividade escolar não é recente, a escola está enfrentando este problema da agressividade, e o educador trabalha pouco este tema em sala de aula, sendo que muitas vezes está despreparado na construção de instrumentos para conscientizar o educando, intervir e atuar de forma pedagógica ministrando o assunto de forma interdisciplinar e de forma sistemática.

É importante trabalhar a agressividade, para que todos possam compreender a origem desse comportamento agressivo, onde ocorrem estes comportamentos agressivos, se é em sua casa, se vem de berço, se acontece com freqüência, ou se a criança adquiriu quando começou freqüentar o ambiente escolar.

É essencial sabermos discernir quando um comportamento agressivo é passageiro, por motivos temporários, como o nascimento de um irmãozinho, a hospitalização ou perda de um ente querido, ou ainda por mudança de casa ou escola ou se pode ser considerado como um transtorno de conduta, caso em que é necessário um acompanhamento de especialista para auxiliar a trabalhar com o problema. Se não dermos a devida importância nesta fase essas atitudes poderão evoluir de forma prejudicial na adolescência e vida adulta.

Este tema agressividade provoca na sociedade vários questionamentos, já que a maior parte da sociedade considera que escola tem o dever de educar, então a sociedade fica sem entender o motivo em que o aluno começa a ir à escola e depois apresenta estes comportamentos agressivos.

Ao longo do tempo a família tem se transformado na medida em que nossa sociedade se transforma, este projeto tem como foco compreender até que ponto estas mudanças afetaria o comportamento dessas crianças, como uma criança com comportamentos agressivos conseguirá aprender em uma sala de aula com outras crianças, que possuem outras culturas comportamentos, bem como as problemáticas que ocasionam a agressividade.

Objetivo geral:

Desenvolver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com