TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência Domestica

Casos: Violência Domestica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  1.666 Palavras (7 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 7

O que é Violência doméstica?

Violência doméstica é um tipo de violência que é praticada no contexto familiar. Pode acontecer entre pessoas com laços de sangue, como pais e filhos, ou pessoas unidas de forma civil, como marido e esposa ou genro e sogra. Apesar do nome, este ato de violência nem sempre ocorre dentro de casa. A violência doméstica pode ser subdividida em violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Também é considerada violência doméstica o abuso sexual de uma criança e maus tratos em relação a idosos.

Violência física

Artigo 7.º, I: “A violência física, entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal”.

Violência psicológica

O artigo 7, inciso II, da Lei Maria da Penha traz a definição legal de violência psicológica: A violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação.

Violência sexual

O artigo 7, III, da Lei Maria da Penha traz a definição legal de violência sexual: A violência sexual, entendida como qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos.

Violência patrimonial

A violência patrimonial é tratada pela Lei Maria da Penha em seu Art.7º, inciso IV: A violência patrimonial, entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades.

Violência moral

O artigo 7º, inciso V, define o que seja violência moral: “A violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria”.

Contexto Histórico

• Mulheres

O enigma das relações abusivas e o porquê as mulheres permanecem nelas, começa com a longa jornada do aprendizado do que é ser mulher na nossa cultura, que ocorre com o processo de socialização. A sociedade expõe homens e mulheres, garotas e garotos a diferentes expectativas como forma de aprendizado de sua identidade de gênero. A cultura permite e encoraja a agressão masculina, mas a monitora. A construção social da posição submissa da mulher feminina fez com que o homem desfrutasse de uma posição de poder em relação à mesma, agravando, com isso, a violência.

Diante desse contexto e, mais ainda, diante do fato concreto e apontado por inúmeras pesquisas, os principais alvos e as maiores vítimas de violência doméstica, quase que logicamente, são mulheres. A violência contra a mulher é um problema mundial ligado ao poder, privilégios e controle masculino. Atinge as mulheres independentemente de idade, cor, etnia, religião, nacionalidade, opção sexual ou condição social. O efeito é, sobretudo, social, pois afeta o bem-estar, a segurança, as possibilidades de educação e desenvolvimento pessoal e a autoestima das mulheres. Historicamente, à violência doméstica e sexual somam-se outras formas de violação dos direitos das mulheres: da diferença de remuneração em relação aos homens à injusta distribuição de renda; do tratamento desumano que recebem nos serviços de saúde ao assédio sexual no local de trabalho.

A história da mulher possui vértices de submissão e dominação pelo homem. Nos primeiros anos de sua vida, a mulher era dominada pelo pai e depois do casamento pelo marido. O homem sempre foi tido como ser superior e cabia a ele, portanto, exercer a autoridade; assim o fundamento escolhido para justificar a repressão da mulher era a superioridade masculina.

As organizações da Antiguidade no que se refere à política e cultura são Egito, Grécia e Roma. Homens e Mulheres possuíam suas respectivas funções sociais com responsabilidades distintas, como acontece atualmente.

Na Grécia Antiga, a mulher era considerada inferior, marginalizada e perigosa. Isso era representado por meio dos mitos, como o de Pandora que revelava a mulher como responsável por espalhar todos os males do mundo. As mulheres gregas tinham como funções tanto a maternidade quanto aos deveres do matrimônio, assim, a vida das gregas estava inteiramente definida pelos papéis de esposa e mãe. Em razão disso, as mulheres viviam confinadas a maior parte do tempo em casa e só saiam para fazer compras acompanhadas por uma escrava, por ocasião das festas das cidades ou por certos acontecimentos familiares.

Aos homens gregos cabiam as atividades mais nobres, como filosofia, política e artes. A mulher era excluída desse mundo do pensamento e do conhecimento, tão valorizado pela civilização grega, tendo, assim, seu horizonte limitado, pois a ela ficava restrito o trabalho pesado enquanto o homem era responsável pelo trabalho intelectual.

Em Roma a vida da mulher era semelhante à da mulher grega, sua vida se limitava a casa. Alguns historiadores descrevem que a família romana estava submetida a um patriarcado com valores morais e civis rígidos. Assim, a mulher ficou submetida a estes valores, mesmo as que tinham melhores condições sócio-econômicaS.

A partir do século XII, as épocas da Idade Média, do Renascimento e da Revolução Industrial trouxeram profundas modificações referentes ao papel desempenhado pela mulher, desde perseguições e extermínios à figura feminina até a sua inclusão no mercado de trabalho, ocupando lugares, antes, estritamente masculino.

Um momento marcante do início do século XX para a história da mulher foi quando 150 operárias americanas foram queimadas vivas no interior de uma fábrica em Nova York, trancadas por seus patrões, por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com