TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência Maus Tratos Contra 3ª Idade

Trabalho Escolar: Violência Maus Tratos Contra 3ª Idade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO EM GRUPO - TG

VIOLÊNCIA E MAUS TRATOS CONTRA 3ª IDADE

ALUNO:

JANETE RODRIGUES DOS SANTOS RA- 1322266

POLO

TERESINA-PAISSANDU

2013

A violência contra o idoso é uma triste realidade onde a maioria dos casos de maus tratos é cometida por pessoas próximas a elas, principalmente seus familiares, pedimos atenção para esse problema que se encontra de forma drástica e crescendo cada vez mais no País, são muitas as necessidades dos idosos que não são supridas pela atual conjuntura social e politica instalada.

O Brasil possui dois grupos populacionais economicamente não produtivos, os idosos e as crianças (inclui-se jovens), e a carga de dependência desses grupos em relação à parcela economicamente produtiva é medida pelo índice de dependência. Numa projeção para o ano de 2025, o índice de dependência dos idosos se elevará acentuadamente, implicando em alto custo financeiro. Porém sabe-se que a distribuição de recursos destinados a essas duas parcelas não é igualitária nas necessidades de cada uma delas;

A convivência dos idosos com indivíduos mais jovens, e a dependência obrigatória podem gerar conflitos, a ponto que a relação entre ambos fique insustentável, sem abertura para o diálogo e a argumentação franca. Isto ocorreria no âmbito familiar, institucional e no convívio social. Nessas situações é comum acontecer o fenômeno da violência contra o idoso.

Tipos de Violência - (formas principais)

Estrutural- desigualdade social provocada pela pobreza e discriminação expressadas de múltiplas formas (Só 25% dos idosos no Brasil vivem com três salários mínimos ou mais).

Institucional- é aquela levada a efeito pelas instituições assistenciais de longa permanência (em vários asilos e clínicas os idosos são maltratados, destituídos de qualquer poder e vontade, faltando-lhes alimentação, higiene e cuidados médicos adequados). Também se refere à aplicação ou omissão na gestão das politicas sociais (serviços de saúde, assistência, previdência social).

Interpessoal- ou familiar, refere-se às intenções e relações do cotidiano. Abusos e negligências, problemas de espaço físico nas residências e por dificuldades econômicas somadas a um imaginário social que considera a velhice como “decadência”, são particularmente relevantes.

Além dos três tipos citados acima, existem diversas formas de violência praticadas no dia-a-dia contra a pessoa idosa, São elas:

Abuso físico, maus tratos ou violência física- uso de força física para obrigar os idosos a fazerem o que não desejam, para feri-los, provocando incapacidade ou morte.

Abuso psicológico, violência psicológica ou maus tratos psicológicos- agressões verbais que visam aterrorizar os idosos, humilhar, restringir sua liberdade e isolá-lo da convivência social.

Abuso sexual, violência sexual- ato sexual com pessoas idosas por meio de violência ou ameaças.

Abandono- violência que se manifesta pela deserção ou ausência dos responsáveis governamentais, institucionais ou familiares de prestarem assistência a uma pessoa idosa necessitada de proteção.

Negligência – recusa ou omissão de cuidados básicos, devidos e necessários aos idosos, pela família ou instituições.

Abuso financeiro e econômico- é a exploração ilegal ou impropria dos idosos, ou utilização não consentida por eles de seus recursos financeiros e patrimoniais.

Autonegligência- diz respeito à conduta da pessoa idosa que ameaça sua própria saúde ou segurança, devido à recusa de cuidar de si mesma.

Hoje no Brasil, cerca de 70% dos idosos vive em situação de pobreza ou miserabilidade. Mesmo aqueles que são pobres, veem-se na obrigação de contribuir na renda familiar com o parco dinheiro de suas aposentadorias, ou até mesmo de servir de arrimo de família com tão pouca quantia. Após a aposentadoria os idosos sentem-se inferiorizados tendem a ser considerados inúteis e improdutivos “(...) o que acaba gerando seu isolamento do convívio social como forma de preservação”. É importante citar que o abuso financeiro também é praticado pelo Estado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com