TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maus Tratos E Negligencia

Monografias: Maus Tratos E Negligencia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 3

Existem diversos tipos de maus tratos, cada um com a sua classificação e com a sua própria definição. O estudo “maus tratos”, dizem respeito a “qualquer forma de tratamento físico e (ou) emocional, não acidental e inadequado, resultante de disfunções e (ou) carências nas relações entre crianças e jovens e pessoas mais velhas, ou ao contrario num contexto de uma relação de responsabilidades, confiança e (ou) poder”.

Os maus tratos representam, no seu todo, um fenômeno complexo e multifacetado, o que por sinal conduz a um desenrolar dramático ou desleal, principalmente nas crianças e nos Adolescentes, mas sempre com repercussões negativas ao nível do seu crescimento, desenvolvimento, saúde, bem-estar, segurança e autonomia. Tal fato pode causar sequelas irreversíveis, a médio e longo prazo (entre as quais se incluem as físicas, cognitivas, afetiva e social), ou mesmo, provocar a morte das crianças.

Existem os Maus tratos físicos, que do ponto de vista do Dr. Gustavo Teixeira, são considerados maus tratos físicos, “o uso da força de forma intencional, não acidental, ou atos de omissão intencionais, não acidentais, todos praticados por parte de pais ou responsáveis pela criança ou adolescentes, com o objetivo de ferir, danificar ou destruir esta criança ou adolescente, deixando ou não marcas evidentes. A pele é o local mais acometido pelos maus tratos da criança e do adolescente”.

Existem também Abusos Sexuais, Gallardo Cruz (1994) caracteriza o abuso sexual em duas categorias: intra -familiar e extra -familiar. “O abuso sexual intra-familiar refere-se às situações incestuosas em que a criança é abusada pelo pai ou mãe, pelo padrasto ou madrasta, um adulto que represente os pais (tio, avô...,) sem esquecer os irmãos mais velhos”. No que se refere ao abuso sexual extra-familiar, “os agressores não estão ligados à criança por laços familiares, podendo ou não ser seus conhecidos. No que se refere ao incesto, considera-se que as principais vítimas são as raparigas, embora também os rapazes padeçam deste mal”.

Ainda existem os Abusos psicológicos: Este tipo de mau trato registra-se com muita frequência, isto porque muitas das vezes. E citando o mesmo autor, “os pais não têm consciência do seu papel, pois não basta uma boa alimentação, o melhor vestuário e as melhores escolas. Se paralelamente não houver diálogo, compreensão, amor e ajuda com certeza a criança é vítima de mau trato psicológico.

Compreende-se como exemplos de mau trato psicológico “as mudanças bruscas com que a criança se depara em casa, na família e até na escola, ralhos constantes diminuidores da auto-estima, a falta de atenção, as regras severas, a ausência de disciplina, e a linguagem inadequada por parte dos pais. Casos de divórcio, separação, ou ainda quando os conjugues decidem permanecer juntos (devido aos filhos), mas que vivem em conflito constante, com discussões, agressões físicas, etc. provocam na criança danos psicológicos, não só pela separação dos pais, mas especialmente pelo "ódio" que estes revelam um pelo outro”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com