TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita Ao Asilo

Pesquisas Acadêmicas: Visita Ao Asilo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 2

Visita à Associação Humanitária Amor e Caridade

A visita foi na Associação Humanitária (Figura 1) situada na R. Cônego José Bento, 567 Jacareí – SP, que atende a idosos que se encontram em desamparado e tem como objetivo proporcionar as pessoas que são assistidas uma sobrevivência humana e mais digna.

Entre os idosos tive o privilégio de conhecer Dona Mariana (Figura 2), hoje com 99 anos, em nossa conversa de mais de meia hora, só sairam de seus lábios palavras recheadas de afeto, alegria e esperança, quando me levantei sai dali com várias questões, como alguém que está quase completando um século de vida, pode ter uma mente tão cheia de energia? Pode ter uma memória tão viva? Pode ter em seus lábios palavras de esperança e nenhum murmurio?

Este contato me trouxe mais forte a certeza que, quero trabalhar e estar cada dia mais buscando o conhecimento,

ajudando o outro a lidar mais eficazmente com os problemas e a superar problemas emocionais, quem sabe a chegar nos seus 99 anos com uma mente tão saudável, como Dona Mariana?

Na disciplina Políticas Públicas de Saúde, Educação e Assistência Social, estamos estudando Políticas Públicas para a terceira idade, aprendemos que, uma cidade amiga do idoso estimula o envelhecimento ativo ao otimizar oportunidades para saúde, participação e segurança, para aumentar a qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem, se em nossa cidade hoje vivessemos esta realidade talvez em nossos asilos não existiriam tantas Donas Marianas.

Dentro dos asilos a vida se torna mais fácil, será? Pelo menos lá dentro os idosos não tem que:

Enfrentar os desafios em andar nas calçadas, que se tornam grandes obstáculas para aqueles que tem dificuldades para andar, pior ainda quando necessitam de se locomoverem em uma cadeira de rodas;

Como muitos, viver somente com sua aposentadoria;

Enfrentar os ônibus, que não são projetos pensando o espaço entre o último degrau do ônibus e a calçada fica muito alta pra muitos que já não tem

a flexibilidade nas juntas e a firmeza nas suas pernas;

Etc.

No Estatuto do Idoso, no Art. 4º fica claro e garante que, “Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei” e no Art. 3º “É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.”

CONCLUSÃO

Ter uma cidade que olha para as necessidades e interesses dos idosos, tanto no aspecto social quanto físico, é valorizar o ser humano que ajudou e pode ainda agregar valores para a comunidade.

REFERÊNCIAS

Associação Humanitária Amor e Caridade

http://www.associacaohumanitaria.org.br/ahac/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com