TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão Holística

Pesquisas Acadêmicas: Visão Holística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 4

VISÃO HOLÍSTICA

1.1 Conceito

Holismo vem do grego holos, que significa todo. A teoria defende que o homem é um ser indivisível, que não pode ser entendido através de uma análise separada de suas diferentes partes.

1.2 Origem

O estudo sobre o holismo foi publicado em Londres, em 1926, pelo general sul-africano Ian Christian Smuts. Holismo foi o termo forjado pelo autor em Holism and Evolution, para denominar o fator operativo fundamental referente á criação de conjuntos de universo. Segundo o autor, este fator é o princípio responsável pela origem e pelo progresso de conjuntos de universo. Para Smuts, aceitar a evolução do universo implica em abandonar a idéia que matéria, vida e mente se encontram completamente separadas e restabelecer a verdade indissolúvel continuidade entre estes três domínios. O conjunto não é mera soma de todas as partes; as partes parecem jogar uma partida em conjunto, como um objetivo comum, como atuar para o bem-estar comum. Para Fritjof Capra, das “moléculas aos seres humanos e destes aos sistemas sociais, todos podem ser considerados estruturas integradas e também partes de todos maiores, em níveis superiores de complexidade. Parte de todos, em sentido absoluto, não existem. Arthur Koestler criou a palavra holons para designar estes subsistemas que são simultaneamente, todos e partes, e enfatizou que cada holon tem duas tendências opostas: uma tendência integrativa, que funciona como parte do todo maior e uma tendência auto-afirmativa, que preserva sua autonomia individual”. Ou seja, o todo não é a mera soma das partes, mas delas depende. As partes compõem o todo, mas “é todo que determina o comportamento das partes”.

1.3 O Renascimento do holismo

As décadas de 60 e 70 geraram uma série de movimentos filosóficos, espirituais e políticos que parecem caminhar na direção de tentar recuperar um equilíbrio dos aspectos da natureza humana. Percebe-se um direcionamento para uma visão sistêmica da vida. Essa vida mostra-se adequada e particularmente urgente, porque todos os problemas atuais parecem ser problemas sistêmicos, que já não podem ser entendidos dentro do âmbito da visão de mundo cartesiana. O tal redirecionamento oferece enormes oportunidades para criatividade, o espírito empreendedor e a iniciativa da humanidade.

A globalização política e econômica, por exemplo, significa na prática a globalização das oportunidades e problemas também. A realidade refletida nestes dois aspectos que exige a aplicação da teoria sistêmica no confronto dos fatos. A teoria exige dos indivíduos uma nova forma de pensar, uma nova visão de mundo, que lhes permitirá perceber com todos os sentidos a unicidade de si mesmos e de tudo que os cerca. Com isso surge a busca de uma sabedoria sistêmica, que podemos interpretar como sendo a busca da visão holística como uma abordagem sistêmica o primeiro nível de operacionalização desta visão aplicadas em todas as áreas do conhecimento inclusive na administração.

1.4 Características Gerais

O holismo vem sendo defendido nos últimos anos, de forma paralela á evolução do conceito de globalização econômica. A empresa não é vista como um conjunto de departamentos, que executam atividades isoladas, mas como um corpo uno, um sistema aberto em contínua interação com ambiente. Alguns pontos mais característicos da administração holística.

Os Dois Lados do Mesmo Cérebro: Privilegiando uma visão global, o holismo defende que ambos os hemisférios do cérebro devem ser interligados. caracteriza-se pelo uso simultâneo e conjunto ou da sinergia destes dois métodos .Considerar os dois lados do cérebro com igual importância não causa estranheza nos dias de hoje, quando a “Inteligência emocional” vem conquistando sempre mais adeptos.

A Não-Matéria: Na base da empresa holística estão dois novos valores: a não-matéria (aspectos intangíveis da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com