TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão Sistêmica

Pesquisas Acadêmicas: Visão Sistêmica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO SOBRE VISÃO SISTÊMICA

Visão sistêmica consiste na habilidade em compreender os sistemas de acordo com a abordagem da Teoria Geral dos Sistemas, ou seja, ter o conhecimento do todo, de modo a permitir a análise ou a interferência no mesmo.

A visão sistêmica é formada a partir do conhecimento do conceito e das características dos sistemas.

Visão sistemática é a capacidade de identificar as ligações de fatos particulares do sistema como um todo.

Visão Sistêmica

• Ter o conhecimento do todo.

• Visão Sistêmica: é a forma de entender a organização como sendo um sistema integrado inclusive à sociedade.

• Justamente por ser um sistema integrado, o desempenho de um componente pode afetar não apenas a própria organização, mas todas as suas partes interessadas.

• Tomar uma decisão sem analisar a situação num âmbito geral, pode trazer danos ao profissional e a organização, gerando assim, decisões unilaterais, isoladas, inconsistentes, sem credibilidade e com prejuízo.

• Ter a visão sistêmica de um problema é saber usar a intuição, a sensibilidade, a emoção e também a razão na tomada de decisão, tendo a consciência do que sua decisão pode causar na resolução desse problema e quais consequências podem trazer.

• Assim visão sistêmica nada mais é do que perceber o movimento integrado entre o ambiente, nossas decisões e o futuro. É um exercício de percepção.

Visão Cartesiana e Visão Sistêmica

• Visão Cartesiana René Descartes propôs o método analítico (cartesiano) de pesquisa. Estuda os fenômenos a partir da sua decomposição em partes.

• Contrapõe-se ao modelo anterior de estudo, que pregava a fragmentação da análise e elabora princípios gerais para todas as ciências, pelos quais se pode entender sistema a partir da ideia de se tratar o todo e suas relações.

• O universo não é constituído de partes isoladas; ao contrário, as partes se relacionam- se interdependem e têm objetivos comuns; interferem umas nas outras, fazendo com que um sistema só possa ser compreendido se estudado globalmente.

• De forma geral, damos pouca atenção ao mundo exterior da organização e à maneira como os diversos aspectos interagem uns com os outros.

• No entanto, há outra forma de pensar a respeito da administração e das organizações: nada é simples!

• Ao contrário, tudo depende de tudo.

Visão Sistêmica na Gestão de Pessoas

Visão Sistêmica na Gestão de Pessoas

A Função Recursos Humanos é vista como um grande sistema integrado, composto por vários subsistemas e processos interligados e interdependentes.

A Gestão de Pessoas (GP) é responsável por “um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo”.

A gestão de pessoas trás como um dos seus principais objetivos a visão sistêmica, pois só assim, poderá atender as necessidades da organização e dos seus clientes internos e externos.

O gestor de pessoas deve estar atento a tudo que acontece no cenário organizacional, para quando solicitado possa contribuir com as melhorias, atuando muitas vezes como um consultor interno, assessorando as diversas áreas de atuação da organização. Segundo Marcel Proust “A verdadeira viagem de descoberta consiste em não procurar novas paisagens, mas em ter novos olhos.”, por isso à importância da visão sistêmica porque são os fatores internos e externos que irão contribuir para o desenvolvimento organizacional.

O Gestor deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com