TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão Sistêmica E O Ambiente Organizacional

Dissertações: Visão Sistêmica E O Ambiente Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  2.441 Palavras (10 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 10

. Pensamento Sistêmico

Com a evolução das teorias administrativas que, inicialmente eram focadas em áreas específicas como a administração científica ou a teoria das relações humanas, verificou-se que as ações administrativas precisavam ser integradas para atingir resultados globais. Da mesma forma verificou-se a influência do meio ambiente nas organizações. É nesse ambiente que as organizações obtêm os insumos e recursos. É nele que estão outras organizações que cooperam, competem e se confrontam e é onde colocamos os produtos acabados ou serviços. Concluiu-se, então, que as organizações funcionavam como conjuntos integrados de atividade que agregam valores e criam riquezas. Portanto, um conjunto de partes que interagem e funcionam como um todo é um sistema.

A essência do enfoque sistêmico é a idéia de elementos que interagem e formam conjuntos para alcançar objetivos. Um dos principais representantes do enfoque sistêmico é o alemão Ludwig Von Bertalanffy, que propôs a teoria de Sistemas, no final dos anos 30.

2. Conceito de Sistemas

É um conjunto integrado de partes, íntima e dinamicamente relacionadas, que desenvolve uma atividade ou função e é destinado a atingir um objetivo específico.

Todo sistema faz parte de um sistema maior (supra-sistema) e é constituído de sistemas menores (subsistemas). Citamos, como exemplo, o sistema solar que existe dentro de um sistema maior, o universo, e é constituído de sistemas menores, os planetas e satélites. A organização, da mesma forma, está inserida num sistema maior, o ambiente, e é constituído de sistemas menores, os departamentos, equipes, etc.

Todo sistema apresenta os seguintes elementos fundamentais:

- Entradas ou insumos (inputs): o sistema importa e recebe insumos do ambiente, como recursos, energia e informações, que lhe proporcionam os meios necessários ao seu funcionamento.

- Saídas ou resultados (outputs) : as entradas devidamente processadas e transformadas em resultados (serviços, produtos, energia e informação) são devolvidas ao ambiente.

- Subsistemas ou Equipes : são as partes do sistema que participam do processo de transformação das entradas em resultados. No corpo humano, citamos os diversos subsistemas (digestivo, respiratório, circulatório, etc.) e nas empresas os diversos departamentos e equipes.

- Processo: Todo sistema possui processos que interligam os subsistemas e transformam as entradas em resultados. É o processo que determina o tipo de sistema. Todas as organizações utilizam pessoas, dinheiro, matéria prima, informação, mas é o inter-relacionamento entre os subsistemas, e não os subsistemas, que determina a diferença entre as organizações (exército, hospital, escola, empresa pública ou privada).

- Retroação (Feedback): é o efeito de retorno da saída sobre a entrada do sistema, no sentido de regulá-la ou mantê-la dentro de certos parâmetros (aumentar ou reduzir a produção). A retroação alimenta o sistema com informações de retorno.

- Limites ou fronteiras : constituem a separação entre a organização e o ambiente. As fronteiras representam a periferia da organização que se relaciona com o ambiente externo.

3. Classificação dos Sistemas

Quanto à sua constituição, os sistemas podem ser classificados em físicos e abstratos:

- Sistemas Físicos e Concretos: São compostos de máquinas, instalações, equipamentos e coisas reais. Recebem o nome de Hardware e podem ser quantificados.

- Sistemas Abstratos ou Conceituais : São compostos de conceitos, abstrações, hipóteses e idéias. Recebem o nome de software e são constituídos de aspectos não físicos.

Os equipamentos (hardware) necessitam de programas (software) para funcionar.

Quanto à sua natureza , os sistemas podem ser classificados em fechados e abertos:

- Sistemas Fechados : São os sistemas cujo intercâmbio com o ambiente é pequeno e conhecido. Na verdade, não existem sistemas inteiramente fechados, mas, sim, sistemas herméticos a qualquer influência ambiental, cujo funcionamento é programado e previsível. São os chamados sistemas mecânicos formados por máquinas e equipamentos.

- Sistemas Abertos : São os sistemas que apresentam intenso intercâmbio com o ambiente. São chamados de sistemas orgânicos formados por todos os organismos vivos e pelas organizações. As organizações são sistemas abertos e orgânicos que transformam recursos físicos, materiais e financeiros recebidos do ambiente em produtos e serviços que retornam a ele. Os sistemas abertos ou orgânicos apresentam uma característica fundamental: a sinergia.

Saiba mais em: http://www.algiconsultoria.com.br/artigos/teoria_sistemas.htm

Quando o resultado da interação entre as partes do sistema é maior que soma de seus subsistemas ocorre aSinergia. O resultado do processo de interação de duas partes do sistema é maior que a soma destas partes. É decorrente de uma perfeita rede de comunicações que liga os diversos subsistemas.

No entanto, pode também haver uma contração no resultado, que chamamos de entropia. É o efeito de desintegração do sistema que ocorre quando a rede de comunicações não funciona bem.

Todo sistema tem características próprias. As duas características sistêmicas são:

- Totalidade ou Globalismo : Todo sistema é um conjunto que prevalece sobre a visão individualizada. Significa que o todo é diferente da soma das partes. Em outras palavras, o sistema deve ser visto como uma entidade global, cujas características são peculiares e diferentes das características de cada uma de suas partes. A água tem características completamente diferentes do hidrogênio e oxigênio que a compõem. A abordagem sistêmica é a visão do todo e não das partes separadamente. Por ser visto como um todo é modificado apenas por alterações nas suas partes. As alterações só podem acontecer após minucioso conhecimento do processo e de cada parte.

Abordagem Teleológica : Todo sistema tem um propósito ou objetivo a alcançar. A visão do propósito (teleológica) ou objetivo, mostra que é a função, e não a estrutura, que faz o órgão ou o sistema. A importância do aparelho respiratório no organismo é determinada pela sua função e não pela sua estrutura.

Saiba mais em: http://www.spiner.com.br/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=415

4. Ambiente

Podemos definir ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com