TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão do sistema

Tese: Visão do sistema. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Tese  •  5.604 Palavras (23 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 23

A Visão Sistêmica

Um sistema é uma coleção de partes inter-relacionadas que funcionam juntas para alcançar um propósito comum, e um subsistema é um componente menor de um sistema maior.

As organizações podem ser vistas como sistemas abertos que interagem com seus ambientes num processo contínuo de transformar recursos que entram em produtos que saem (bens acabados e/ou serviços).

O ambiente externo é um elemento crítico na visão de sistemas abertos da organização. É uma fonte tanto de recursos quanto de feedback dos clientes, e pode ter um impacto expressivo nas operações e nos resultados.

O feedback vindo do ambiente diz à organização se ela está atendendo bem às necessidades dos clientes e da sociedade em geral.

Sem o desejo do cliente de usar os produtos da organização, fica difícil operar e se manter no negócio por muito tempo. Portanto, nesta visão de sistema aberto das organizações, o cliente reina verdadeiramente supremo.

A figura acima representa a organização como um sistema aberto, transformando recursos que entram em produtos que saem.

Obs.: um departamento pode ser visualizado como um sistema, composto de vários subsistemas (seções ou setores) e integrado em um super sistema (a empresa), como também pode ser visualizado como um subsistema composto por outros subsistemas (seções ou setores), pertencendo a um sistema (empresa) que está integrado em um supersistema (mercado ou a

1. ABORDAGEM SISTÊMICA

Conceito de Sistema: "Sistema é qualquer entidade, conceitual ou física, composta de partes inter-relacionadas, interatuantes ou interdependentes."

A abordagem sistêmica define um sistema como um conjunto de partes inter-relacionadas e interdependentes arrumadas de uma maneira que produz um todo unificado.

Os dois tipos básicos de sistemas são o aberto e o fechado.

Sistemas fechados não são influenciados pelo ambiente e nem interagem com ele.

A visão mecânica das pessoas e organizações de Taylor era essencialmente uma perspectiva de sistema fechado. compõem~se de estruturas.

Exs.: padrão dos átomos em uma forma molecular (todas as substâncias são formadas de átomos, que se podem agrupar, formando moléculas); mapas da terra; mapas do sistema solar.

Sistemas Dinâmicos Simples: mecanismo de relógio;

Sistemas Cibernéticos Simples: termostato. Este dispositivo implica a comunicação e integração de informação, permitindo ao sistema regular-se e manter determinado equilíbrio dentro dos limites estabelecidos.

(Cibernética - ciência que estuda as comunicações e o sistema de controle não só nos organismos vivos, mas também nas máquinas.)

Estes três primeiros níveis referem-se ao sistema fechado, que não interagem com o ambiente; não tem capacidade de crescimento, mudança, adaptação ao ambiente e até auto-reprodução.

Sistema aberto ou auto-regulável: célula (menor unidade de matéria viva que pode existir de maneira independente, e ser capaz de reproduzir-se).

Vida vegetal: observamos aqui uma divisão de trabalho entre as células formadoras das sociedades de raízes, folhas, sementes, etc.

Ser humano: o homem possui a qualidade auto-reflexiva. Possui uma memória altamente desenvolvida, a capacidade da fala e a habilidade de absorver e interpretar símbolos. Ele está consciente de seu passado e seu comportamento é profundamente afetado pela época em que vive. Organização social: a unidade, neste caso, não é o indivíduo, mas o papel por ele desempenhado - aquela parte dele interessada na organização.

As organizações sociais são um conjunto de papéis enfeixados em sistemas pelos seus respectivos canais de comunicação.

abordagem do sistema aberto reconhece a interação dinâmica entre o sistema e o seu ambiente.

Apesar de Barnard ter proposto a idéia de organizações como sistemas abertos nos anos 1930, a aceitação ampla desta noção demorou outros 30 anos.

Hoje, quando falamos de organizações, queremos dizer sistemas abertos; ou seja, aceitamos a constante interação da organização com o seu ambiente.

Para uma empresa de negócios, as entradas incluem matérias-primas, recursos humanos, capital, tecnologia e informação.

O processo de transformação converte as entradas acima em produtos ou serviços acabados através das atividades de trabalho dos empregados, das atividades administrativas e da tecnologia e modo de operação da organização.

As saídas incluem produtos e serviços, resultados financeiros (lucros, resultado nulo ou perdas), informação e resultados humanos tais como níveis de satisfação no trabalho e produtividade dos empregados.

O sucesso final do sistema depende de interações eficazes com o seu ambiente (os grupos e instituições do qual ele depende). Estes podem incluir fornecedores, sindicatos, instituições financeiras, agências governamentais e clientes.

Para uma organização de negócios, a venda de produtos ou serviços gera receita que pode ser usada para pagar salários e impostos, comprar mais entradas, amortizar empréstimos e gerar regulamentos do governo, relações com fornecedores ou os variados elementos externos dos quais depende.

COMPONENTES E CARACTERÍSTICAS DE UM SISTEMA

1- Insumos (entradas, inputs);

2- Processamento (througput);

3- Exsumos (produto, output);

4- Entropia (é a tendência que têm os organismos, quaisquer que sejam, no sentido da desagregação);

5- Homeostase (entropia negativa = é o oposto da entropia);

6- Retroalimentação (feedback);

Decomposição do sistema em subsistemas.

Conceitos de Sistemas:

- Sistema é um conjunto de elementos em interação recíproca.

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com