TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão geral da miocardite

Resenha: Visão geral da miocardite. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Resenha  •  231 Palavras (1 Páginas)  •  206 Visualizações

Resumo de Miocardite

A miocardite é a inflamação da parede muscular ( miocárdio ) das câmaras inferiores e maiores do coração ( ventrículos ) . Esta doença é potencialmente grave e , muitas vezes , fatal ( miocardite fulminante ) . As miocardites podem ter inúmeras causas : vírus , bactérias , medicamentos , doenças auto-imunes , etc… As miocardites podem ser reversíveis ou evoluírem para um quadro de miocardiopatia dilatada ( leia adiante ). Geralmente , as miocardites manifestam-se com sintomas de insuficiência cardíaca , com um início súbito. .

Os microorganismos que com maior frequência provocam esta doença são alguns vírus e determinados parasitas, em especial o Trypanosoma cruzi, agente causador de uma doença comum na América do Sul, conhecida como doença de Chagas. Todavia, a miocardite também pode aparecer como consequência de várias doenças auto-imunes, como o lúpus eritematoso disseminado e a artrite reumatóide.

A miocardite viral é uma doença relativamente frequente, que muitas vezes não gera manifestações importantes e diminui espontaneamente de intensidade. De qualquer forma, nos casos mais graves, sempre que se evidenciem manifestações próprias de uma insuficiência cardíaca incipiente, como sensação de falta de ar e dificuldade respiratória, recomenda-se repouso e administração de medicamentos anti-inflamatórios.

No caso da doença de Chagas e nas doenças auto-imunes, a doença pode permanecer assintomática durante algum tempo, mas normalmente o processo inflamatório persiste e evolui ao longo de muitos anos até provocar uma

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com