TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão sistêmica do agronegócio

Resenha: Visão sistêmica do agronegócio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Resenha  •  1.645 Palavras (7 Páginas)  •  4.463 Visualizações

Página 1 de 7

A visão sistêmica do agronegócio permite analisar os setores que fazem parte da produção agropecuária. A análise se fundamenta nos fatores "antes da porteira" "dentro da porteira" e "depois da porteira". Destes setores se pode afirmar:

I.Os setores que fazem antes da porteira são aqueles onde estão a compra, o transporte, o beneficiamento e a venda dos produtos agropecuários até o consumidor final. Enquadram-se nesta definição os frigoríficos, as indústrias têxteis e calçadistas, empacotadores, supermercados, distribuidores de alimentos.

II.Os setores que fazem parte depois da porteira são aqueles que dizem respeito às questões econômicas: empréstimos em bancos, financiamentos para compra de sementes, de equipamentos e maquinários e valores que são recebidos com ações de comodites;

III.Os setores dentro da porteira são as atividades voltadas propriamente ditas à produção.

Escolha a opção correta:

Peso: 1.0

a. Somente a opção II está correta.

b. Somente a opção III está correta.

c. Somente a opção I está correta.

d. Somente as opções I e III estão corretas

e. Todas as opções estão corretas.

2

O conceito de cluster compreende todo tipo de agrupamento de atividades, independente do tamanho das unidades produtivas e da natureza da atividade desenvolvida. Sua sustentabilidade é adquirida através do fortalecimento das inter-relações entre os agentes de um setor e sua capacidade de desenvolver internamente inovações tecnológicas. Leia as assertivas I, II e III e verifique quais são verdadeiras. Escolha a opção correta:

I.A cadeia de Aves e Suínos na região de Rio Verde, no sudoeste goiano é um exemplo de cluster, pois esta cadeia precisa de insumos para fabricação de ração, sendo que estas empresas ainda fabricam outros produtos como óleo de soja e assim por diante. Em clusters é possível ter uma aproveitamento melhor dos produtos e subprodutos gerados pelas cadeias que dele participam.

II.Outro exemplo de cluster é o pólo Petrolina / Juazeiro, situado no Baixo Médio São Francisco, que tem sua economia centrada na fruticultura irrigada, e, devido aos aspectos favoráveis, o pólo tornou-se a principal região exportadora de frutas frescas com maior ênfase para a produção da manga e da uva.

III.O agronegócio do leite de Uberlândia (MG) é um exemplo de cluster, cujo processo de produção requer melhoramento genético do rebanho, agricultura apropriada, produtos veterinários, indústria químico-farmacêutico de uso animal e serviços. Além disso, há uma extensa cadeia produtiva na indústria de insumos, leilões, descarte e excedentes, novilhas para reprodução, machos para cria e recria, material genético, máquinas e equipamentos, agroindústria de laticínios, entreposto de resfriamento, comércio ambulante, importação e exportação, atacado, varejo e ambiente institucional e organizacional.

Peso: 1.0

a. Somente a opção I está correta.

b. Somente a opção II está correta.

c. Somente as opções II e III estão corretas.

d. Somente as opções I e III estão corretas

e. Todas as opções estão corretas.

3

A embalagem pode ser considerada como um conjunto de atividade de design e fabricação de um recipiente ou envoltório para um produto. Há três tipos de embalagens em alimentos: embalagem primária, embalagem secundária e embalagem terciária. Da embalagem secundária é correto afirmar:

I.Tem contato direto com o alimento.

II.Agrupa várias unidades, porém, somente unidades do setor agrícola.

III.Protege uma embalagem primária/agrupa várias unidades.

Marque a alternativa correta:

Peso: 1.0

a. Somente a opção III está correta.

b. Somente as opções II e III estão corretas.

c. Somente as opções I estão corretas

d. Somente a opção II está correta.

e. Todas as opções estão corretas.

4

A introdução de marcas próprias funciona como um elemento de diferenciação entre os concorrentes varejistas. As marcas próprias podem ser classificadas em:

I.Produtos com o nome do distribuidor: ocorre uma transferência da imagem do distribuidor para o produto. Uma das empresas que usa esta estratégia é o Carrefour.

II.Marca exclusiva: um determinado fabricante vende exclusivamente para uma rede de distribuição. Utiliza o prestigio da imagem ou nome do fabricante da marca.

III.Marca licenciada: tipo de produto que envolve somente o publico infantil porque utiliza o nome de personagens de desenhos animados.

Marque a alternativa correta:

.

Peso: 1.0

a. Somente a opção III está correta.

b. Somente as opções I e II estão corretas.

c. Somente as opções II e III estão corretas

d. Somente a opção I está correta.

e. Todas as opções estão corretas.

5

A análise de filières (ou cadeias de produção) é uma das ferramentas privilegiadas da escola francesa de economia industrial. Morvan, 1988 sintetizou e enumerou as séries de elementos que estão implicitamente ligados a uma visão em termos de cadeia de produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com