TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vitaminas Hidrossoluveis E Lipossoluveis

Casos: Vitaminas Hidrossoluveis E Lipossoluveis. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 2

Vitaminas

É designação comum a diversas substancias orgânicas naturais , muitas delas já conhecidas em sua constituição química , essências em quantidades muito pequenas para o funcionamento normal das células vivas , colaborando na assimilação dos alimentos entre outras funções , A falta de vitaminas acarreta varias doenças.

Na segunda metade do século xx ainda reinava certa confusão na nomenclatura das vitaminas , motivo pelo qual houve inúmeras tentativas , recomendações e acordos , a partir das mais conceituadas instancias cientificas internacionais , no sentido de tentar uma padronização .

Contam-se algumas dezenas de vitaminas conhecidas ,das quais citaremos as mais mencionadas,

De acordo com sua solubilidade , as vitaminas classificam –se entre lipossolúveis (solúveis em lipídios ou solventes em lipídios) e hidrossolúveis ( solúveis em agua).

Lipossolúveis:

Vitamina A ( retinol)

Fontes: Fígado , manteiga , gema , leite integral , creme de leite , vegetais verdes e alaranjados , sob forma de caroteno pró vitamina A ( cenoura , folhas , mamão e melão ).

Função: É indispensável a integridade da visão noturna , sendo constituinte da purpura visual da retina , necessária a percepção normal da luz fraca e também a formação dos tecidos epiteliais e da estrutura óssea ,

Carência : Provoca problemas visuais (cegueira noturna ) um dos sinais clínicos mais importante de carência de visão desta vitamina e a lesão da camada epitelial do olho , cujas consequências são o ressecamento e espessamento da conjutiva , paralisação da secreção dos canais lacrimais , queratinização e opacificação da córnea e , a partir dai , infecção e cegueira irreversível , se não for feito um tratamento adequado , É a xeroftalmina.

Na área do tecido epitelial , a deficiência de vitamina A altera as , células epitelias das membranas que revestem a garganta , o nariz , o trato respiratório .

Vitamina D ( calciferol)

Fontes : ovos , leite , alguns peixes como bacalhau , sardinha e atum .Mais a principal fonte de vitamina D é o sol , que sintetiza a partir do ergosterol( pró vitamina D ) depositada na pele.

Função : É essencial para o crescimento e o desenvolvimento normal , a vitamina D é importante para a formação dos ossos e dentes .É necessária para prevenir e curar raquitismo.

Carência: Na infância a carência da vitamina D provoca raquitismo , cujos os primeiros sinais são desassossego , irritabilidade e suor na cabeça , Mais é nos ossos que podem ser encontradas evidencias definitivas do raquitismo .

Nos adultos , a deficiência de vitamina D ocasiona uma doença destrutiva dos ossos , chamada osteomalácia.

Outros distúrbios no organismo provocado pela falta de vitamina D são fragilidade dos ossos e cáries dentárias.

Vitamina E (tocoferol)

Fontes: Germém de trigo , óleos de vegetais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com