TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vitaminas Lipossoluveis

Trabalho Escolar: Vitaminas Lipossoluveis. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2015  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  797 Visualizações

Página 1 de 2

• VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS

• Introdução

As vitaminas são compostos orgânicos imprescindíveis para algumas reações metabólicas específicas, agindo muitas vezes como coenzimas ou como parte de enzimas responsáveis por reações químicas essenciais à saúde humana. São usualmente classificadas em dois grupos, com base na sua solubilidade, estabilidade, ocorrência em alimentos, distribuição nos fluídos corpóreos e sua capacidade de armazenamento nos tecidos.

As vitaminas ativam a oxidação dos alimentos, as reações metabólicas e facilitam a libertação e a utilização de energia. Desta forma, permitem que o organismo possa aproveitar as substâncias plásticas e energéticas proporcionadas pela ingestão de alimentos: as proteínas, os açúcares, as féculas e as gorduras.

• Classificação

As vitaminas são classificadas geralmente com base em suas características fisiológicas e não pela sua composição química.

As vitaminas A, D, E, K, são chamadas de lipossolúveis, ou seja, são aquelas solúveis em lipídios e extraíveis por solventes orgânicos e as vitaminas do complexo B, C e P são denominadas hidrossolúveis. É importante enfatizar que essa classificação é válida apenas para as vitaminas contidas nos alimentos naturais, pois hoje a moderna tecnologia sintetiza vitaminas para a suplementação de rações, sínteses que modificam o aspecto solubilidade. Iremos abordar somente as lipossolúveis.

2.1 - Vitaminas lipossolúveis são as vitaminas solúveis em lipídios e não-solúveis em água. Para serem absorvidas é necessária a presença de lipídios, além de bílis e suco pancreático. Após a absorção no intestino, elas são transportadas através do sistema linfático até aos tecidos onde serão armazenadas. As vitaminas lipossolúveis são a vitamina A, a vitamina D, a vitamina E e a vitamina K. As vitaminas A e D são armazenadas principalmente no fígado e a E nos tecidos gordurosos e, em menor escala, nos órgãos reprodutores. O organismo consegue armazenar pouca quantidade de vitamina K.

Cada uma das vitaminas lipossolúveis, A, D, E e K, tem um papel fisiológico separado e distinto. Na maior parte, são absorvidos com outros lipídios, e uma absorção eficiente requer a presença de bile e suco pancreático. São transportadas para o fígado através da ninfa como uma parte de lipoproteína e são estocadas em vários tecidos corpóreos, embora não todas nos mesmos tecidos, nem na mesma extensão. Normalmente são excretadas na urina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com