TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vitória da Judoca Brasileira

Por:   •  20/8/2016  •  Ensaio  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

Acabei de assistir a mais uma vitória do Brasil. Não, não foi verdade que foi esse Brasil todo. Foi um determinado Brasil: com cor, gênero e classe social. Foi ouro. Um ouro para contrapor o berço que não ornou. Esse Brasil que vi chorar desabafando toda a luta do tatame, não começou a lutar para as olimpíadas, nem mesmo quando se filiou ao esporte Judô. Esse Brasil lutou bastante e, certamente, para viver. Foi um Brasil favela e foi também um Brasil mulher. E foi um Brasil negro e ouro, se polarizando ao Brasil branco e ouro das arquibancadas.

Bateram palmas todos os Brasis. Ergueram-se das cadeiras todas as cores, enquanto aquela mulher, preta, favelada apenas relembrou onde poderia estar se não estivesse ali ganhando mais uma luta – essa que todo mundo viu. As que eu não vi, apenas suponho, o resto do Brasil apenas imagina e o outro vive todos os dias. Mas, imagino eu, hoje brilhou um Brasil vindo do campo de batalha diário e esse Brasil está mostrando que ainda é preciso muita luta para conseguir, quase sozinha, chegar ao centro de um tatame olímpico, enquanto outros podem se sentar nas cadeiras caras para lhe assistir.

Não é menos significativo uma mulher vencer. Não é menos emblemático estarem as mulheres ganhando tanta visibilidade nesta olimpíada. Mas não são elas que constrangem o destino todos os dias e rompem as barreiras dos “nãos” sociais e estruturais? Não foi durante o governo de uma mulher que as olimpíadas se realizaram? Roubamos a cena, aliás, nada roubamos: estamos reavendo espaços que é nosso de direito – o espaço da igualdade.

E por falar em igualdade, quando será que esse Brasil verá o tatame se sentar na arquibancada? Parabéns, Rafaela Silva. Você era só mais “um Silva”, mas agora sua estrela brilha!

Samia Lago

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com