TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vivendo A Gestão No Espaço Educativo

Artigo: Vivendo A Gestão No Espaço Educativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  2.024 Palavras (9 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Perante este projeto apontaremos a indisciplina na Educação Infantil, um problema levantado no contexto da escola, diante do problema levantado na realidade da escola foi pesquisado autores que discutem o tema para procurar compreender as causas do problema e as possíveis soluções. Ações e propostas foram realizadas para auxiliarem o trabalho de gestão na instituição.

O projeto foi realizado com os 128 alunos e 8 docentes da Creche Municipal “Prof. Paulo Camilher Florençano, Travessa José Teófilo da Cruz, 128, Bairro água Quente – CEP. 12062-000 – Taubaté - SP onde o grupo dividiu-se em duas equipes (matutino e vespertino), pois existem crianças parciais no período da tarde, as tarefas para aplicar o projeto foram iguais para todos.

As ações dentro da escola são reflexivas e dinâmicas em prol de objetivos comuns, favorecendo sempre a autonomia de todos os alunos, considerando sempre as especificidades de cada um, principalmente dos alunos integrados, para que todos tenham oportunidade de participar das atividades comuns de maneira sadia e jamais constrangedora, sem assim a U.E. visa um trabalho voltado para a inclusão de alunos portadores de necessidades educacionais especiais. Esta Unidade oferece espaço as crianças de inclusão, as quais frequentam sala de aula regular. Estas crianças contam com apoio de especialistas quando necessário e recebe atenção e cuidado de todos que fazem parte da Equipe Escolar, assim como dos alunos; não existindo por nenhuma parte discriminação.

Conclui-se com esse projeto que é muito importante estabelecer uma relação entre professor e aluno e entre escola e família.

1. PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA

O problema levantado no contexto escolhido: Como resolver problemas de indisciplina?

De modo geral, a indisciplina apresenta-se como um importante obstáculo no processo ensino-aprendizagem, prejudicando o exercício da função docente e o aproveitamento dos conhecimentos ministrados por parte dos alunos envolvidos. Esta tem sido uma preocupação constante entre os educadores e tem mobilizado a comunidade escolar em geral, tornando-se o principal foco das reuniões de pais e mestres, conselhos de classe, etc.

A equipe pedagógica envolvida é:

- Um diretor, atribuições: coordenação da área pedagógica, área administrativa.

- Um pedagogo com funções de orientação, supervisão, coordenação. As orientações são realizadas quando solicitado.

- Corpo Docente possui oito professores com formação: pedagogos, psicopedagogos, artes educador e professora de educação física.

A clientela da escola atualmente é composta por comunidades muito heterogêneas, contando com um crescente número de alunos que provém de grupos sociais onde subsistem frequentemente graves problemas de integração social. A democracia do tratamento não elimina os problemas de socialização, sendo assim, os problemas são transportados para dentro da sala de aula.

E muitos dos profissionais da educação ainda não estão preparados para lidar coma as diferenças, problema esse que vinculado com a falta de participação dos pais com mais efetividade no cotidiano escolar de seus filhos tem aumentado o problema da indisciplina na escola.

A questão indisciplina escolar, é muito complexa porque as percepções, em relação a temática, são variadas e atingem um número imenso de indivíduos envolvidos nesse contexto. Os objetivos desse projeto vivencial de intervenção são: descobrir a importância dos combinados (regras) para que cada um seja respeitado; elaborar, em conjunto, os combinados para o grupo, de modo que todos possam cumpri-los; prestar atenção nas regras de convivência, pensando sobre o respeito que ele tem pelos outros.

Expectativas minimizar a indisciplina e fazer com que os alunos tenham mais compromisso com os estudos, participem mais das atividades escolares estabelecendo sempre no inicio do ano Normas de Conduta e contrato didático para o corpo discente da Unidade Escolar.

As estratégias de resolução escolhidas para intervir serão atividades realizadas junto às crianças para conscientização.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

Segunda a professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I com pós-graduação em Alfabetização Glauce Rossi, da EMEI Santos Dumont, na Educação Infantil, os maiores problemas de indisciplina ocorrem com os alunos que costumam ter reações agressivas e intolerantes, o enfrentamento e o desrespeito aos colegas e á professora, além da dificuldade de adaptação ao ambiente escolar. Mas o que fazer para que as crianças nessa faixa etária aprendam a ter disciplina e a respeitar regras, professores e colegas? Quais os desencadeadores dessas atitudes?

Para Glauce, entre os principais motivos estão os pais, que delegam para a escola toda a responsabilidade da Educação de seus filhos que, na realidade, deveria começar em casa, e a escola, que não consegue acompanhar as mudanças de vida e dos valores socioculturais da nossa sociedade. “Com essas mudanças, nossas crianças também não são as mesmas de décadas atrás. Atualmente, elas estão perdendo a ‘primeira infância’, em que o brincar é essencial para o seu desenvolvimento, mas a escola insiste em ensinar nos moldes antigos, mesmo na educação infantil, dando ênfase apenas á alfabetização, não levando em conta a importância do brincar nessa faixa etária”, explica ela.

Com relação á família, a professora diz que sua atitude é fundamental para a formação da criança, pois é nela que ocorre a maior parte dos aprendizados da vida dela. Por isso, são os pais que representam a primeira e a mais importante escola para a aprendizagem das regras de conduta, dos limites de comportamento, lidar com sentimentos e antecipar as consequências das ações dos seus filhos. Além disso, os pais devem acompanhar diariamente a vida escolar dos filhos, participando de encontros, palestras, reuniões etc.

Mas mesmo os pais tendo papel primordial, o professor e a escola também possuem a função de educador e, nesse caso, Glauce sugere ao professor agir com autoridade, com diálogo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com