TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vivendo, Lutando E Enfrentando As Questões Sociais.

Dissertações: Vivendo, Lutando E Enfrentando As Questões Sociais.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  3.867 Palavras (16 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 16

*SÚMARIO

1-INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2- SERVIÇO SOCIAL, LUTANDO PELA IGUALDADE........................................5

3-SERVIÇO SOCIAL CONSEQUÊNCIAS E TRANSFORMAÇÕES NO CAPITALISMO.............................................................................................................8

4-DESENVOLVIMENTO E OBJETIVOS DO SERVIÇO SOCIAL........................................................................................................................11

5-AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELAS POPULÇÃO CARENTE....................................................................................................................14

6- CONCLUSÃO.........................................................................................................15

7- REFERENCIAS......................................................................................................16

*INTRODUÇÃO.

Vivemos em um país onde enfrentamos inúmeras desigualdades sociais no nosso dia a dia e na nossa sociedade. A questão social é muito vinculada às desigualdades sociais, pois nos mostra vários problemas como desemprego, violência, fome, analfabetismo entre outros, que causam desequilíbrio no clima politico e social. Visivelmente a questão social nos apresenta essas dificuldades, que se torna facilmente a acumulação de capital e não se faz satisfatório garantir as necessidades da vida da população.

*SERVIÇO SOCIAL, LUTANDO PELA IGUALDADE.

Ao assistirmos o filme percebemos que desde o século XX, já era enfrentadas inúmeras desigualdades entre os pobres e os ricos, pois a sociedade capitalista sempre explorava os trabalhadores de forma continua, quebrando então os seus valores humanos tornando os trabalhadores alienados por serem explorados de forma violenta com apenas a mão de obra barata sem nenhuma probabilidade de enriquecimento, o homem enfrenta dificuldades na produção e na competitividade com as maquinas, passando então a sofrer com os domínios das maquinas e o medo de serem substituídos.

É importante relatar que, com a Revolução Industrial, consequentemente, a humanidade vem usufruindo benefícios antes inimagináveis, que criaram novos hábitos e costumes na sociedade. Pode-se dizer que Chaplin, artista dotado de grande sensibilidade para retratar a realidade e o futuro da humanidade. Pois o que se observa hoje é que, os poucos operários de fábricas inseridos no mercado de trabalho apertam tantos parafusos e são tão estressados quanto os do filme.

Na sociedade e na realidade da atualidade, destacam-se vários problemas sociais enfrentados desde o século XX até os dias de hoje como a fome, a falta de moradia, o saneamento, o desemprego, entre outros visualizados no nosso país como uma grande questão social que ainda não tivemos o privilegio de conseguir acabar de uma vez por todas, mas aos poucos vai diminuído, pois o objetivo do Serviço Social é acabar com as desigualdades e tornar um país que todos tenham as mesmas condições de vida igualitária, lutando contra a fome o desemprego entre outros problemas que a sociedade enfrenta. No governo de Luiz Inácio Lula da Silva, ele criou bolsas para ajudar a sociedade que passava por dificuldades, entre elas destaca-se a FOME ZERO, BOLSA FAMILA e o SUS, que ajudou muito a sociedade carente, minimizando a fome dos que passa necessidades e lutando para que todos tenham os mesmo direito na área da saúde.

A questão social é um dos principais motivos dos profissionais do assistente social, que busca compreender e da resposta aos problemas, necessidades e as dificuldades apresentadas, por isso que o serviço social hoje enfrenta inúmeros desafios relacionados a questão social e dos problemas sociais na vida, divido esses desafios que a profissão de o assistente social luta para ajudar a reconhecer e agir com os problemas enfrentados na sociedade ao lado das famílias necessitadas, problemas esses como saúde, educação, justiça entre outros, buscando e lutando pela igualdade de toda comunidade, devemos então buscar a compreensão dos fatos de forma clara e completa, pois a manipulação de nossos espíritos é poderosa a ponto de fazer com que acreditemos que agimos por conta própria, dando a impressão de uma ação democratizada. Na verdade, o que falta é uma mudança de comportamento das pessoas, a fim de que haja o desenvolvimento de suas capacidades de perceber as condições de existência e os antagonismos existentes na sociedade.

A questão social no Brasil vem de longe, desde as décadas passadas, no entanto é por esses motivos que o Serviço Social tem como objetivo lutar contra as desiguales existentes desde o passado até os dias atuais, visando então solucionar e orientar a vida da população que depende dos profissionais da área, para que aja um melhor desenvolvimento nos direitos de igualdades para todos.

No entanto, foi em meados da década de 30, do século XX, quando o Serviço Social surgiu no Brasil, registrava-se no País uma intensificação do processo de industrialização e um impulso significativo rumo ao desenvolvimento econômico, social, político e cultural (Pereira, 1999). Nesse período da historia da humanidade o processo da história do serviço social foi muito lento, pois o mesmo foi introduzido para ajudar os interesses da burguesia que tentava separar a classe operaria das relações trabalho e capital. É importante ressaltar que o serviço social teve destaque no Brasil através do amplo movimento social, desenvolvido pela igreja católica com o objetivo de transformar a sociedade, com o surgimento do serviço social no Brasil, se deu começo ao processo de industrialização e do crescimento das populações, que teve como função controlar e acompanhar os operários, pois nesse período a profissão do serviço social passou por vários processos durante a ditadura. Nesse período o Brasil passava por momentos agitados pelos conflitos e pelas relações capital e trabalho que se destacou através do processo de estabelecer o capitalismo, visando atender as necessidades do capitalismo no país, através das mudanças após a segunda guerra mundial. Portanto argumenta SILVA (2008, p.2-3), que:

O aprofundamento dessa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com