TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Voltimetro

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.559 Palavras (7 Páginas)  •  1.066 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]ICET – INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

TRABALHO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – APS

VOLTÍMETRO

COM FUNDO DE ESCALA DE 50mV

MAIO DE 2015

ICET – INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

TRABALHO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – APS

VOLTÍMETRO

Nome

R.A.

MAIO DE 2015

Sumário

I – INTRODUÇÃO        4

II – OBJETIVO        4

III – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        5

3.1 Circuitos elétricos básicos         5

3.2 Pilhas         8

3.3 Motores de corrente continua        9

Características de motores de Corrente Contínua         10

IV – METODOLOGIA        14

4.1 Parte Elétrica        15

4.1.1 Ligação das chaves        15

4.1.2 Soldagem do cabo às chaves        17

4.2 Montagem do chassi        18

4.2.2 Conjunto de rodas frontal e traseiras.        19

4.2.3 Soldagem do cabo aos motores        22

4.3 Parte Mecânica        22

4.4  Apresentação do protótipo        24

V – CÁLCULOS        26

5.1 Critério de planejamento utilizando a medida μ        26

VI – CONCLUSÕES        26

VII REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        29

I – INTRODUÇÃO

.

        

II – OBJETIVO

        

O objetivo do presente projeto é estudar o comportamento de circuitos elétricos e componentes em relação ao desenvolvimento de um voltímetro analógico acionado através de corrente contínua. Assim, utilizando os conceitos fundamentais de circuitos elétricos e eletromagnetismo, deve-se um equipamento capas de medir tensão com precisão de zero (0)  a cinquenta milivolts (50 mV).

A elaboração do projeto deve contar com o aporte teórico e prático da montagem do aparelho de modo que os alunos utilizem os conhecimentos iniciais da engenharia e especificos e assim realizar o trabalho em grupo acadêmico para introduzir no estudante os conceitos acadêmicos necessários para futuros projetos técnico-científicos.

III – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Lei de Ohms, aplicação de circuitos elétricos com corrente contínua

IV – METODOLOGIA

        

O trabalho foi desenvolvido a partir do manual de especificações disponibilizado pelos professores da Universidade Paulista - Unip. Este manual forneceu informações sobre o aporte teórico e instruções de montagem.

No aporte teórico foram direcionados assuntos específicos para a montagem do voltímetro analógico como funcionamento de circuitos elétricos, corrente continua e eletromagnetismo. Essas informações foram coletadas de forma cientifica em livros e sites destinados a pesquisa.

Nas informações de montagem foram encontrados materiais sugeridos pelos professores com as características básicas para o funcionamento do equipamento. Esses materiais poderiam ser substituídos por outros que equivalentes que possam desempenhar a mesma função.

O equipamento deverá funcionar através de uma fonte de alimentação criada pelos alunos que nos terminais seja 50mV. Com uma corrente contínua passando através do circuito de 0,98mA máximo e 0,33mA mínimo. Isso significa que a corrente máxima é o fundo de escala e a mínima é o necessário para o ponteiro do galvanometro sofrer um deslocamento.

4.1 Parte Elétrica

Ao fazer circular uma corrente pelo galvanômetro aparecerá uma diferença de potencial entre seus terminais devido a sua resistência interna.  Se for ligado aos terminais do galvanômetro uma fonte de tensão, circulará pelo mesmo uma corrente que causará o deslocamento da sua agulha. Para um galvanômetro com resistência interna Rg e escala Ig (corrente máxima que pode circular em sua bobina), temos que a tensão máxima que podemos aplicar entre seus terminais proporcional à corrente que circula por sua bobina.   Equação 1

[pic 2]

A corrente, de acordo a  Lei de Ohm, é proporcional a tensão. Pode-se reescrever a afirmação acima em função da tensão: o deslocamento angular da agulha do galvanômetro é proporcional à tensão aplicada entre seus terminais. Um exemplo prático seria que a resistência interna do galvanômetro (Rg) seja de 7 ohms e que sua escala (Ig) é de 0,8 mA. Isso implica que a tensão máxima que posso aplicar entre seus terminais é Vg = 78 mV. Aplica-se várias fontes de tensão entre os terminais do galvanômetro, uma fonte por vez, e ao analisar o deslocamento do ponteiro do galvanômetro e a corrente que circula na sua bobina. Para V = 0 volt, I = 0 A e a agulha estará em repouso. Para V = 25milivolts, I = 10 mA e a agulha estará no meio do seu curso (escala). Para V = 50 milivolts, I = 20 mA e a agulha estará totalmente deflexionada. Foi repetido este processo várias vezes, com valores menores ou iguais a Vg e notaremos que o deslocamento da agulha será sempre proporcional à tensão aplicada. Isso significa que pode-se usar este galvanômetro como um voltímetro para medir tensões entre 0 e 50 mV. Isso significa que o objetivo de projetar um voltímetro analógico com alcançado. Os resistores utilizados foram de precisão de 1% .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (199.5 Kb)   docx (53.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com