TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré-Relatório - Voltímetro, amperímetro e ohmímetro e campo elétrico

Por:   •  8/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 2

Pré-Relatório – Voltímetro, amperímetro e ohmímetro princípios e funcionamento

Entendimento dos princípios e medição do voltímetro, amperímetro ohmímetro, montando os mesmos, utilizando e comparando seus resultados com os de um multímetro digital.

Todos os instrumentos de medição citados, são basicamente um galvanômetro, detector de corrente elétrica contínua, a corrente que se deseja determinar produz um campo magnético que interage com os componentes internos do galvanômetro (imã, mola, ponteiro da bobina) indicando a grandeza que se quer determinar.

Cada galvanômetro contém uma resistência interna, além dos parâmetros mecânicos que influi diretamente nos limites de ddp e corrente.

O voltímetro é um galvanômetro associado em serie a um resistor com uma resistência interna bem alta em relação ao circuito estudado, seu cálculo se baseia na lei de ohm.

No Amperímetro um galvanômetro é associado em paralelo com um resistor que desvia parte da corrente que será medida.

No Ohmímetro um galvanômetro em série associado a uma pilha e um resistor variável, utilizado para fazer o ajuste do zero (quando não houver resistência a deflexão dos ponteiros será máxima).

Deve-se tomar cuidado com a polaridade do circuito que o galvanômetro será ligado e pré determinar os valores de resistência em cada caso e anotá-lo para comparar com os valores medidos pelo multímetro digital.

Pré-Relatório - campo elétrico

Construir eletrodos com arranjos e formatos diferentes, estudar o campo elétrico, suas linhas de campo produzidas, realizando medidas com o multímetro em pontos determinados no experimento, e traçar as linhas de força em cada caso.

As linhas de força (linhas de campo elétrico) são imaginárias e devem ser traçadas de maneira que a direção do campo elétrico, num determinado ponto sobre a linha seja tangente a esse ponto. Quando essas linhas estão em uma maior concentração por unidade de área significa maior intensidade de campo, campos equipotenciais tem potencial elétrico de mesmo valor e as configurações dependem dos arranjos das cargas estudadas.

Utilizando uma cuba de plástico juntamente com papel milimetrado (refêrencia) colocar de modo paralelo e distante 15 cm uma da outra duas barras metálicas, conectar os terminais as barras. Com o multímetro (voltímetro) conectar um dos terminais a barra e o outro deixar para medir o potencial entre as mesmas. Posteriormente preencher com água até metade da altura do eletrodo conectar a 10V uma tensão continuae localizar com o multímetro onde o campo elétrico é o mesmo. Todas as medidas devem ser anotadas e marcadas em papel milimetrado para verificar possíveis variações. Repetir o procedimento com anéis metálicos e anel metálico e barra.

Em anéis metálicos concêntricos, localizar onde o potencial elétrico é o mesmo e medir fora do anel maior e dentro do menor.

Para cada arranjo citado desenhar no mínimo 8 linhas de força.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com