TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO III USO DE AMPERÍMETROS E VOLTÍMETROS NO ESTUDO

Por:   •  30/4/2018  •  Artigo  •  1.854 Palavras (8 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 8

                                                                                                                                                                                                                                                                                                       

Universidade Federal do Vale do São Francisco –UNIVASF

Física Experimental III

USO DE AMPERÍMETROS E VOLTÍMETROS NO ESTUDO DE ELEMENTOS LINEARES E NÃO LINEARES

ANDREZA CARLA LOPES ANDRÉ

CARLA CAROLINE CARDOSO LIMA

GUSTAVO TELES ALMEIDA

JOÃO VICTOR SOUZA ALVES

SARA PEREIRA DE SOUZA

Data de realização da prática: 13/12 e 20/12

Profa. Raquel Aline Pessoa Oliveira

JUAZEIRO- BAHIA-BRASIL

DEZEMBRO- 2017

  1. Introdução

A lei de Ohm, assim chamada em homenagem ao seu descobridor,  o  físico  alemão Georg  Ohm.  Segundo a lei de Ohm, a intensidade de uma corrente  elétrica  uniforme  é diretamente  proporcional  à  diferença  de  potencial  nos  terminais  de  um  circuito  (V),  e inversamente proporcional  à  resistência  do  circuito  (R) ,  ou  seja,  

V = R . I

Onde as unidades de unidades são, respectivamente, volts, ohm s e ampères.  A corrente flui por um circuito elétrico seguindo várias leis definidas, porém a lei básica do fluxo  da  corrente  é  a  lei de Ohm. O valor da tensão V deve ser medido diretamente nos terminais deste elemento, utilizando um voltímetro. A corrente elétrica I que passa pelo elemento é medida com um amperímetro em série no circuito.

Deste modo, se a resistência de um elemento elétrico e constante, o gráfico V × I é uma reta com intercepto  na  origem   e  inclinação  igual  ao  valor  da  resistência.  Um resistor com essas características é dito ideal ou ôhmico.  É essa propriedade que desejamos verificar nesse experimento, aplicando diferentes tensões e correntes a  um  resistor  e  verificando o comportamento do gráfico V × I. O gráfico fornece a curva característica do elemento analisado e o ajuste deste, a equação de parametrização, através da utilização de uma fonte de tensão ajustável permitindo a aplicação de diversos valores de tensão (ou corrente) ao circuito, sendo obtido um conjunto de pares de pontos (V;I) (Toginho Filho, 2010).

 

 Em alguns materiais a relação entre corrente e elétrica e tensão não obedece a nenhuma relação especifica, não obedecendo a Lei de Ohm, denominados não ôhmicos. Assim sua representação gráfica não e uma reta, sendo qualquer tipo de curva. Um exemplo é o diodo de junção pn, dentre eles uma classe chamada LED (diodo emissor de luz). Para acender um LED é necessário limitar a um valor máximo a corrente que passa através dele. Para tal usamos uma resistência em série com o LED e com gerador de FEM. Para saber o valor da resistência usamos a Lei de Ohm, e para facilitar utiliza-se de um do circuito constituído pelo gerador de FEM, resistência e o LED. Quando em funcionamento, o LED provoca uma redução na força eletromotriz do circuito tal como o faz uma resistência, mas com a particularidade de não afetar a corrente que o atravessa. Isto é equivalente a, para efeitos da Lei de Ohm, substituir o LED por um gerador de FEM ligado em oposição ao gerador principal, tendo o efeito de reduzir a FEM do circuito.

  1. OBJETIVO

Serão aceitos relatórios com no máximo 5 páginas (incluindo capa). O texto deve ser escrito utilizando-se fonte Arial, tamanho 10 pontos. As entrelinhas em todo o texto devem ser no padrão 1,5 linhas e o alinhamento do texto deve ser justificado em ambos os lados. Não inserir linhas em branco entre parágrafos. Os termos citados no texto em inglês devem estar no formato itálico.

O relatório deve ser redigido em formato de papel tipo A4 (21x29,7cm), com margens e espaçamentos conforme este modelo.

Estes relatórios deverão ser entregues em sala de aula, com o professor, dentro do prazo pré-estabelecido.

  • Prepare seu gráfico ou figura em Origin.

. A impressão deve ser feita em apenas um lado da página de tamanho A4 empregando o formato aqui mostrado.

Fig. 1: Este é o exemplo de uma figura.

  [pic 1]

 

Tabela 1: Este é um exemplo de formatação de tabela.

K

°C

°F

0

−273

−459

255

−18

0

273

0

32

373

100

212

Lembre-se de colocar a figura e a tabela centralizadas. Os textos descritivos (legendas) devem ser o mais objetivos e claros de forma que a pessoa que vê a figura ou tabela saiba do que se trata.

Em geral, o texto que cita, por exemplo a tabela 1, tem uma explicação mais detalhada, portanto não é necessário repetir tudo no texto que esta associado à mesma (legenda).

3.0MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 Materiais:

 

Para realização do experimento foram utilizados os seguintes materiais:

- Uma lâmpada de LED.

- Dois resistores

- Uma fonte DC variável.

- Uma placa de prototipação.

- Dois multímetros.

- Fios de cores variadas, conectores e componentes auxiliares.

 

3.2 Metodologia

 

 Parte 1: Determinação dos valores de resistência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (369.5 Kb)   docx (328.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com