TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vulnerabilidade e Vida Nua: Bioética e biopolítica na atualidade

Por:   •  19/10/2015  •  Resenha  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 3

A partir da Apostila “Vulnerabilidade e vida nua: bioética e biopolítica na atualidade”, responda as seguintes perguntas:

1) Qual o conceito de vulnerabilidade presente no texto?

2) Como é descrito o conceito de biopolítica? Qual a sua importância para a sociedade atual?

3) O que significa vida “vida nua” e “vida sem valor”?

4) A Bioética deve ser um instrumento de proteção das pessoas vulneradas. Você concorda com essa afirmação? Justifique.

As perguntas deverão ser respondidas individualmente.

1- Segundo a definição das Diretrizes Éticas Internacionais de Pesquisa, a vulnerabilidade são pessoas que podem ter poder, inteligência, educação e entre outros recursos necessários para a proteção de seus interesses, Segundo Kottoe, vulnerabilidade seria um atributo antropológico de todo ser humana, pelo simples fato de estar vivo.

2- Segundo Michael Foucault biopolitica, no regime da soberania, o súdito deve sua vida e a sua morte a vontade do soberano, o poder é um mecanismo de retirada e de extorsão , na sociedade onde um corpo biopolitico se constitui com a contribuição original do poder soberano.

3- Vida Nua - é aquela que constitui o conteúdo primeiro do poder soberano, exprimindo o caráter originário da sujeição da vida a um poder de morte.

Vida sem valor- é a separação entre o humanitário e o politico, a definição do conceito de morte a reflexão sobre as pesquisas em seres humanos.

4- Sim, pois devemos ter certeza de que vai ser usado nos seres humanos, ter a certeza que vai dar tudo certo e melhorar sua vida e ser apenas não um experimento qualquer.

A partir da Apostila “Vulnerabilidade e vida nua: bioética e biopolítica na atualidade”, responda as seguintes perguntas:

5) Qual o conceito de vulnerabilidade presente no texto?

6) Como é descrito o conceito de biopolítica? Qual a sua importância para a sociedade atual?

7) O que significa vida “vida nua” e “vida sem valor”?

8) A Bioética deve ser um instrumento de proteção das pessoas vulneradas. Você concorda com essa afirmação? Justifique.

As perguntas deverão ser respondidas individualmente.

5- Segundo a definição das Diretrizes Éticas Internacionais de Pesquisa, a vulnerabilidade são pessoas que podem ter poder, inteligência, educação e entre outros recursos necessários para a proteção de seus interesses, Segundo Kottoe, vulnerabilidade seria um atributo antropológico de todo ser humana, pelo simples fato de estar vivo.

6- Segundo Michael Foucault biopolitica, no regime da soberania, o súdito deve sua vida e a sua morte a vontade do soberano, o poder é um mecanismo de retirada e de extorsão , na sociedade onde um corpo biopolitico se constitui com a contribuição original do poder soberano.

7- Vida Nua - é aquela que constitui o conteúdo primeiro do poder soberano, exprimindo o caráter originário da sujeição da vida a um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com