TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

WEB AULA 7 PROCESSO PENAL I

Pesquisas Acadêmicas: WEB AULA 7 PROCESSO PENAL I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  248 Palavras (1 Páginas)  •  562 Visualizações

CASO 01:

Marco Aurélio, Rafael, Glauco e Ricardo foram indiciados por crime de ação privada. A investigação penal foi frutífera, pois foram colhidos fortes indícios de autoria e materialidade delitivas. Dentro do prazo decadencial, movida por interesses econômicos, a vítima propôs queixa apenas contra três dos indiciados. Pergunta-se: como deve posicionar-se o MP, quando tiver vista da queixa? Responda, fundamentadamente, explicitando lei, doutrina.

R: O M.P só deverá se pronunciar se houver inércia do querelante, Neste caso, o Ministério Público irá denunciar o quarto acusado atendendo ao principio da indivisibilidade elencado no art. 48 do CPP e como explicam em seu livro os autores, (Pedro Henrique Demercian e Jorge Assaf Maluly, curso de Processo Penal 5ª edição, pág. 110 item, 5.4.2.4.)

Exercício Suplementar

1- Acerca da ação civil ex delicto, assinale a opção correta.

a) Segundo o CPP, a sentença absolutória no juízo criminal impede a propositura da ação civil para reparação de eventuais danos resultantes do fato, uma vez que seria contraditório absolver o agente na esfera criminal e processá-lo no âmbito cível.

b) O despacho de arquivamento do inquérito policial e a decisão que julga extinta a punibilidade são causas impeditivas da propositura da ação civil.

c) A execução da sentença penal condenatória no juízo cível é ato personalíssimo do ofendido e não se estende aos seus herdeiros.

d)* Ao proferir sentença penal condenatória, o juiz fixará valor mínimo para a reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos sofridos pelo ofendido, sem prejuízo da liquidação para apuração do dano efetivamente sofrido.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com