TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

WEP, WPA (TKIP) E WPA2 (AES): Quais As Diferenças E Qual O Melhor?

Ensaios: WEP, WPA (TKIP) E WPA2 (AES): Quais As Diferenças E Qual O Melhor?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  1.117 Visualizações

Página 1 de 2

As configurações de criptografia e chave de acesso à rede visam dar proteção à rede contra o acesso de pessoas não autorizadas.

Por norma as opções para o tipo de criptografia que podem ser usadas são: WEP, WPA (TKIP), WPA2 (AES) e WPA Mixed.

Significado de cada uma dessas siglas:

- WEP: Wired Equivalent Privacy.

- WPA: Wi-Fi Protected Access.

- TKIP: Temporal Key Integrity Protocol.

- AES: Advanced Encryption Standard.

O padrão de encriptação WEP é um dos primeiros a ser usado em redes sem fio, faz parte do padrão IEEE 802.11, portanto é usado por produtos desse padrão, foi validado em 1999. Apesar de ser muito usado até os dias de hoje, principalmente em uma tentativa de se manter a compatibilidade entre todos os nós, ele possui muitas vulnerabilidades e falhas, o que permite a hackers façam ataques bem sucedidos à rede, desde captura de mensagens até autenticação à rede.

Graças a todas essas falhas e vulnerabilidades, foi criado em 2003 o WPA, como forma de corrigir todas as falhas WEP e permitir uma maior segurança da rede. Desse modo, ele é na verdade um WEP melhorado. No geral, pode-se usar o WPA em redes que possuam WEP. O mecanismo para a criação de chaves de cifra dinâmicas e para a autenticação é o TKIP.

Já existe a segunda geração do WPA, chamada WPA2, que possui um nível de segurança ainda maior, o suficiente para ser usado, por exemplo, por organismos governamentais, onde o nível de segurança deve ser muito elevado. Isso graças ao AES, que é o mecanismo para a criação de chaves de cifra dinâmicas e autenticação. Ele é compatível com produtos que suportem o WPA.

Ao configurarmos o padrão de encriptação, existe também a opção de WPA2 Mixed. O que ela faz é combinar o TKIP com AES, o que permite que dispositivos que utilizam o padrão WPA possam comunicar com dispositivos que utilizam o padrão WPA2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com