TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Web Aula

Trabalho Escolar: Web Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 5

WEB AULA 1

Unidade 1 - VISÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE

Vamos começar o nosso estudo sobre a história da contabilidade com a sua evolução no mundo através dos tempos. Os primeiros relatos históricos sobre a Contabilidade tem sua origem em Uruk, uma antiga cidade da Mesopotâmia, através de instrumentos encontrados estimados entre 8000 a 3000 anos a.C.

Desde os primórdios, o homem demonstrava sua real necessidade, mesmo que primária, de controle de bens e produções (criações e agricultura). Os primeiros sinais encontrados em sítios arqueológicos de Israel, Síria, Iraque, Turquia e Irã, deram-se pelas fichas de barro, que eram objetos de diferentes formas, utilizados nas contagens dos itens mencionados.

Peço agora para que você acesse o link

http://pt.wikibooks.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Contabilidade/A_Contabilidade_na_Idade_Antiga para ver um texto ilustrado sobre a contabilidade na idade antiga.

Temos também diversos relatos bíblicos que ao desta época que evidenciam controles contábeis e nos ajudam a entender ainda mais a história da profissão contábil.

Há aproximadamente 2000 anos A.C., em Gênesis (30, 32), o texto dá a idéia de inventário, de riqueza, portanto controle patrimonial e também sobre a parte trabalhista, quando cita a expressão salário: “Hoje vou passar por todo o seu rebanho a fim de separar para mim todos os carneirinhos pretos e todos os cabritos malhados e com manchas. É só isso que eu quero como salário”.

Há aproximadamente 1000 anos A.C. em II Crônicas (9, 22), temos o relato que a riqueza de Salomão era maior do que a de todos os outros reis, para essa afirmação foi necessário a mensuração do patrimônio de vários reis: “O rei Salomão era mais rico [...] do que qualquer outro rei”.

Como a idade antiga termina no século V, faz parte desta época os relatos de Jesus de aproximadamente 2000 anos atrás tratando de alguns assuntos contábeis: preço de venda de passarinhos; inventário de cabelo; planejamento e orçamento.

Veja os textos:

"Por acaso não é verdade que cinco passarinhos são vendidos por algumas moedinhas? [...] Até os fios de cabelos de vocês estão todos contados" (LUCAS 12, 7).

"Se um de vocês quer construir uma torre, primeiro senta e calcula quanto vai custar, para ver se o dinheiro dá"(LUCAS 14, 28).

Agora que você já conhece as origens podemos avançar um pouco mais vendo a história na idade média, período que vai do século V até o século XV. No fim da idade média, no ano de 1453 houve a decadência do império romano, não havia mais o comércio desenvolvido, por isso a razão dos controles contábeis deixou de ser relevante, houve então um período de estagnação contábil.

Veja as ilustrações dessa época acessando o link

http://pt.wikibooks.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Contabilidade/A_Contabilidade_na_Idade_M%C3%A9dia.

O período considerado como contabilidade moderna tem seu início no século XV com a escola contista, tendo como principal personagem Frei Luca Pacioli, o mesmo que escreveu pela primeira vez o método das partidas dobradas em 1494.

Vamos ver as ilustrações da época moderna acessando o link

http://pt.wikibooks.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Contabilidade/A_Contabilidade_na_Idade_Moderna.

Continuando neste enfoque histórico da contabilidade, consideramos o período após a estagnação do pensamento contábil que começou em 1789 até os dias atuais como contabilidade Contemporânea.

Veja também os textos e imagens desta época acessando o link

http://pt.wikibooks.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Contabilidade/A_Contabilidade_na_Idade

_Contempor%C3%A2nea.

Como será a contabilidade no futuro?

Quais as áreas da contabilidade que mais demandarão os serviços contábeis? Quais os temas que deverão ser mais enfocados pela contabilidade?

Reflita sobre isso, talvez isso poderá lhe trazer ideias de onde focar sua área de especialização na área contábil.

A contabilidade no Brasil

Vimos inicialmente a história geral da contabilidade. Vamos agora ver alguns fatos que marcaram a história contábil no Brasil.

Em 1808 veio para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com