TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Yolanda Guerra

Tese: Yolanda Guerra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  Tese  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 3

Na falácia da Yolanda Guerra ela vem analisar a suposição de que na pratica a teoria é outra, ela nos diz que se essa suposição de que na pratica a teoria é outra é correta, não estaremos nos desvinculando com o conservadorismo existente no inicio da pratica do serviço social onde o exercício profissional é para atender o Estado, e para filantropia. Na falácia da Yolanda Guerra ela vem analisar a suposição de que na pratica a teoria é outra, ela nos diz que se essa suposição de que na pratica a teoria é outra é correta, não estaremos nos desvinculando com o conservadorismo existente no inicio da pratica do serviço social onde o exercício profissional é para atender o Estado, e para filantropia.

Não há um modo de atuação ideal, à de se ter embasamento critico para tomar decisões.

O posicionamento que o Assistente Social deve ter é de ir além dos fatos, do que nos parece real aparentemente, devemos aliar o nosso exercício a uma teoria mais critica, a princípios éticos e políticos, estas serão algumas características que todo Assistente Social devera possuir. É preciso que o profissional não atenda apenas a sua demanda, mas que possam compreendê-las com uma visão mais critica fugindo totalmente do censo comum e do conservadorismo.

É preciso que o profissional seja capaz de identificar a realidade, e intervir nela de maneira eficiente a favor do usuário.

A formação do profissional deve ser atuar de forma em que a pratica seja baseada na teoria, que a referencia da pratica seja a teoria. É preciso que a teoria e pratica sejam capazes de produzir resultados consideráveis que atuem sobre a realidade, que o profissional não seja imediatista para que na pratica a teoria não seja outra.

O modo em que vemos a realidade deve fugir totalmente da realidade que a classe capitalista burguesa vê, fugindo assim da dicotomia entre elas.

Como o profissional de Serviço social não tem roteiros, nem teoria especifica, o profissional deve ser capaz de atribuir a realidade, muitas vezes contraditórias sua pratica profissional.

A teoria direciona a pratica, por isso a importância de uma critica ontológica do cotidiano.

“Enquanto unidade do diverso, teoria e pratica se complementam.”(p.13)

No texto de Charles Toniolo Sousa ele ressalta a importância das leituras do profissional irem além da graduação, buscar sempre o conhecimento para não cair em uma pratica diferente da realidade, uma realidade em constante movimento. A instrumentalidade do profissional para analises de sua intervenção,

O Serviço Social se constitui como profissão quando a questão social passa atingir o Estado, para promover o controle e a reprodução das classes operarias, principalmente com a obra marxiana possibilitou a profissão romper com o caráter apenas reprodutor dos interesses da classe dominante, com a regulamentação da profissão Artº 4 inciso II o profissional passou a não mais fazer o trabalho manual, mas a elaborar e criar projetos para ajudar na sua intervenção.

Para se distanciar e romper definitivamente com o conservadorismo foi preciso que a profissão tivesse um conhecimento mais critico da realidade para responder as demandas do trabalho e da realidade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com