TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zun Tzu

Seminário: Zun Tzu. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  Seminário  •  1.210 Palavras (5 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 5

Quem foi Sun-Tzu

Sun Tzu que foi um general chinês que viveu no século IV AC e que no comando do exército real de Wu acumulou inúmeras vitórias, derrotando exércitos inimigos e capturando seus comandantes. Foi um conhecedor das manobras militares. Uma das histórias mais repetidas sobre Sun Tzu descreve o modo pelo qual ele empregava as "concubinas" para demonstrar, no palácio, ao rei, exemplos de manobras de combate e deslocamentos de tropas. Sun Tzu disse: a guerra é de vital importância para o Estado; é o domínio da vida ou da morte, o caminho para a sobrevivência ou a perda do Império: é preciso manejá-la bem. Não refletir seriamente sobre tudo o que lhe concerne é dar prova de uma culpável indiferença no diz respeito à conservação ou à perda do que nos é mais querido; e isso não deve ocorrer entre nós. Há que valorá-la em termos de cinco fatores fundamentais, e fazer comparações entre diversas condições dos contendores, com vistas a determinar o resultado da guerra. O primeiro desses fatores é a doutrina; o segundo, o tempo, o terceiro, o terreno, o quarto, o mando e o quinto, a disciplina. A doutrina significa aquilo que faz com que o povo esteja em harmonia com seu governante, de modo que o siga onde esse for, sem temer por suas vidas, nem de correr qualquer perigo.

O mando há de ter como qualidades: sabedoria, sinceridade, benevolência, coragem e disciplina. Por último, a disciplina há de ser compreendida como a organização do exército, as graduações e classes entre os oficiais, a regulação das rotas de mantimentos, e a provisão de material militar ao exército. Estes cinco fatores fundamentais hão de ser conhecidos por cada general. Aquele que os domina, vence; aquele que não, sai derrotado.

Princípios e Importância

Trazendo os ensinamentos de Sun Tzu para o nosso meio, podemos dizer que, a arte da Administração é de suma importância para a sobrevivência da Empresa e que é guiada por cinco fatores: A Lei Moral; o Céu; a Terra; o Chefe; o Método e a disciplina. A Lei Moral: é ganhar da equipe confiança e admiração, através de atitudes pessoais corretas. É passar para a equipe de forma clara, os objetivos a serem alcançados, o que, como e porque. O Céu: significa as mudanças que estão sujeitas. A Terra: o caminho a ser percorrido, a escolha correta, a tomada de decisão. O Chefe: significa o líder da equipe com todas as suas qualidades e capacitações. O Método e disciplina: divisão hierárquica por onde será colocada em prática todas as fases da estratégia. Estes fatores devem ser familiares a cada General, quem os conhecer será vencedor.

Podemos comparar o primeiro, o fator político a algum fator dentro de uma empresa, que é a razão da existência da empresa, seu propósito, se um funcionário trabalha bem, podemos sempre contar com ele. A missão corporativa inclui a missão, que possibilita que seus administradores e funcionários sigam um caminho que levará ao sucesso da empresa, concentrando esforços em um único foco, o tempo, pode ser compreendida como os fatores de ambiente externo à empresa (consumidores, concorrentes, depto. comercial, fornecedores). O terreno, pode ser comparado ao mercado de atuação da empresa. Se a empresa decide desenvolver um produto, é fundamental que ela estude a concorrência, (Pois quem conhece o inimigo, pode se sair bem.) o consumidor, o ponto de venda, não esperando que o mercado se adeque ao produto, é necessário desenvolver um produto que satisfaça as necessidades e desejos do consumidor. O chefe, que pode ser comparado ao administrador da empresa (o comandante), com visões estratégicas e bem planejadas com papéis de liderança na definição da missão da empresa; na análise competitiva e nas situações específicas dos negócios; no desenvolvimento de projetos, metas e estratégias; na definição de produto, mercado, distribuição e dos planos de qualidade para implementar as estratégias da empresa. A doutrina, estabelecimento de Unidades Estratégicas de Negócios pode muito bem ilustrar essa citação de Sun Tzu, pois se as empresas administram vários negócios, nada mais prático é eficiente do que criar divisões de trabalho (Ex.: Departamentos). Cada uma com sua própria estratégia, planos e responsabilidades e objetivos, que facilitarão a identificação de ameaças e oportunidades dos produtos e serviços.

Hoje a guerra está presente em nosso dia-dia e nossos soldados podem ser nossos funcionários, nossos inimigos um concorrente, até mesmo um rival do campo afetivo. Dominar a arte da guerra é de fundamental importância para a vida moderna, saber interpretar Sun Tzu, transportar seus ensinamentos para a atualidade nos torna capaz de enfrentar qualquer situação. A guerra de informações, a guerra do tráfico, a guerra das empresas, a guerra do sexo..., para todos os tipos de guerra o "tratado milenar" de Sun Tzu deve ser utilizado.

Direção estratégica

A direção estratégica está relacionada com os objetivos que a empresa deseja atingir num determinado espaço de tempo. Deste modo, é muito difícil existir uma conceitualização da direção estratégica, sem existirem três significados;

• Visão

Estar em conjunto com os valores da organização. Inspirar, motivar, impulsionar seus colaboradosres para um desempenho mais eficaz.

• Missão:

Quem somos?

O que fazemos?

Para quem fazemos?

De que modo nos propomos a fazer?

• Objectivo

Dentro desta hierarquização, qualquer direcção estratégica começa com a definição de qual o caminho a seguir. Assim, temos 3 fases;

• Análise da estratégia - Missão

• Formulação da Estratégia - Visão

• Implementação da Estratégia – Por em pratica

Estrategia no geral

Observar

Analizar

Planejar

Executar

“O poder da estrategia, em nossas vidas, no dia a dia, no nosso trabalho em seu ponto de partida”

Cinco maneiras de conhecer o futuro vencedor

- Saber quando lutar ou não;

- saber discernir quando utilizar muitas ou poucas tropas;

- possuir tropas cujas categorias superiores e inferiores, têm o memso objetivo;

- enfrentas com preparativos os inimigos desprevenidos;

- generais competentes e não limitados, por seus governos civis.

“A melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo.”

Arte da Guerra

A defesa e para o tempo de escassez, o ataque para o tempo de de abundância.

A estrategia na administração, saber o momento certo para o ataque requer, observação e acima de tudo sabedoria, o momento para o ataque, seja o momento de estudar os passos do adversario, concorrente, inimigo, rival, observar cada passo do adversario, se tornar invisivel aos olhos do concorrente, pra depois atacar, seu concorrente não tera tempo de sair do lugar, ou seja não estarão devidamente preparados por estarem em sua zona de conforto, achando estar sempre a frente.

O adversario, sempre tem que imaginar algo, e outra manipular a percepção do adversario, na hora do ataque, ele não entendera nada, porque não percebeu o plano, se surpeendeu com o inesperado.

(Retirado do Livro: A Arte da Guerra)

Sábias palavras

• “Quando cercar o inimigo deixe uma saída para ele. Caso contrário, ele lutará até a morte”

• “Um grande general não é arrastado ao combate. Ao contrário, sabe impô-lo ao inimigo”

• “Comandar muitos é o mesmo que comandar poucos. Tudo é uma questão de organização”

• “Na arte da guerra, a melhor op¬ção é tomar o país inimigo intacto. Esmagá-lo é apenas a segunda melhor opção”

• “A invencibilidade repousa na defesa. A vulnerabilidade revela-se no ataque”

• “A vantagem estratégica desenvolvida por bons guerreiros é como o movimento de uma pedra redonda, rolando por uma montanha de 300 metros de altura. A força necessária é insignificante; o resultado, espetacular”

Bibliografia

Trechos do livro: A Arte da Guerra (Sun-Tzu)

Site: www.culturalbrasil/zip/artenaguerra.pdf

...

Baixar como  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »