TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUN TZU - ARTE DA GUERRA

Projeto de pesquisa: SUN TZU - ARTE DA GUERRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 3

1. REFERENCIAL TEÓRICO

1.1. SUN TZU - A ARTE DA GUERRA

Uma referência anterior a inteligência, mas não relacionada aos negócios, ocorreu em Sun Tzu - A Arte da Guerra.

Sun Tzu menciona em seu livro que para vencer uma guerra, a pessoa deve possuir todo o conhecimento de suas fraquezas e virtudes, além de todo o conhecimento das fraquezas e virtudes do inimigo. A falta deste conhecimento pode resultar na derrota.

Dessa forma, é correto afirmar que as disputas existentes no mundo dos negócios se assemelham às guerras mencionadas por Sun Tzu.

1.2. INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS (BUSINESS INTELLIGENCE)

O termo “Business Intelligence” (inteligência de negócios) foi utilizado pioneiramente por Howard Dresner, ele buscava uma frase-chave que fizesse com que ocorresse um aumento nas discussões acerca de métodos e ferramentas que viabilizariam o acesso às informações, bem como as análises desses dados colhidos.

Dresner, explicou que esse termo foi criado sem objetivo tecnológico, apenas, pois entende que para uma empresa ser bem sucedida, seu foco deve ser no negócio, não na tecnologia. Howard Dresner acredita que primeiramente deve-se verificar qual a linha de negócio que a empresa está seguindo e secundariamente discutir a respeito das tecnologias utilizadas.

O conceito de Inteligência de Negócios, de acordo com Carlos Barbieri, é basicamente a utilização de diversas fontes de informação com a finalidade de definir quais serão as estratégias nos negócios de uma empresa.

Jacobiak (1994) apresenta um conceito mais estratégico, definindo Inteligência de Negócios como a atividade que tem como meta possibilitar que os tomadores de decisão se antecipem às tendências dos mercados, à evolução da concorrência, detecte e avalie ameaças e oportunidades que se apresentem em seu ambiente de negócio para definirem suas estratégias de ataque e defesa.

Leonard Fuld (1994) diz, em sua descrição mais básica, que inteligência é a "informação analisada". Segundo ele, "a inteligência - não a informação – ajuda um gerente a responder com táticas de mercado corretas ou decisões de longo prazo"

Alexandre Alcântara entende que é preciso cuidar do equilíbrio entre os investimentos empregados (normalmente altos) e os resultados obtidos. Além disto, a estratégia de implementação deve estar alinhada com os objetivos organizacionais.

Naturalmente, com a globalização, o modelo de negócios das empresas acabam em constante transformação, se tornando necessária a busca pelo uso das ferramentas da Business Intelligence para que consiga atender a demanda das informações em massa, que subsidia a tomada de decisões. Tais ferramentas foram divididas em Administrativas e Tecnológicas.

1.2.1. ASPECTOS ADMINISTRATIVOS

No campo administrativo, a inteligência de negócios é utilizada ao integrar informações internas e externas da empresa e dessa forma, fornece subsídios primordiais ao processo de tomada de decisão.

Trata-se de uma maneira inteligente de estudar todos os aspectos da empresa e, com isso, criar um ambiente informacional com processos que coletam dados de todos os setores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com