TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sun Tzu

Resenha: Sun Tzu. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  Resenha  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  636 Visualizações

Página 1 de 4

O mundo de hoje vive em uma competição feroz, principalmente no âmbito profissional, milhares de pessoas e organizações enfrentam batalhas diárias, seja na luta por uma promoção ou na disputa por mercados. Vence, em geral, quem está mais bem preparado. Por esse motivo, esta obra, escrita por Sun Tzu há 2.400 anos, tem inspirado milhões de leitores da atualidade em inúmeros países.

Sun Tzu foi um general-filósofo chinês, um exime estrategista militar, que comandou e venceu muitas batalhas. Ele escreveu o famoso livro “A Arte da Guerra”, o qual foi publicado em muitas versões. Este é um dos livros mais utilizados por administradores, empresários, políticos, líderes de equipe e todos aqueles que necessitam de uma fundamentação para formular suas estratégias.

A originalidade deste livro está na proposta de se vencer uma guerra, antes mesmo de “desembainhar a espada”. Sun Tzu também sentencia que para vencer uma guerra, antes de tudo é necessário conhecer bem: o meio em que se travará a batalha; o inimigo; e a sim mesmo. O livro é dividido em treze capítulos, que expressam várias técnicas para se tomar conhecimento da arte da guerra.

Para Sun Tzu, só é possível obter glória e sucesso na jornada de uma guerra, se não perder de vista cinto fatores necessários para a arte da guerra: a doutrina, o tempo, o espaço, o comando e a disciplina. Deve-se saber avaliar previamente o próprio exército e o inimigo. È preciso calcular as possibilidades de vitória, pra saber manobrar o exército e então obter êxito na batalha. Este livro tem uma verdadeira fonte de estratégias e de como um líder deve comporta-se para influenciar seus subordinados. Para Sun Tzu grandes resultados serão obtidos, se aqueles que utilizam a sua liderança e o poderio de seu exército, para exercer espionagem e conseqüentemente dissecar os exércitos opositores. Em analogia, os ocupantes de cargos de direção nas empresas, nas organizações, devem conhecer de forma minuciosa seus concorrentes, o que evita surpresas ao ocorrer mudanças no mercado.

O primeiro passo para que a guerra a ser enfrentar seja ganha, é fazer um estudo preliminar detalhado baseado no termos dos cinco fatores fundamentais e compará-lo com os setes elementos mencionados por Sun Tzu. Os cinco fatores são: a influência moral, o clima, o terreno, o comando e a doutrina. O domínio desses fatores levará o general à vitória é o desconhecimento deles a ruína. A obtenção de subordinados bem preparados e uso concessão de prêmio e castigo de maneira correta, previsão de vitória e de derrota, uso da simulação para melhor estudar estratégias de ataque, a mostra de uma atitude concentrada e o ataque as fraquezas inimigas, aparentar inferioridade para provocar a arrogância do adversário, mantê-lo sob tensão e cansá-lo e desagregar o inimigo quando este estiver unido. Esses são os elementos essências a vitória numa guerra.

Após os estudos preliminares, devem-se deslocar as provisões financeiras, para que as despesas e custos necessários na campanha sejam cobertos. O volume dos gastos da campanha é diretamente acrescido com o seu tempo decorrido. A melhor estratégia de guerra é atacar a estratégia inimiga. O cúmulo da habilidade de um exército é o domínio do inimigo sem o combater. Evita perdas de contingente e de tempo. Consequentemente evita desperdício financeiro.

O bom conhecimento do terreno facilita a mobilidade estratégica do exército em campanha. Assim utilizar os pontos fortes e explorar os pontos fracos, garantem a vitória da batalha mais facilmente.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com