TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

À elasticidade-preço da demanda

Tese: À elasticidade-preço da demanda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Tese  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 3

Sobre a elasticidade-preço da demanda:

a) Quais os fatores que influenciam a elasticidade-preço da demanda? b) Por que a elasticidade-preço da demanda por sal é próxima de zero?c) Explique por que, quando a demanda é inelástica, os aumentos do preço do produto devem elevar areceita total dos vendedores.

Resposta:a.

Os fatores que influenciam a elasticidade-preço demanda são a existência de bens substitutos; o peso do bem no orçamento e a essencialidade do bem.

b.

O sal de cozinha por ser pouco substituível, ter pouco peso no orçamento e ser um produtoessencial apresenta elasticidade preço-demanda próxima de zero, ou seja, espera-se que, mesmo que o preço do sal dobre, as pessoas irão manter as quantidades demandadas de sal.

c.

Quando a demanda por um bem é inelástica, espera-se que não haja variação na quantidadedemandada quando há aumento de preço. Logo, sendo a receita total igual ao produto entre preçounitário e quantidade, se há aumento de preço, mantendo a quantidade constante, haverá aumento dareceita total.

2. Defina: elasticidade-renda da demanda, elasticidade-preço cruzada da demanda eelasticidade-preço da oferta.Resposta:

Elasticidade-renda da demanda é a variação percentual da quantidade demandada de um bem x, para cada unidade de variação percentual da renda do consumidor. Elasticidade-preço cruzadada demanda entre os bens x e y é a variação percentual de quantidade demandada do bem x, para cadaunidade de variação percentual do preço y. E a elasticidade de oferta é a variação percentual naquantidade ofertada do bem x, para cada unidade de variação percentual no preço do bem x.

3. Explique porque os indivíduos geralmente substituem o consumo de carne de segunda paracarne de primeira quando recebem um aumento de renda?Resposta:

Pois a carne de segunda é considerada um bem inferior, onde a elasticidade-renda énegativa. Ou seja, no caso de um bem inferior, o consumo dele não irá aumentar com um aumento derenda, mas sim irá diminuir, pois esse bem é substituído por outro melhor.

4. Os produtos in natura apresentam demanda inelástica à preço. O que significa isso? Queconseqüências têm para as empresas rurais? O que fazer para mudar essa situação?Resposta:

Um produto tem demanda inelástica quando a sua procura tem baixa variação emdecorrência de alterações nos preços. Os produtos in natura são inelásticos porque estão vinculados aum consumo necessário e básico, tanto como matérias primas como para alimentação direta. Issosignifica que quando o preço baixa a procura aumenta menos do que proporcionalmente e a receita do

produtor cai. Por outro lado, quando o seu preço aumenta a procura também varia pouco e a receita do produtor aumenta. O produtor deve, por isso, temer uma superprodução, pois a queda nos preçosresultará em queda na receita. Essa situação teórica não muda, o que pode mudar é o produtor tentar oferecer produtos de maior valor agregado, que atraia o consumidor e torne o seu produto maiselástico.

5.

Uma pesquisa de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com