TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

É O Trabalho

Artigos Científicos: É O Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2013  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

Henri Fayol é um dos contribuintes mais importantes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno. Afirma em um de seus discursos que a Administração é um todo do qual a organização é uma das artes. Seu conceito amplo como um conjunto de processos entrosados e unificados abrange aspectos que a organização por si só não envolveria, tais como previsão, comando e controle.

Seu enfoque era direcionar as organizações na busca por seus objetivos que seria de responsabilidade do departamento administrativo garantir que tal objetivo fosse alcançado. Sua função era garantir a disciplina, ordem, direção da força de trabalho, recrutamento, satisfação dos acionista e dos trabalhadores.

Fayol distinguiu seis funções empresariais como o conjunto de operações que toda a empresa possui:

Função Técnica - é a função relacionada com a produção de bens ou serviços da empresa, ou seja, a atividade fim. Não sendo considerada por Fayol a função primordial de uma empresa.

Função Comercial - é relacionada com a compra, venda e permuta de matéria-prima e produtos.

Função Financeira - é a função que trata da procura e gerência de capitais. Fayol considerava que o capital é necessário para toda e qualquer atividade da empresa, pois sem capital não é possível pagar os funcionários, adquirir matéria-prima, etc., sendo condição essencial de êxito acompanhar constantemente a situação financeira da empresa.

Função de Segurança - visa proteger os bens e as pessoas de problemas como roubo, inundações e obstáculos de ordem social como greves e atentados.

Função de Contabilidade - é relacionada com os registros contábeis. Revela a situação econômica da empresa sendo um poderoso instrumento de direção.

Função Administrativa - coordena e sincroniza as demais funções e distribuída dentro dos níveis hierárquicos na empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com