TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA

Exames: ÉTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  835 Visualizações

Página 1 de 5

ÉTICA

1) Para o exercício da profissão contábil, é necessário observar o código de ética, cujo objetivo é fixar a forma pela qual se devem conduzir os contabilistas.

Uma situação demonstrativa de um comportamento ético do contador é

A) assinar os balanços de uma empresa, elaborados por profissional não habilitado, sem orientar, sem supervisionar e sem fiscalizar sua preparação.

B) emitir parecer favorável de auditoria a uma empresa, sem a realização de testes suficientes para fundamentar a sua opinião.

C) propor honorários aviltantes para clientes de outros escritórios, a fim de aumentar a receita que recebe.

D) publicar, no sítio do seu escritório de contabilidade, artigo técnico, sem citar a fonte consultada.

E) renunciar às suas funções, ao perceber a ocorrência de desconfiança, por parte de seu cliente, sem prejudicá-lo.

2) Determinada empresa atua em dois segmentos de negócio: retificadora de motores e revenda de peças para automóveis. O faturamento da empresa está crescendo e ameaça extrapolar o limite de receita bruta da modalidade tributária Lucro Presumido. Para manter o enquadramento tributário, nos exercícios seguintes, o contador sugeriu ao proprietário, em dezembro, que desmembrasse a empresa em duas, sendo uma retificadora de motores e outra revenda de peças.

Considerando o estabelecido no Código de Ética Profissional do Contador, a atitude do profissional citado:

a) infringiu o código de ética ao aconselhar o cliente contra disposições expressas nos Princípios de Contabilidade e nas Normas Brasileiras de Contabilidade.

b) infringiu o código de ética ao propor ato contrário à legislação tributária e societária.

c) não infringiu o código de ética, mas agiu contra o empresário ao aumentar a complexidade das atividades administrativas.

d) não infringiu o referido código de ética, pois a atitude do contador pode ser considerada como planejamento tributário.

3) Assinale, dentre os itens a seguir, aquele que representa um comportamento que NÃO infringe o Código de Ética Profissional do Contador.

a) Evitar conceder declarações públicas sobre os motivos da renúncia às suas funções, motivada por falta de confiança por parte do cliente.

b) Exercer suas atividades profissionais demonstrando comprovada incapacidade técnica.

c) Oferecer ou disputar serviços profissionais com redução excessiva no valor dos honorários.

d) Valer-se de agenciador de serviços, mediante a participação desse nos honorários a receber.

4) Descumpre o Código de Ética Profissional do Contador, o profissional que:

a) escritura apenas o livro caixa para empresas, cuja escrituração contábil é dispensada pela autoridade tributária.

b) estabelece valores diferenciados de honorários nos contratos, em função do porte do cliente e do tempo necessário para atendê-lo.

c) publica anúncios em jornal de grande circulação, com indicação de títulos, especializações, serviços oferecidos e trabalhos realizados.

d) recusa encargo profissional em substituição a colega que dele tenha desistido para preservar os interesses da profissão.

5) Julgue as afirmativas com base no Código de Ética Profissional do Contador e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

I

Um contador deixou de registrar uma obrigação, caracterizada de acordo com a norma contábil como um passivo, por solicitação da administração da empresa para que o seu índice de liquidez melhorasse e, desta forma, conseguir aprovar um empréstimo que salvaria a empresa.

II

Na avaliação de risco, o auditor considerou os controles internos relevantes para a elaboração e adequada apresentação das demonstrações financeiras da empresa e, também, para planejar os procedimentos de auditoria que são apropriados nas circunstâncias, mas não para fins de expressar uma opinião sobre a eficácia desses controles internos da empresa.

III

Um contador aderiu a uma campanha que visa defender os direitos da classe contábil, em relação às condições de trabalho apresentadas pelas empresas brasileiras, por entender que é o seu dever ser solidário com os profissionais da área contábil.

Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns):

a) I e II, apenas.

b) I e III, apenas.

c)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com