TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA CONTÁBIL

Pesquisas Acadêmicas: ÉTICA CONTÁBIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  3.793 Palavras (16 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 16

ÉTICA NA PROFFISÃO CONTÁBIL – UM DESAFIO PARA O CONTADOR

ETHICS IN ACCOUNTING PROFFISÃO - A CHALLENGE FOR THE COUNTER

AlcilenyRaiany Menezes da Silva¹

Prof. Esp. Francisco das Chagas Mendes Júnior²

RESUMO

O tema ser abordado surgiu do interesse em discutir sobre a importância da ética na área contábil, pois alguns clientes exigem de seus contadores, a omissão de alguns documentos em suas declarações para com os órgãos fiscalizadores . Neste caso, por que alguns contadores arriscam a sua profissão para atender as necessidades de alguns clientes? Ainda é comum encontrarmos casos assim, onde o profissional, acreditando que o código de ética seja desnecessário na aplicação de suas atividades, atende aos serviços de seus clientes, agindo de forma contrária do que se diz no Código de Ética do Profissional Contador. O código de ética serve justamente para orientar o contador sobre o tamanho da responsabilidade de suas ações, a valorização do seu trabalho, e mostrar o quanto é importante os seus serviços.O artigo 1º do Código de Ética Profissional do Contador diz o seguinte:“Este Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os Profissionais da Contabilidade, quando no exercício profissional e nos assuntos relacionados à profissão e a classe”. Portanto, pode-se dizer que a ética é o principal responsável pelo estudo do comportamento humano, orientando sobre o que deve ser feito, conduzindo o responsável pelo caminho certo.

Palavras-chave: Ética. Desafio. Contador.

____________________

¹ Graduanda em Ciências Contábeis Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi. E-mail:araianyms@hotmail.com.

² Orientador e Professor do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi. E-mail: juniorr9@gmail.com.

Data de entrega dos originais: 09/06/2014.

ABSTRACT

The topic to be addressed to the interest in discussing the importance of ethics in accounting, as some customers require their accountants, the omission of some documents in his statements to the IRS with. In this case, why some accountants risk their profession to meet the needs of some customers? It is still common to find cases like this, where the professional, believing that the code of ethics is unnecessary in the implementation of its activities, meets with their customers, acting contrary to what is stated in the Code of Ethics of Professional Accountant. The code of ethics serves precisely to guide the accountant about the size of the responsibility for their actions, appreciation of their work, and show how important is their service. Article 1 of the Code of Professional Ethics for Accountant (6) reads: "This Code of Professional Ethics aims to fix the way we should conduct Professionals in Accounting, while in professional practice and issues related to the profession and class."Therefore, one can say that ethics is primarily responsible for the study of human behavior guidance on what should be done, leading the charge of the track.

Keywords:Ethics. Challenge. Counter.

INTRODUÇÃO

Para que se obtenha sucesso no mercado de trabalho, mais precisamente na área contábil, é necessário que o profissional além de ser reconhecido pelos seus trabalhos, também seja reconhecido pela responsabilidade com a sua profissão. Os clientes buscam aqueles em que possam confiar suas informações pessoais e patrimoniais, bem como a sua empresa e todas as informações a respeito dela. Tendo a certeza de que este profissional não irá falhar com os seus objetivos e responsabilidades.

A contabilidade está entre as mais importantes profissões, sendo necessária para toda a sociedade. E com a sua crescente evolução, exige que o contador busque sempre observar os preceitos éticos para se tornar um bom profissional. Mas afinal, o que significa ética? Qual a sua importância? De que forma ela contribui nas atividades do profissional contábil?

Segundo o Dicionário Aurélio, a ética é “o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal”. Já para Adolfo Sánches Vásquez (1990, p.15):

A Ética é a investigação ou explicação de um tipo de experiência humana ou forma do comportamento dos homens, o da moral, considerando, porém, na sua totalidade e diversidade [...] o valor da Ética como teoria está naquilo que explica e não no fato de prescrever o recomendar com vistas à situação concreta [...]. A ética parte do fato da existência da moral, isto é, toma como ponto de partida a diversidade de morais no tempo com seus respectivos valores, princípios e normas.

Complementando, o advogado Marcos Cláudio Acquaviva, cita em seu livro sobre Ética Jurídica que: “a) A Ética observa o comportamento humano e aponta seus erros e desvios; b) formula os princípios básicos a que deve subordinar-se a conduta do homem; c) a par de valores genéricos e estáveis, a Ética é ajustável a cada época e circunstância”.

Trabalhar com ética é estar sendo digno de seus serviços atendendo de forma leal a seus clientes ganhando mais espaço no mercado. E com a demanda crescente e cada vez mais competitiva pelos serviços de contabilidade, cabe a este profissional, atuar de forma ética e moral diante as exigências ilegais a ele propostas.

O objetivo geral deste artigo é:

• Identificar por que ainda encontram-se profissionais desta área trabalhando de forma antiética, conforme o Código de Ética Profissional do contador.

Quanto aos objetivos específicos, busca-se:

• Verificar de que forma a ética contribui nas atividades do profissional contábil.

• Analisar as dificuldades encontradas pelo contador no exercício ético de suas atividades.

• Analisar o conhecimento deste profissional sobre ética nos seus serviços.

Com isso, justifica-se com este trabalho, destacar a importância do profissional contabilista em exercer suas atividades de acordo com os preceitos do Código de Ética Contábil, bem como as normas previstas no Conselho Federal de Contabilidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com