TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS

Pesquisas Acadêmicas: ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  2.235 Palavras (9 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Neste trabalho apresentaremos a importância da ética em qualquer que seja a situação que tenhamos que lidar. Ética empresarial, profissional, moral, social, pessoal etc. O quanto é importante saber falar com o ser humano, saber respeitá-los em momentos de tamanha dificuldade, como por exemplo, um processo de demissão.

Iremos abordar temas bastante relevante nas empresas e sociedades, falaremos também de como devemos estar abertos a mudanças, de como é necessário termos ética em toda e qualquer situação, mesmo que às vezes elas afetem diretamente à nossa vida pessoal.

Ética - Valores Morais e princípios culturais.

CONCEITOS DE ÉTICA

A palavra ética vem do grego ethos, que significa costumes, caráter do sujeito, maneira habitual de ser e agir; De acordo com Peter Singer a reflexão ética tem como objetivo orientar nossas ações práticas; A ética começa com a liberdade do sujeito em escolher entre o bem e o mal, o justo e o injusto; ou seja, a ética é fruto da ação da vontade humana de visar o bem. A ética nos leva a compreender que não somos seres isolados individualistas e egoístas, mas que, ao contrário, nos constituímos como sujeitos a partir da relação com o outro.

Os primeiros estudos sobre ética partiram dos filósofos da cultura ocidental, mais especificamente na Grécia antiga, refletindo sobre os problemas fundamentais da moral, então o homem se consolida em objeto de pesquisa para o discurso moral e político como forma de enquadramento social, no âmbito de teorizar a finalidade e o sentido do viverem humanas, as bases da obrigação e do dever, a essência do bem e do mal, o valor da consciência moral, e razões para a justiça e a harmonia das condutas. Contudo, o entendimento ético discorre filosoficamente em épocas diferentes e por vários pensadores, dando assim, diferentes conceitos e formas de alusão ao termo. Neste quadro, investigaremos a obra Ética a Nicômaco, de Aristóteles, e seus pensamentos sobre a ética, a conduta, a moral e a virtude compondo uma relação com o cotidiano humano contemporâneo no Brasil, versando sobre a presença do fundamento ético e seus valores no meio social comum.

A ética, segundo Aristóteles, serve como condução do ser humano à felicidade, no sentido mais amplo da palavra. E é em toda interação, na dinâmica do convívio social, que se possibilita transparecer os valores éticos e morais humanos, assim como o desenvolvimento destes. Aristóteles acreditava que o exagero é motivador para a criação de conflitos com outros indivíduos ou com a sociedade, e enquanto tal pode afetar o nosso caráter, com isso os excessos prejudicam a imagem do homem social. E é na observação e reflexão de tais fatos que irá surgir e originar-se a doutrina do justo meio, onde a virtude intermédia pontos extremos, os vícios ou defeitos de caráter. O comedimento, a moderação, o afastamento do excedente vem para amparar a conduta virtuosa.

"Costuma-se dizer que nada há que acrescentar nem tirar nas coisas bem feitas, considerando-se que o excesso ou a falta destrói a perfeição e a justa medida a conserva (...). E a virtude que é mais perfeita e melhor que toda a arte, do mesmo modo que a natureza tenderá para o meio. (...) Chamo meio da coisa o igualmente distante dos extremos, que é um e idêntico para todos, meio a respeito de nós, o que não é excesso nem falta. E este não é único nem idêntico para todos". (ARISTÓTELES, III)

"A virtude é uma disposição adquirida voluntariamente, consistindo, em relação a nós, em uma medida, definida pela razão conforme a conduta de um homem que age refletidamente. Ela consiste na medida justa entre dois extremos, um pelo excesso, outro pela falta". (ARISTÓTELES, VI).

Em suma, para Aristóteles a ética é tratada como a ciência das condutas humanas, objetivando enfim comprometer-se em possibilitar ao homem a garantia da felicidade através de uma vida regida por virtudes morais e éticas. Pois, a razão deve direcionar o cotidiano, e com isso dominar os vícios e criar bons hábitos, e a mediana entre as atitudes, as condutas e as decisões, é o mais importante para estabelecer o equilíbrio e proporcionar o bem, assim como o desenvolvimento harmonioso do ser em seu meio.

A ÉTICA NA SOCIEDADE BRASILEIRA ATUAL

O meio social comum

Trazendo a teoria ética aristotélica para a nossa realidade atual, parece-nos a primeira vista que o cidadão brasileiro, em grande parte, esqueceu ou optou por distanciar-se de certos "valores formadores”. A sociedade brasileira, nas últimas décadas, vem sofrendo grandes alterações, principalmente se considerarmos o comportamento dos cidadãos, as crenças e os valores culturais. Modificações estas, que vem deixando perplexa uma gama cada vez maior de seus cidadãos; no entanto, seria aceitável, ou melhor, seria consciente esta perplexidade, uma vez que esta transformação se não foi por ela motivada, não deixou de por ela ser aceita? Portanto, vive-se hoje em nosso país em uma imensa e profunda crise moral e ética.

O meio profissional e empresarial

Atualmente, a ética se faz essencial para a interação no meio social comum, e assim também se faz primordial na regulação e regulamentação das relações profissionais e empresariais, numa contextualização que deixa de ser mais empírica, filosoficamente como tratava Aristóteles, e passa a ser mais descritiva na conduta ética regida por códigos normativos. A aplicação da ética é sumariamente importante para a efetividade profissional e organizacional, principalmente no Brasil, que traz em seu povo valores deturpado do que é moral e virtuoso, e a descrença no que se afirma responsável socialmente.

No âmbito profissional, a ética é relevante por estar presente nas menores atitudes e fica claro que em todas as profissões existe uma maneira certa, prudente e justa, de decidir, de conduzir e fazer uma específica tarefa em uma determinada atividade profissional. Assim, a ética auxilia no desenvolvimento do bem estar individual e coletivo por caminhos regidos pela virtude nos atos funcionais e administrativos dentro de uma empresa, no segmento liberal ou no segmento autônomo, em prol da harmonia social. E para tal, existe o código de ética profissional, um instrumento regulador que apresenta normas de conduta para o cumprimento de determinada profissão. Sendo de interesse geral dos inseridos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com