TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS

Artigo: ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  2.758 Palavras (12 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 12

CIDADES-SEDE COPA DO MUNDO 2014

São 12 cidades-sede: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Recife (PE) e Salvador (BA).

Rio de Janeiro (RJ): a população do Rio de Janeiro segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de 6.323.037 habitantes na cidade e 11.711.233 na região metropolitana, o que o torna a segunda maior aglomeração urbana do Brasil, terceira da América do Sul e 24ª do mundo.

A densidade populacional foi estimada em 5.265,81 habitantes por km², sendo que 2.960.954 habitantes eram homens e 3.362.083 habitantes eram mulheres. Dentre os fluxos migratórios mais significativos, destacam-se os de portugueses e demais povos europeus, nordestinos e afro-brasileiros. O estado do Rio de Janeiro é a segunda maior economia do Brasil.

São Paulo (SP): possui 41.252.160 habitantes e uma densidade populacional de 116,2 hab./km². Todo esse montante populacional representa 21,6% da população brasileira e 11% de toda a população sul-americana. 41 milhões de habitantes do estado 95,9% vivem em cidades, enquanto 4,1% da população vivem no campo.

São Paulo é a maior economia do país, destacando-se na área de prestação de serviços

Belo Horizonte (MG): a população do município é de 2 375 444 habitantes, sendo o município mais populoso do estado. Apresenta uma densidade populacional de 7177,65 habitantes por km². Belo Horizonte é uma cidade multirracial, fruto de intensa migração. O seu povoamento foi efetuado de forma gradual principalmente por migrantes atraídos do interior mineiro.

Belo Horizonte é a quarta cidade mais rica do Brasil.

Porto Alegre (RS): possui 1.413.094 habitantes e uma densidade demográfica de 2.896,0 hab./ km². Recebendo ao longo de sua história imigrantes de várias partes do mundo, sua população é muito heterogênea.

Brasília (DF): possui 2.051.146 habitantes. O Índice de Desenvolvimento Humano na cidade está a 0.874 e a taxa de analfabetismo é de cerca de 4.35%. Brasília também caracteriza-se pela sua desigualdade social.

A população de Brasília é formada por migrantes de todas as regiões brasileiras, sobretudo do Sudeste e do Nordeste, além de estrangeiros que trabalham nas 123 embaixadas espalhadas pela capital. Além de ser centro político, Brasília é um importante centro econômico. É a 3ª cidade mais rica do Brasil.

Cuiabá (MT): sua população é de 551 089 habitantes. A economia de Cuiabá, hoje, está concentrada no comércio e na indústria.

Cuiabá tem diversos atrativos turísticos por estar situada em uma região de variadas paisagens naturais, como a Chapada dos Guimarães e o Pantanal. Cuiabá possui três símbolos oficiais: brasão, bandeira e hino.

Curitiba (PR): a população de Curitiba é de 1.746.896 habitantes (100% urbana; 832.500 homens e 914.396 mulheres). E uma densidade demográfica de 4.132,3 habitantes por km². Além disso, o censo demográfico de 2000 já colocava Curitiba na sétima posição entre as cidades mais populosas do Brasil. Sua região metropolitana possui 3.172.357 de habitantes.

Curitiba é o centro econômico do estado do Paraná e o quinto maior PIB do país. A cidade se destaca por ter a economia mais forte do sul do país, contando o trabalho de exportação das novecentas fábricas instaladas no bairro Cidade Industrial e das duas grandes indústrias automobilísticas que estão localizadas na Grande Curitiba, Renault e Volkswagen.

Fortaleza (CE): uma das principais causas do crescimento demográfico de Fortaleza ao longo de sua história foi o período de secas no interior e a consequente fuga para a cidade com busca por melhores condições de emprego e renda. A população atual é de 2.315.116,fazendo de Fortaleza a quinta cidade mais populosa do Brasil.

Manaus (AM): a população de Manaus é de 1 802 525 habitantes. Sétima cidade mais populosa brasileira, 50,4 % da população são homens e 49,6 % são mulheres; e 99,36 % vivem em área urbana e 0,64 % em área rural. Entre as onze cidades brasileiras mais populosas, Manaus foi quem mais se destacou na última década em crescimento populacional, obtendo um crescimento de 22,24% e ultrapassando Recife e Curitiba.

A cidade apresenta bons índices, constituindo-se um ótimo lugar para concentração de investimentos. Manaus é um dos maiores centros industriais do Brasil. As mais importantes indústrias da cidade atuam na área de transportes e comunicações.

Natal (RN): é de 810.780 habitantes, sendo o mais populoso do estado e o vigésimo do Brasil, apresentando uma densidade populacional de 4808,20 habitantes por km². Ainda segundo o mesmo censo, todos os seus habitantes viviam na zona urbana, não possuindo, portanto, população rural.

Recife (PE): possui 1.537.704 habitantes em uma área de 217,494 km², o que resulta em uma densidade demográfica de 7.180,23 hab./km². Compõe a economia majoritariamente o comércio, prestação de serviços e o Turismo.

Salvador (BA): é o terceiro maior colégio eleitoral do Brasil, depois de São Paulo e Rio de Janeiro, contando com aproximadamente 1,8 milhão de eleitores. Salvador é o centro da cultura afro-brasileira. Salvador é a cidade economicamente mais desenvolvida no estado, devido à histórica participação comercial e industrial. A cidade é um importante destino turístico do país.

PREPARAÇÃO EM ANDAMENTO

Belo Horizonte

Estádio - Em Andamento. Terraplanagem do Estacionamento, Fundações do Estacionamento, Recuperação Estrutural, Fundações da arquibancada, Vestiários, acomodações para os atletas, instalações elétricas e hidrossanitárias, e cobertura.

Mobilidade – Ainda falta muito á ser feito, ligação do aeroporto Cofins á região hoteleira, passando próximo ao complexo Mineirão; Requalificação do Corredor da Avenida Pedro II com recuperação e alargamento do Viaduto B, operado em mão dupla, com prioridade para transporte coletivo; requalificação de vias preferenciais no centro abrigando faixas exclusivas de ônibus e integração dos sistemas de BRT; Ampliação e modernização do centro de controle operacional, do sistema de centralização de semáforos e dos painéis de mensagens; Implantação de via com corredor de ônibus, cujo traçado liga a região do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com