TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA. LEI

Tese: ÉTICA. LEI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2013  •  Tese  •  4.005 Palavras (17 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 17

Etapa 1

Diante das definições de Ética, Moral e Lei todas as pessoas caminham junto com os três valores, não podendo estar ligado somente a este ou aquele conceito.

A ética é um dos temas que se destaca nos dias atuais, principalmente nas organizações. E departamento de recursos humanos é influenciado diretamente.

O departamento de recursos humanos tem passado por varias alterações, a ideia de que o gestor de pessoas é responsável apenas pelo recrutamento e desligamento de colaboradores esta defasado, as funções do gestor de RH vão além, “Gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano”. E a Ética faz parte dessa nova estrutura, para que se entenda melhor veja alguns dos novos desafios do RH:

• Encontrar pessoas qualificadas;

• Lidar com as pessoas;

• Motivar as pessoas;

• Espírito de liderança – elemento humano...

Um dos grandes desafios dos Gestores de pessoa é lidar com pessoas, porque não se trata apenas do individuo isolado, lidamos com uma serie de conflitos, caráter, família, desejos, anseios, sonhos, frustrações entres outros, e saber lidar é o X da questão. É justamente no elemento humano que ética e seus princípios estão diretamente ligados.

Os gestores de pessoas ao compreender a ética e seus princípios, tem como propósito fazer a confluência dos objetivos da organização e dos futuros colaboradores, levando em consideração que não se impõe ética a uma pessoa, mesmo porque a ética é particular de cada individuo.

Etapa 2

ÉTICA

O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade.

A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista d2a Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

MORAL

O termo moral é derivado do latim morale, que significa relativo aos costumes. Pode ser definido também como a aquisição do modo de ser conseguido pela apropriação ou por níveis de apropriação, onde se encontram o caráter, os sentimentos e os costumes.

Moral significa tudo o que se submete a todo valor onde devem predominar na conduta do ser humano as tendências mais convenientes ao desenvolvimento da vida individual e social, cujas aptidões constituem o chamado sentido moral dos indivíduos.

LEI

Leis são acordos de caráter obrigatório, estabelecidos entre pessoas de um grupo para garantir justiça mínima, ou direitos mínimos de ser. Sem duvida nenhuma, a lei não e a justiça, isto e, o cumprimento da lei não e o máximo que as pessoas conseguem desenvolver em prol da própria realização. A lei e um instrumento para fazer justiça. Toda lei deve ser uma ordenação da razão em vista do bem comum, promulgada por quem tem o cargo de chefia na comunidade.

ÉTICA, MORAL e LEI diferença e semelhanças entre si

Na busca de caminhos para o comportamento ético, podemos entrar pela porta das definições elementares. Devemos, por exemplo, fazer distinção entre ética e moral. O Frei Leonardo Boff ilumina nossa caminhada dizendo que “Ethos, ética, na língua grega designa a morada humana. O ser humano separa uma parte do mundo para, moldando-a ao seu jeito, construir um abrigo protetor e permanente. A ética, como morada humana, não é algo pronto e construído de uma só vez. O ser humano está sempre tornando habitável a casa que construiu para si. Ético significa, portanto, tudo aquilo que ajuda a tornar melhor o ambiente para que seja uma moradia saudável: materialmente sustentável, psicologicamente integrada e espiritualmente fecunda. A ética não se confunde com a moral. A moral é a regulação dos valores e comportamentos considerados legítimos por uma determinada sociedade, um povo, uma religião, uma certa tradição cultural etc. Há morais específicas, também, em grupos sociais mais restritos: uma instituição, um partido político… Há, portanto, muitas e diversas morais. Isto significa dizer que uma moral é um fenômeno social particular, que não tem compromisso com a universalidade, isto é, com o que é válido e de direito para todos os homens. Mas, então, todas e quaisquer normas morais são legítimas? Não deveria existir alguma forma de julgamento da validade das morais? Existe, e essa forma é o que chamamos de ética”.

Moral identifica um modo de agir humano, regido por normas e valores, por hábitos e costumes. A moral se relaciona com o comportamento prático do homem. Ética é uma reflexão teórica que analisa, critica ou legitima os fundamentos e princípios que regem um determinado sistema moral.

. Ética é princípio; moral é conduta específica;

. Ética é permanente; moral é temporal;

. Ética é universal; moral é cultural;

. Ética é teoria; moral é prática.

As leis estão no campo da moral, e devem ser avaliadas a partir de seus pressupostos éticos. Para que você entenda melhor, a afirmação de que todos os seres humanos são iguais perante Deus é uma afirmação ética, um princípio universal, e a lei que considera crime a segregação racial é uma aplicação moral, bem como a lei que condena a escravidão.

A ética deve ser, portanto, aplicada moralmente através dos códigos legais. As leis são instrumentos de regulamentação social. De acordo com Clive Staples Lewis, teólogo inglês, as leis são necessárias, pelo menos por três razões. Em primeiro lugar, para promover uma arrumação e harmonização no interior de cada ser humano em particular. Depois, para promover a justiça e a harmonia entre os seres humanos. Finalmente, com o objetivo geral da vida humana como um todo, com o fim para o qual o homem foi criado, que se consolida na possibilidade de um mundo justo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com