TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES

Tese: ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  Tese  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 4

2. A ÉTICA DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES

Ética nada mais significa que pertence a caráter de um indivíduo. A ética não tem nada a ver com leis embora muitas pessoas confundam, podemos afirmar que é o conjunto de regras de conduta de um indivíduo, diferente de quando falamos em ética organizacional que se refere a organização. Ela vem sendo aplicada há muito tempo nos negócios, na família, e na sociedade como um todo. A ética surgiu para que houvesse um equilíbrio e um bom funcionamento social, possibilitando a boa comunicação e a interação de todos sem que ninguém saísse prejudicado, a ética foi constituída pela sociedade através dos valores históricos, culturais e princípios que foram se desenvolvendo ao decorrer do tempo.

Ética organizacional atua dentro da organização como o conceito de criar regras de conduta do indivíduo para que ele desempenhe suas atividades profissionais dentro da organização, e com isso atuar com excelência em seu atendimento com as demais pessoas à sua volta dentro da organização. Como qualquer organização se faz necessário a ética organizacional por conta dos princípios em que algumas norteiam a corrupção, a ambição, ausência do respeito mútuo, a individualidade e o egoísmo. Isso fez com que todos dentro da organização tivessem um pouco de consciência ética, tornando uma comunicação melhor e de forma mais interagida, transformando assim tudo em bons resultados. Não há como ter resistência em seguir uma ética organizacional pois são os princípios para se trabalhar em uma organização onde só traz benefícios para ambos os lados como: harmonia e equilíbrio dos interesses individuais e institucionais, fortalecimento das relações dentro da organização com todos, e efetiva as pessoas com a organização – fazendo o funcionário sentir orgulho de trabalhar e fazer parte dessa organização, com ética como instrumento corporativo de valores e princípios que fundamentam a conduta pessoal e profissional de cada indivíduo entre ele e perante a sociedade.

Ética e moral podem se relacionar porém não significa ser a mesma coisa, apenas andam juntas em um mesmo patamar e ambiente. Moral significa obedecer as normas e éticas de um determinado local (organização), costumes e cultura. A ética busca fundamentar da melhor maneira possível o modo de viver pelo pensamento humano, sem que haja corrupção, a ambição, ausência do respeito mútuo, a individualidade e o egoísmo, porque vimos que a ética está relacionada com o caráter de um indivíduo e isso se encaixa com a moral quando o mesmo, entende e aplica dentro do cotidiano nas organizações, ele compreende e sabe obedecer e respeitar as regras que ali foram impostas.

Quando temos um produto de boa qualidade onde a empresa busca satisfazer as necessidades de seu cliente externo, ela está buscando uma aproximação maior de seu cliente para fazer negócio de uma forma ética e digna, pois quanto maior for a qualidade prestada maior vai ser o potencial de venda desse produto, sendo assim possibilita um melhor entendimento entre as empresas e a sociedade e deixa bem claro quais são os objetivos da mesma em questão de qualidade intrínseca, custos, entrega e atendimento, moral, segurança e fixando preços diferenciados do mercado.

Quando falamos em clientes internos estamos mencionando os colaborados de uma organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com