TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES: SUA IMPORTÂNCIA NO DIA DA COMPANHIA NO DIA

Projeto de pesquisa: ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES: SUA IMPORTÂNCIA NO DIA DA COMPANHIA NO DIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.217 Palavras (9 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 9

ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES: SUA IMPORTÂNCIA NO DIA A DIA DA EMPRESA.

DESTRO, Danielle A.*

Acadêmica do curso de Administração de Empresas da FAIP – Faculdade do Interior Paulista.

E-mail: dany-1108@live.com

RESUMO

Este trabalho apresenta os elementos relacionados a importância da Ética no mundo corporativo, demonstrando que para o bom andamento das boas práticas dentro da empresa é necessário se implantar e seguir as normas, princípios no dia a dia da organização, e a necessidade de adequações e medidas para sua manutenção, para que todos os tipos de relacionamentos sejam baseados na ordem e respeito mútuo, entre todas as partes envolvidas, mas em especial entre empregados e empregadores, apresentando assim como uma ferramenta auxiliadora os conhecidos códigos de ética. As orientações aqui apresentadas baseiam em sólidas referências bibliográficas.

PALAVRAS-CHAVE: Ética. Leis. Código de ética. Normas e Princípios.

ABSTRACT

This paper presents the elements related the importance of ethics in the corporate world, demonstrating that for the smooth running of best practices within the company is required to implant and follow the rules, principles in everyday life of the organization, and the need for adjustments and measures to maintenance for all types of relationships are based on the order and mutual respect between all parties involved, but especially between employers and employees, as well as presenting a tool helper known codes of ethics. The guidelines presented here are based on solid references.

KEYWORDS: Ethics. Laws. Code of ethics. Standards and Principles.

INTRODUÇÃO

A Ética no dia a dia da empresa é de vital importância seja ela no relacionamento entre seus membros, fornecedores, clientes até sociedade, suas definições são claras e devem levar em consideração e se pautar nas leis e normas inclusive internas. Ela busca diariamente o relacionamento baseado em respeito entre todas as partes, mas em especial entre gestores e funcionários, se pautando na grande maioria no direito do trabalho. Onde permite-se aprimorar essas relações para assim atingir a excelência do resultado dos negócios, as empresas a transmite tanto para os gestores como para colaboradores através das normas, princípios e leis vigentes o que se espera.

Este artigo foi estruturado através de revisão bibliografica sobre a importância da ética para as empresas, seus utilizadores e as ferramentas usadas para a manutenção da mesma, como exemplo os códigos de ética elaborados nas empresas e as medidas disciplinares.

Através de algumas reflexões podemos avaliar e desenvolver a ética dentro do nosso ambiente de trabalho fazendo com que esse princípio básico influencie positivamente nossas ações, permitindo assim o estreitamento das relações empregador-empregado, fazendo cada parte entender efetivamente qual sua função e o que o seu não cumprimento pode acarretar.

O texto será dividido, em reflexões sobre a ética, a necessidade de escolher boas pessoas para o trabalho e as consequências quando uma das partes ou ambas não a cumprem e a seguem.

ÉTICA, NORMAS E PRINCÍPIOS NAS ORGANIZAÇÕES

A ética nas organizações deve ser constantemente alimentada, senão em uma hora de descuido poderá ser deixada de lado, e isso não deve acontecer.

A conduta da empresa e suas decisões devem ser pautadas pelos valores éticos, abrangendo os níveis tanto legais, organizacionais, sociais e individuais.

Devem ser respeitadas as regras morais de boa convivência entre as pessoas que interagem dia a dia, sempre seguindo e obedecendo as leis em vigor no país, em especial aqui observada as leis trabalhistas.

Ética estabelece os princípios e valores que orientam objetivamente a qualidade dos relacionamentos e praticas empresariais, validas para todos os níveis hierárquicos que deve ser seguida com responsabilidade e comprometimento em todas as atividades de negócio, nas diversas áreas de relacionamento da empresa. Observando as leis e regulamentações estabelecidas (como tal o do Direito do trabalho).

Segundo (SÁVIO) Direito do trabalho é o ramo da ciência jurídica em que instituem as normas e princípios à relação de emprego, onde a atuação é o trabalho subordinado, mas ele não é isolado, mas sim interage com outros direitos e outras áreas em especial aqui relacionada a de administração de empresas.

Observando um pouco o Direito do trabalho que está ligado evidentemente a ética dentro da empresa, pudemos constatar segundo o art. 3º da CLT (Consolidação das leis trabalhistas), “Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência dele e mediante salário” e Segundo o art. 2º da consolidação das leis trabalhistas (CLT) que, “Considera-se empregador a empresa individual ou coletiva que assumindo os riscos da atividade, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviços”.

O estudo do direito do trabalho, compreende

o exame de seus vários institutos, pressupõe

de início, a concentração da própria disciplina,

a fim de entendermos o espaço que ocupa no

universo do conhecimento e da realidade.

( MANUS, 2007)

Para o Direito do Trabalho interessa o trabalhador empregado, ou seja, o que é subordinado a outrem e assalariado.

Partindo dessa constatação, percebemos que as empresas são responsáveis por atrair, selecionar e verificar o perfil dos novos funcionários que estão chegando, é necessário que os colaboradores tenham realmente o perfil para aquela determinada área da empresa.

Assim como a ética, as normas devem ser entendidas como cultura interna da empresa. Qual incidente contra as normas da empresa será entendido como práticas contrárias a ética e os bons costumes regidos pela mesma.

O não cumprimentos das normas estabelecidas, seja isolada ou cumulativamente, pode ocasionar de acordo com a infração cometida consequências que variam de advertências a demissão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com