TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Émile Durkheim

Por:   •  16/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

Émile Durkheim (1858-1917) nasceu na cidade de Épinal (região de Lorraine, França), no dia 15 de abril de 1858. Era descendente de família judia, seu pai era rabino e ele próprio teve seu período de misticismo, tornando-se, porém agnóstico após a ida para Paris. Porém, o fato de Durkheim não ter seguido os preceitos da cultura judaica pode ter influenciado o teor de seus estudos e suas preocupações religiosas, preferindo analisá-las desde o ponto de vista social.

Aos 21 anos de idade, Durkheim foi estudar na Escola Normal Superior (École Normale Supérieure). Formando-se em Filosofia, no ano de 1882. Ali se tornara amigo íntimo de Jaurès e foi colega de Bergson. Dois colegas que se notabilizaram: o primeiro como filósofo, mas, sobretudo como tribuno, líder socialista, que se popularizou como defensor de Dreyfus e acabou por ser assassinado em meio ao clima de tensão política às vésperas da deflagração da guerra em 1914; o segundo, filósofo de maior expressão, adotou uma linha menos participante e muito mística, apesar de permanecer no index do Vaticano, e alcançou os píncaros da glória, nas Academias, no Collège de France, na Sociedade das Nações e como Prêmio Nobel de Literatura em 1928.

A França, apesar de ser, num certo sentido, a pátria da Sociologia, não oferecia ainda um ensino regular dessa disciplina, que sofreu tanto a reação antipositivista do fim do século como uma certa confusão com socialismo – havia uma certa concepção de que a Sociologia constituía uma forma científica de socialismo. Logo, foi aperfeiçoar seus estudos na Alemanha em 1885, sendo muito influenciado pelas ideias do psicólogo Wilhelm Wundt. Cinco anos após sua formatura, lecionou pedagogia e ciências sociais na Faculdade de Letras de Bordeaux (Faculté de Lettres de Bordeaux), de 1887 a 1902 (período de 15 anos).

Aí o jovem mestre encontrou condições adequadas para produzir o grosso de sua obra, a começar por suas teses de doutoramento. A tese principal foi De la division du travail social, que alcançou grande repercussão: publicada em 1893, foi reeditada no ano em que deixou Bordeaux (1902) . A tese complementar, escrita em latim, foi publicada em 1892, mas editada em francês so em 1953, sob o título de: Montesquieu et Rousseau, précurseurs de la Sociologie. Logo após, em 1895, publicou Les régles de la méthode sociologique e, apenas dois anos depois, Le suicide. Assim, num período de somente seis anos, foram editados praticamente três quartos da obra sociológica de Durkheim, que demonstra uma extraordinária fecundidade teórica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com