TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética

Artigo: Ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  2.068 Visualizações

Página 1 de 2

1ª)Explique a diferença ente ética e moral.

O termo Ética deriva da palavra Éthos, que significa modo de ser, e por isso, definiu-se com frequência a Ética como a doutrina dos costumes. Já a moral, por sua vez, é conceituada como um conjunto de regras ou costumes admitidos em uma determinada sociedade.

2ª)Historicamente quando surgiu a ideia de ética? Em que período, onde e através das observações de qual filósofo?

A ideia de Ética surgiu na Grécia antiga por volta de 500 a 300a.C, através das observações de Sócrates e seus discípulos.

3ª)Qual filósofo tornou a ética uma disciplina autônoma no domínio da filosofia moral?

A ideia de Ética como uma reflexão autônoma surge na Grécia antiga com Aristóteles. Para ele, o campo ético deveria investigar as características do bem, da perfeição e da felicidade que são atribuídas ao homem, com o fim de ajustá-los à orientação prática da conduta humana.

4ª)Podemos afirmar que a formulação conceitual da ética cristã herda conceitos platônicos e aristotélicos, submetendo-os a um processo de cristianização, que transparece nas éticas de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino. Fale um pouco de cada um deles.

Para Santo Agostinho a ascensão da alma que em Platão se eleva do mundo sensível ao inteligível, transforma-se na elevação a Deus, cujo fim é o êxtase místico ou felicidade. Já São Tomás de Aquino, retomando Aristóteles, destaca a contemplação e o conhecimento que daí decorre; ele se afasta da divisão das virtudes e da ética como doutrina dos costumes, no entanto, quando afirma que o fim supremo do conhecimento é Deus, entendido como bem objetivo, cuja posse gera felicidade, bem subjetivo.

5ª)O período conhecido como modernidade é marcado pela criação de uma nova sociedade que substitui a ordem feudal da Idade Média, sob uma série de mudanças. Fale um pouco sobre as mudanças ocorridas no plano econômico, social e espiritual.

No plano econômico, há o incremento de forças produtivas em relação ao desenvolvimento científico (importância atribuída à técnica e a experiência); no plano social, aparece uma nova classe: a burguesia (é implantado um sistema em que o trabalhador, ao trocar sua força de trabalho por um salário, não é dono dos meios de produção. Surge o capitalismo.). No plano espiritual, a religião deixa de ser a forma ideológica dominante; separa-se razão/fé, natureza e homem/Deus, Estado/Igreja.

6ª)Explique o que é o formalismo ético Kantiano.

Segundo essa teoria, o único bem em si mesmo é a boa vontade, aquela que age por puro respeito ao dever, visando à sujeição do homem à lei moral. O dever torna-se, nesse quadro, incondicionado ou absoluto, abrangendo algo que se estende a todos os seres humanos em quaisquer tempos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com