TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética

Artigo: Ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  1.243 Palavras (5 Páginas)  •  1.010 Visualizações

Página 1 de 5

DISCIPLINA: ÉTICA (UCS0103)

ÉTICA E RESPONSABILIDADE: O OUTRO E AS GERAÇÕES FUTURAS COMO CRITÉRIOS PARA TOMADA DE DECISÃO

Exercício avaliativo – aulas 7 e 8

(Salve este arquivo em seu computador com o título “Meu_Nome_Sobrenome.doc” no seu computador e, após, poste sua resposta no Webfólio, na pasta “Exercício avaliativo das aulas 7 e 8”)

Estudante:

Este instrumento compreende 1,0 ponto na nota final da disciplina. As questões de 1 a 4 correspondem a 0,15 ponto cada e a questão 5 corresponde a 0,4 ponto.

Questão 1

No documentário Lixo extraordinário, de 2010, o artista Vik Muniz vai ao encontro daqueles que vivem no aterro do Jardim Gramacho para conhecer suas histórias. Entre eles há um catador, senhor Valter. No início da conversa, Valter pergunta a Muniz o que ele quer ali no aterro de Jardim Gramacho. Dentre as proposições que seguem, identifique aquela (uma única alternativa) que expressa coerentemente o diálogo no documentário e sua relação possível com a ética da alteridade.

[ ] A resposta de Muniz – "O motivo pelo qual vocês catadores não são reconhecidos como importantes na sociedade é porque vocês não se dão valor" – permite perceber que o artista sente-se na obrigação de conscientizar aquelas pessoas de que eles devem buscar por si mesmos o reconhecimento na sociedade. Da mesma forma, para a ética da alteridade, é preciso lutar para conquistar o reconhecimento frente ao outro.

[X ] A resposta de Muniz – "O catador, como o lixo que está aqui, é uma pessoa que ninguém conhece" – permite uma relação com a ética da alteridade, pois o artista quer, pela arte, dar rosto e voz àqueles que ficam invisíveis para a sociedade.

[ ] A resposta de Muniz – "O motivo pelo qual vocês catadores não são reconhecidos como importantes na sociedade é porque vocês não se dão valor" – aponta para uma impossibilidade de aproximação entre a ética da alteridade e a atitude tomada pelo artista no documentário.

[ ] A resposta de Muniz – "O catador, como o lixo que está aqui, é uma pessoa que ninguém conhece" – permite entender que o artista está ali para guardar aqueles rostos e histórias escondidos do resto da sociedade, pois ele entende que a maioria das pessoas não teria condições de reconhecer o valor do trabalho daqueles catadores.

Questão 2

Das proposições abaixo apresentadas, identifique a única delas que não corresponde adequadamente aos estudos sobre a ética da alteridade, de Emmanuel Levinas.

[ ] Para Levinas tem importância decisiva a alteridade: a diferença radical que se manifesta a partir do outro, sobre a qual nada pode ser previamente atribuído. O outro se mostra como rosto, e como inteiramente diferente que é nos apela uma responsabilidade ética.

[ ] A responsabilidade nasce de um apelo ético do rosto do outro que se mostra. Então, não é a liberdade de um eu que escolhe ser responsável por outrem, mas é o outro que me apela à responsabilidade. Dar-se conta do apelo por responsabilidade, advindo do rosto do outro, torna-se possível num sujeito sensível que se faz humano ao responder eticamente tal interpelação.

[ ] Um dos aspectos mais importantes do pensamento de Levinas é a possibilidade de uma reciprocidade como condição da ética: eu sou inteiramente responsável por outrem porque o outro também será inteiramente responsável por mim (assim como numa relação amorosa ou numa relação familiar, em que um cuida de outrem para ser reciprocamente cuidado).

[ ] Na ética da alteridade em questão está assumir a própria humanidade, que implica em responder eticamente frente ao rosto do outro. Há uma responsabilidade incondicional frente a toda fragilidade humana. Trata-se de uma interpelação ética. E responder responsavelmente a esta interpelação é o que possibilita a humanidade: ser humano, portanto, implica uma dimensão ética.

Questão 3

Retomando o diálogo de Vik Muniz, com o Sr. Valter. O presidente da associação de catadores faz o seguinte raciocínio: “Digamos que cada casa gere um quilo de lixo; e esse quilo gere 500 gramas de material reciclável. Em mil residências isso se transformaria em 500 quilos de material reciclável [...]”. Das opções abaixo identifique a única delas que coincide com a continuidade do discurso do senhor Valter e que revela adequação ao princípio responsabilidade e Hans Jonas?

[ ] “Se assim fosse haveria menos material para ir para as valas, esgotos ou vir para o aterro fazendo esse grande mal à natureza, ao meio ambiente”.

[ ] “Se assim fosse teríamos mais materiais para reciclar aqui na associação e todos ganharíamos mais dinheiro”.

[

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com