TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética

Trabalho Escolar: Ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2013  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  1.809 Visualizações

Página 1 de 2

Quais são os problemas éticos desse caso?

Alterar informações de maneira a atender interesses particulares;

A empresa que já estava prejudicando os moradores da região com a poluição do rio e em nenhum momento esteve disposto a investir para diminuição do impacto ambiental, também omitindo as informações dos danos causados ao meio ambiente;

Virgínia obteve informações de relatório que não era de sua responsabilidade;

Utilizaram a proposta de promoção e investimento com a pós graduação de Virginia como forma de coagi-la a não divulgar o seu parecer sobre o relatório.

Deve Virgíniadivulga o conteúdo de relatório e seu parecer sobre o mesmo?

Não, pois trata-se de um problema da empresa. Entendo que existe a necessidade de informar aos responsáveis o risco de divulgação de relatórios alterados, e que com isso o risco que a empresa está correndo. Cabe a ela tentar convence-los e após todas as alternativas não consiga, solicitar seu desligamento da empresa para que se resguarde sua integridade como profissional.

O fato de a Verdejante ter custeado as despesas com os estudos de pós-graduação de Virgínia influiu nas relações profissionais dela com a empresa? Se influenciou, em que sentido?

Acredito que não, pois a funcionária não errou em aceitar o investimento da empresa, somente teve o compromisso de retornar as suas atividades e aplicar os conhecimentos adquiridos em prol da empresa, então foi interesse de ambas as partes. Esse investimento não dá direito a empresa exigir que o funcionário seja conivente com algo errado, ou aceite qualquer tipo de proposta.

A atitude do envio de “informações distorcidas, mas necessárias”aos acionistas é moralmente adequada? Por quê?

Não, pois as informações necessárias são aquelas que demonstram a realidade da empresa, e devem ser verdadeiras para auxiliar na tomada de decisões. A omissão dessas informações pode trazer problemas futuros que afetariam diretamente a empresa, trazendo prejuízos aos investimentos feitos pelos acionistas.

Por que as despesas da Verdejante foram superdimensionadas? Esse é um problema ético ou gerencial?

Problema ético, pois realizar alterações em relatórios a fim de convencer as autoridades fiscais da enorme carga tributária e com essas informações não realizar investimentos como forma de diminuir o impacto ambiental é errado, coloca em dúvida a ética da empresa. O correto seria buscar formas de atuar sem causar tanto impacto ao meio ambiente e trazendo para a empresa benefícios fiscais futuros.

O fato de a comunidade indígena Cayowaá ser prejudicada pelo lixo industrial é um problema ético ou social? Por quê?

É tanto um problema ético como social, poistratando-se de comunidades indígenas em que culturalmente todo seu sustento e sobrevivência vem da natureza, a poluição do rio causam sérios problemas sociais, e a empresa não está zelando pelo bem comum, que nessa situação trata-se do rio. Do ponto de vista ético, a comunidade indígena representa uma das raízes do povo brasileiro, pois através deles foram desenvolvidas todas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com