TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética

Exames: Ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  5.022 Palavras (21 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

ÉTICA

ÉTICA E RELAÇÃO HUMANA NO TRABALHO

Manaus

2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CURSO SUPERIOR DE TERCNOLOGIA EM LOGÍSTICA

Nome (R.A )

Nome (R.A )

Nome (R.A )

Nome (R.A )

Nome (R.A )

Nome (R.A )

Este trabalho está sendo apresentada a banca examinadora da Faculdade de Ensino Superior Anhanguera Educacional, como requisito parcial à aprovação no curso Superior de Tecnologia em Logística sob orientação do Professor Dante Bonetti.

Manaus

2012

RESUMO

A ética nos negócios surge estritamente relacionando o conceito de responsabilidade social das empresas, ou seja, dentro das Organizações.

Pode ser considerado um conjunto de valores, e regras sociais, pelo qual distinguem o que este certo ou errado. De certa forma podemos dizer que a ética são princípios morais que constituem regras gerais de comportamento de grande importância para a sociedade que não podem ser estabelecidas ou modificadas pelas decisões de indivíduos isoladamente ou pelos poderes instituídos. Devemos estar cientes que no plano empresarial, a ética tem a ver com a tomada de decisões de gestão, isto é, quais as escolhas efetuadas pelos gestores face de uma pluralidade de opções, tendo como plano de fundo a moralidade. Quanto aos benefícios que a empresa obtém através da ética nos negócios, a confiança é uma delas pois configura-se,num mecanismo de redução de riscos, pois,que pode ser baseada na experiência de que outra pessoa, grupo ou empresa vai honrar sua promessa de proteger direitos e interesses, diminui o risco sentido pelas pessoas, também conta o comportamento ético e campanhas de atuação social são importantes para o sucesso de seus negócios, pois servem como “propaganda” da confiabilidade da empresa e sua existência.

As empresas ela obtém sim, lucros com a pratica, pois quando estamos sendo ético com os clientes e fornecedores adquirimos a confiança e respeito deles . E com isso as chances de lucros se tornam maior nos mercado em que a empresa atua.

A palavra chave é a Ética nas Empresas.

SUMÁRIO

Introdução------------------------------------------------------------------------------------------------5

1.Até que ponto um tecnólogo em logística precisa compreender a ética -----—6

1.1 Gestão de pessoas-------------------------------------------------------------------------------6

1.2 Conceitos e diferenças de ética-------------------------------------------------------------8

1.0 Oque é Ética----------------------------------------------------------------------------------------8

1.1 o que é Moral-----------------------------------------------------------------------------8

1.2 o que é a Lei-------------------------------------------------------------------------------8

1.3 Quais as diferenças e semelhanças entre si-----------------------------------8

1.4 Conceito de ética e moral-------------------------------------------------------------9

1.1 o que ética nos negócios-----------------------------------------------------------------------10

1.2 Quais os benefícios que uma empresa obtém através da ética nos negócios—10

1.3 É possivell que as empresas éticas consigam obter lucros com essa prática---11

1.o A Ford é conhecida com a empresa mais Ética do mundo----------------------------12

1.1 Quais os valores nas empresas: Em direção às corporações éticas--------------13

1.0 Deem conceitos de Relação entre eles----------------------------------------------------14

1.1 O que é Marketing Social----------------------------------------------------------------------15

2.o Mapa conceitual----------------------------------------------------------------------------------18

2.1 Ética profissional e compromisso Social---------------------------------------------------18

Conclusão-----------------------------------------------------------------------------------------------19

Referências Bibliográficas---------------------------------------------------------------------------20

INTRODUÇÃO

As doutrinas éticas fundamentais nascem e se desenvolvem em diferentes épocas e sociedades como respostas aos problemas básicos apresentados pelas relações entre os homens e em particular pelo seu comportamento moral efetivo. Cada um de nós tem uma ética. Cada um de nós, por mais influenciado que seja pelo relativismo e pelo pluralismo de nossos dias, tem um sistema de valores interno que consulta (nem sempre, a julgar pela incoerência de nossas decisões) no processo de fazer escolhas. Nem sempre estamos conscientes dos valores que compõem esse sistema, mas eles estão lá, influenciando decisivamente nossas opções. Ética e moral estão ligadas, porem distintas. A moral esta relacionada com os valores humanos, o certo e o errado, e seriam transmitidos por grupos sociais ou religiosos. A conduta moral visa o bem dos indivíduos de determinada sociedade. Quando uma pessoa desobedece a normas estabelecidas pela sociedade onde vive, satisfazendo seus próprios interesses, causa um desequilíbrio no bem-estar do grupo. As regras morais foram instituídas para proporcionar segurança aos indivíduos que se submetem a elas, que pode ser modificada com o tempo e o grupo social. A importância da ética está aí. É quando o individuo compreende suas atitudes sociais instituídas em prol da conservação pessoal como da social em que ele vive. É importante ressaltar que um indivíduo pode discordar dos valores morais de sua comunidade. Uma pessoa que tem consciência de seu direito de liberdade pessoal não sentirá confortável em viver limitado com suas aspirações, uma vez admitindo que pensa diferente dos demais individuo, poderá optar continuar submisso a tais normas ou expor uma nova circunstancia para si e para sua sociedade. Assim uma pessoa pode ser imoral por ter outros valores e ser ética por agir com seu próprio jeito de ser.

1.0 Até que ponto um tecnólogo em logística precisa compreender a ética e seus princípios como norteador das ações que o diferenciam no mercado de trabalho?

O Tecnólogo em Logística é o profissional especializado em armazenagem, distribuição e transporte. Atuando na área logística de uma empresa, planeja e coordena a movimentação física e de informações sobre as operações multimodais de transporte, para proporcionar fluxo otimizado e de qualidade para peças, matérias-primas e produtos. Ele gerencia redes de distribuição e unidades logísticas, estabelecendo processos de compras, identificando fornecedores, negociando e estabelecendo padrões de recebimento, armazenamento movimentação e embalagem de materiais, podendo ainda ocupar-se do inventário de estoques, sistemas de abastecimento, programação e monitoramento do fluxo de pedidos.

1.1Gestões de Pessoas

1.2 A Gestão de Pessoas se divide em:

Provisão de recursos humanos: Recrutamento e Seleção;

Aplicação de recursos humanos: Integração, Desenhos e análise de cargos;

Desenvolvimento de Recursos Humanos: Treinamento e Desenvolvimento Organizacional;

Manutenção de Recursos Humanos: Benefícios Sociais e Relações Trabalhistas;

Monitoração de Recursos Humanos: Sistemas de Informações de RH

Processo de Provisão consiste em abastecer a empresa com mão de obra qualificada. Refere-se ao recrutamento e seleção de pessoal.

Planejamento de Recursos Humanos é o processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessários para atingir os objetivos organizacionais, dentro de determinado período de tempo. Trata-se de antecipar qual a força de trabalho e talentos humanos necessários para a realização a ação organizacional futura. O planejamento estratégico de RH deve ser parte integrante do planejamento estratégico da organização e deve contribuir para o alcance dos objetivos da organização, incentivando o alcance dos objetivos individuais de cada pessoa.

Recrutamento é o conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. O recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras de Recursos Humanos da organização.

Seleção de Pessoal é a escolha dos candidatos recrutados que melhor se ajustam no cargo em aberto. O objetivo básico da seleção de pessoal é escolher e classificar os candidatos adequados às necessidades da organização.

Processo de Aplicação consiste na análise e descrição de cargos e avaliação de desempenho.

Clima Organizacional: O clima organizacional afeta a motivação, o desempenho e a satisfação no trabalho. Ele cria certos tipos de expectativas cujas consequências se seguem em decorrência de diferentes ações. As pessoas esperam certas recompensas, satisfações e frustrações na base de suas percepções do clima organizacional. O clima organizacional é o conjunto de fatores que interferem na satisfação ou descontentamento no trabalho. É o conjunto de variáveis que busca identificar os aspectos que precisam ser melhorados, em busca da satisfação e bem-estar dos colaboradores.

Educação Corporativa é a prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização. Tecnologia em RH: otimiza a gestão e os custos de serviço por empregado, diminui a relação de dependência entre o empregado e o Recursos Humanos, dá mais autonomia aos empregados, que se tornam responsáveis pelo uso e benefício que obtém dos sistemas, redução de custos das tarefas administrativas.

1.2 Conceitos e Diferenças de Ética, Moral e Lei.

1.0 O que Ética?

Ética vem do grego ethos, que significa analogamente “modo de ser” ou “caráter”, como um modo de comportamento, que não corresponde a uma disposição natural mais que é adquirido ou conquistado por hábito. É esse caráter não natural da maneira de ser do homem que, na Antiguidade, confere á ética sua dimensão moral. Ética lida com a compreensão das nações e dos princípios que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual, Em outras palavras, trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual.

1.1 O que é Moral?

A moral tem como ideias e valor central o conceito de bem, que pode ser entendido como tudo aquilo que promove e desenvolve o ser humano. A partir dessa ideia central é são retirados princípios e diretrizes até se chegar ás regras morais, que influenciam o comportamento e a mentalidade humana.

1.2 O que é a Lei?

Lei, no sentido jurídico, é uma regra da conduta humana que é imposta e ministrada aos cidadãos de um dado Estado. Nas demais ciências, é uma regra que descreve um fenômeno que ocorre com certa regularidade. é uma norma ou conjunto de normas jurídicas criadas através dos processos próprios do ato normativo e estabelecidas pelas autoridades competentes para o efeito.

1.3 Quais as diferenças e semelhanças entre si ( Ética, Moral e Lei )?

Ética: conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão.

Moral: conjunto de regras que trata dos atos humanos, dos bons costumes e dos deveres do homem em sociedade e perante os de sua classe.

Direito: o que é justo e conforme com a lei e a justiça.

A ética, a moral e o direito estão interligados. A ética consiste num conjunto de princípios morais, a moral consiste em conjunto de regras, só que a moral atua de uma forma interna, ou seja, só tem um alto valor dentro das pessoas, ela se diferencia de uma pessoa para outra e o direito tem vários significados, ele pode ser aquilo que é justo perante a lei e a justiça, aquilo que você pode reclamar que é seu.

1.3 Conceitos de Ética e Moral, e a finalidade de estabelecer relações entre eles.

1.0 O que é Ética?

A ética está relacionada á tomada de decisão, e incumbe cada pessoa e cada sociedade de “julgar, escolher e instituir” os princípios e valores que direcionarão suas relações com o mundo, as coisas e as pessoas.

1.1 O que é Moral?

Conjunto de regras que trata dos atos humanos, dos bons costumes e dos deveres do homem em sociedade e perante os de sua classe, a moral tem efeito dentro da pessoa, ela atua como um valor, aquilo que se aprendeu como certo.

1.2 Qual e a relação entre ambas?

A ética, e a moral estão interligadas, A ética consiste num conjunto de princípios morais, a moral consiste em conjunto de regras, só que a moral atua de uma forma interna, ou seja, só tem um alto valor dentro das pessoas, ela s e diferencia de uma pessoa para outra.

1.5 Analise o conjunto de conceitos que virão abaixo.

1.0 Por que a ética nos negócios?

“Ética dos negócios é o estudo da forma pela quais normas morais pessoais se aplicam ás atividades e aos objetivos da empresa comercial. A ética nos negócios reflete os hábitos e as escolhas que os administradores fazem no que diz respeito ás suas próprias atividades e ás sistema moral de valores pessoais próprios, mas este, com frequência, sofre uma transformação em suas prioridades ou sensibilidades quando operado dentro de um contexto institucional de severas restrições econômicas e pressões, assim como pela possibilidade de se adquirir.” A ética pode ser definida como a reflexão acerca dos valores e critérios que determinam a escolha de uma conduta considerada correta. Ao escolher uma conduta que se considera a melhor, é papel da ética clarificar os valores que determinaram essa escolha. A finalidade da escolha ética é promover o bem comum, o que pode ser resumido em três alvos: não prejudicar ninguém, não deixar que ninguém o prejudique e não se prejudicar. No mundo dos negócios, um dos resultados que se espera das ações de uma organização é o lucro, ou, no caso das organizações de terceiro setor, o retorno financeiro para a manutenção e ampliação das suas atividades.

1.1 Quais os benefícios que uma empresa obtém através da ética nos negócios?

Os benefícios do emprego da ética como uma ferramenta de gerenciamento são numerosos, principalmente como um meio formal de conduzir negócios em momentos nos quais é necessário tomar decisões isoladas e rápidas.

Os benefícios são:

- Estabelece papéis organizacionais para controle da ética.

- Programa a auto avaliação diária das exigências éticas.

- Estabelece valores e comportamentos operacionais requeridos.

Alinha comportamentos organizacionais com os valores operados.

- Desenvolve a consciência e a sensibilidade ás demandas éticas.

- Integra diretivas éticas ao tomar decisões.

- Estrutura mecanismos para resolver dilemas éticos.

- Facilita a avaliação e atualizações diárias aos programas.

- Ajuda a convencer os empregados que a atenção á ética não é apenas uma reação mecânica feita para sair de um problema ou para melhorar a imagem pública.

1.2 É possível que as empresas éticas consigam obter lucros com essa prática?

Podemos perguntar se, no mundo dos negócios, é possível escolher condutas boas sem prejudicar ninguém, sem se prejudicar e sem deixar que o outro o prejudique. A empresa (ou mesmo uma organização do terceiro setor) se relaciona com diferentes públicos (empregados, governo, comunidade, fornecedores, concorrência, acionistas) e suas ações podem beneficiar ou prejudicar esses públicos, inclusive indiretamente, por meio, por exemplo, de ações que afetam o meio-ambiente. Como parâmetro para fundamentar uma ética no mundo dos negócios (extensiva às organizações da sociedade civil), valemo-nos de um modelo de ética nos negócios, composto de três dimensões: a responsabilidade, a convicção e a virtude.

O sistema de mercado é uma maneira mais eficiente e eficaz de alocar os recursos

de um país do que qualquer sistema de comando já inventado. Algumas condições necessárias para que o sistema de mercado funcione eficazmente incluem:

1-O direito de possuir e controlar propriedade privada

2-Liberdade de escolha para comprar e vender bens e serviços

3- A disponibilidade de informação precisa a respeito desses bens e serviços

4- A posse de propriedade privada é necessária para que a troca aconteça. A liberdade

5- de escolha permite que as forças da competição policiem o mercado. E a informação precisa

6- possibilita aos compradores encontrar os bens e serviços que desejam no mercado para que

7- possam exercer sua liberdade de escolha.

8- Portanto, problemas ocorrem quando compradores ou vendedores não estão livres

9- para fazer trocas, ou quando a informação.

1.6 Fazer uma pesquisa nos sites abaixo sobre os conceitos acima relacionados e monte pares desses conceitos, com a finalidade de estabelecer relações entre eles.

1.0 “Ford é reconhecida como uma das empresas mais Éticas do mundo”

A Ford foi uma das empresas mais ética do mundo por causa do seu código de ética da empresa, histórico de litígios e infrações, avaliação do investimento em inovação e práticas de negócios sustentáveis, das atividades destinadas a aprimorar a cidadania corporativa e depoimentos de executivos, pares da indústria, fornecedores e consumidores.

1.1 Ética e valores nas empresas: Em direção às corporações éticas.

Ética é um conjunto de valores quando dizemos que uma empresa ou uma pessoa é ética, nos referimos aos valores que essa pessoa ou essa empresa possui. Se meus valores se encontram em determinados nível de desenvolvimento moral e minhas atitudes estão de acordo com eles, isso é ética. É muito difícil dizer: “Eu quero ser ético, mas não possuo os valores corretos” quanto a haver corporações realmente éticas... É preciso dizer que ser “ realmente ético” não significa ostentar uma fachada, não pode ser algo exterior. Ética é algo que existe internamente. Meus valores têm a ver com a maneira como sinto a vida. São o meu modo de viver. Também para a empresa, seus valores são o seu modo de vida. Meus valores verdadeiros formam minha visão de mundo, e eu não posso apenas agir como se fosse ético. Ou sou ético, ou não sou. Uma mulher nunca poder estar meio grávida. Ou está grávida, ou não está. Devemos seguir na direção de uma sociedade ética caso contrário teremos problemas. Se umas empresa quer realmente mudar ela podem.

1.2Philips é eleita uma das empresas mais éticas do mundo.

A Philips, empresa que atua nas áreas de cuidados com a saúde, estilo de vida e iluminação, foi eleita uma das empresas mais éticas do mundo pelo Ethisphere Institute, entidade norte-americana especializada em pesquisa, criar e compartilha as práticas recomendadas em governança corporativa, conformidade com as leis e ética.

A Philips também é classificada pelo Índice Dow Jones de sustentabilidade (DJSI), em que figura desde 2000, e é líder no setor de bens de uso pessoal e doméstico do índice desde 2006.

O DJSI avalia o comportamento sustentável das empresas em todo o mundo, proporciona aos administradores referências confiáveis e objetivas.

Em 2007 a empresa recebeu importantes reconhecimentos também na América Latina, como:

-Entre as 20 melhores empresas do Guia de Sustentabilidade da Revista Exame (ex-Guia Exame de boa Cidadania)

-Entre os 10 melhores Programas de voluntariado Empresarial no Brasil pelo Instituto Rio voluntário.

- Entre as 20 melhores empresas do Guia de Sustentabilidade da revista Exame (ex-Guia Exame de Boa Cidadania)

-Entre as 100 Melhores Empresas em Cidadania Corporativa da revista Gestão & RH

-Prêmio Inteligência Social concedido pela Genera inteligência Social ao Projeto Aprendendo com a Natureza.

-Prêmio Sodexho Vida Profissional para o Projeto Voto Consciente.

- 3º colocado no 5º Benchmarking Ambiental Brasileiro com o projeto Aprendendo com a Natureza

- Entre as 100 Melhores Empresas em Indicador de Desenvolvimento Humano Organizacional (IDH) pela revista Gestão & RH

- Empresa Socialmente Responsável (ESR-2007) pelo Cemefi (Centro Mexicano para la

Filantropia)

1.8 Dê os Conceitos de:

1.0 Conceito de responsabilidade Social.

Existem várias definições para responsabilidade, podemos citar entra elas as seguintes;

Alguns sociólogos entendem como sendo responsabilidade social a forma de retribuir a alguém, por algo alcançado ou permitido, modificando hábitos e costumes ou perfil do sujeito ou local que recebe o impacto. Podemos citar um exemplo: A implantação de uma fábrica em uma determinada localidade, cujo espaço era utilizado pelos moradores como pasto para seus animais, ocasionando perda desse acesso, exigindo a criação de novas formas de alcançar o que estava posto e estabelecendo um novo cenário para o local. Como compensar aos nativos e a natureza por essa “invasão”? Aplica-se no caso atos contínuos que possam de uma forma adequada compatibilizar a perda dos antigos moradores com meios compensatórios de forma a evitar as máximas mudanças bruscas.

1.1 Os Stakeholders envolvidos nesse processo.

(Os Stakeholders em Português parte interessada ou interveniente), é um termo usado em diversas áreas como administração e arquitetura de software referente às partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa Alguns exemplos possíveis de stakeholders de uma empresa.

Acionistas, Donos, Investidores, Empregados, Fornecedores/subministradores da empresa, Sindicato, Associações empresariais, revolucionais ou profissionais, comunidades onde a empresa tem operações: associações de vizinhos, Grupos Normativos, Governos Municipais, Governos estatais, Governo Federal, Governo federal, Ongs e Concorrentes todos eles estão envolvidos.

1.2 Como implantar o processo de responsabilidade Social no ambiente de trabalho?

Implantando ações que beneficiam a sociedade e as corporações que são tomadas pelas empresas, levando em consideração a economia, educação, meio-ambiente, saúde, transporte, moradia, atividade locais e governo, essas ações otimizam ou criam programas sociais, trazendo benefício mútuo entre a empresa e a comunidade, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, quanto da sua atuação da empresa e da própria população.

1.3 Certificações para empresas socialmente responsáveis.

As empresas socialmente responsáveis têm uma postura ética onde o respeito da comunidade passa a ser um grande diferencial. O reconhecimento destes fatores pelos consumidores e o apoio de seus colaboradores faz com que se criem vantagens competitivas e, consequentemente, atinja maiores níveis de sucesso

1.4 Marketing social.

Marketing Social é a gestão estratégica do processo de inovações sociais a partir da adoção de comportamentos, atitudes e práticas individuais e coletivas, orientadas por preceitos éticos, fundamentados nos direitos humanos e na equidade social.

O termo é empregado para descrever o uso sistemático de princípios e técnicas orientadas para promover aceitação de uma causa ou ideia. Tem como objetivo principal transformar a maneira pela qual um determinado público-adotante percebe uma questão social e promover mudanças comportamentais visando melhorar a qualidade de vida de um segmento populacional.

O Marketing Social apropria-se de conhecimentos e técnicas mercadológicas, adaptando-se à promoção do bem estar social. Trabalha-se com objetivos claramente definidos, metas mensuráveis, pesquisas e avaliações quantitativas e qualitativas, além de desenvolvimento de tecnologias sociais para segmentos específicos. Busca posicionar na mente dos adotantes as inovações sociais que pretende introduzir, implementa estratégias, cria, planeja e executa campanhas de comunicação para satisfazer necessidades que não estão sendo atendidas, estabelecendo novos paradigmas

sociais.

1.9 Deem os Conceitos e as Relações entre eles.

1.0 A gestão para a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável.

Gestão para a Responsabilidade Social e o Desenvolvimento Sustentável surge nesse contexto com o objetivo de oferecer soluções educacionais para o meio empresarial nos temas da RSE e do DS, vinculadas à gestão estratégica e operacional das empresas. Também atuará com a comunidade acadêmica, que desempenha papel fundamental na capacitação e formação dos gestores e futuros gestores de empresas.

1.1 O que é Responsabilidade Social?

Responsabilidade social é um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Com base nesse pressuposto, a gestão das empresas não pode, e/ou não deve, ser norteada apenas para o cumprimento de interesses dos proprietários das mesmas, mas também pelos de outros detentores de interesses como, por exemplo, os trabalhadores, as comunidades locais, os clientes, os fornecedores, as autoridades públicas, os concorrentes e a sociedade em geral.

1.2 O que é Marketing Social?

Marketing social é a modalidade de ação mercadológica institucional que tem como objetivo principal atenuar ou eliminar os problemas sociais, as carências da sociedade relacionadas principalmente às questões de higiene e saúde pública, de trabalho, educação, habitação, transportes e nutrição.

1.3 Relações entre Responsabilidade Social e Marketing Social.

O termo Marketing Social está na ordem do dia. As empresas o utilizam para serem conhecidas como empresas-cidadãs e atraírem a simpatia dos públicos, mas este nome sozinho não diz nada. O que tem valor é a “atitude social”, é a mudança de postura da empresa ao reconhecer que é um agente social importante no desenvolvimento da sociedade. “responsabilidade social corporativa é o comprometimento permanente das empresas de adotarem um comportamento ético e contribuírem para o desenvolvimento econômico, melhorando, simultaneamente, a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo.

1.4 Certificação social: um estudo sobre os benefícios da norma SA8000 em empresas Certificadas.

A certificação social introduziu no mercado uma visão humanista e ética ao segmento empresarial: Surgiu como uma resposta das empresas ás percepções do consumidor em relação a importância de problemas sociais globais emergentes tais como o trabalho infantil os direitos do trabalhador, a discriminação, meio ambiente, etc... A SA8000 é uma série de padrões e um sistema de registro da responsabilidade social potencial global, incorporada que fornece um padrão do tratamento social responsável aos trabalhadores. Este artigo explora como a adoção da SA8000 pode beneficiar nas atividades de uma empresa.

2.0 Para finalizar o mapa conceitual, o grupo deve reavaliar o questionamento feito na tapa 1 desse desafio: “ até que ponto um tecnólogo em logística precisa compreender a ética e seus princípios como norteador das ações que o diferenciam no mercado de trabalho”

2.1 Ética Profissional e compromisso Social.

Ética profissional deve iniciar bem antes da prática profissional A fase da escolha profissional, ainda durante a adolescência muitas vezes, já deve ser permeada por esta reflexão. A escolha por uma profissão é optativa, mas ao escolhê-la, o conjunto de deveres profissionais passa a ser obrigatório. Geralmente, quando você é jovem, escolhe sua carreira sem conhecer o conjunto de deveres que está prestes ao assumir tornando-se parte daquela categoria que escolheu Toda a fase de formação profissional, o aprendizado das competências e habilidades referentes à prática específica numa determinada área, deve incluir a reflexão, desde antes do início dos estágios práticos. Ao completar a formação em nível superior, a pessoa faz um juramento, que significa sua adesão e comprometimento com a categoria profissional onde formalmente ingressa. Isto caracteriza o aspecto moral da chamada Ética Profissional. Ética Profissional e relações sociais: O varredor de rua que se preocupa em limpar o canal de escoamento de água da chuva, o auxiliar de almoxarifado que verifica se não há umidade no local destinado para colocar caixas de alimentos, o médico cirurgião que confere as suturas nos tecidos internos antes de completar a cirurgia, a atendente do asilo que se preocupa com a limpeza de uma senhora idosa após ir ao banheiro, o contador que impede uma fraude ou desfalque, ou que não maquia o balanço de uma empresa, o engenheiro que utiliza o material mais indicado para a construção de uma ponte, todos estão agindo de forma eticamente correta em suas profissões, ao fazerem o que não é visto, ao fazerem aquilo que, alguém descobrindo, não saberá quem fez, mas que estão preocupados, mais do que com os deveres profissionais, com as PESSOAS.

As leis de cada profissão são elaboradas com o objetivo de proteger os profissionais, a categoria como um todo e as pessoas que dependem daquele profissional, mas há muitos aspectos não previstos especificamente e que fazem parte do comprometimento do profissional em ser eticamente correto, aquele que, independente de receber elogios, faz A COISA CERTA.

CONCLUSÃO

A ética é a área da filosofia que estuda os valores morais. Reflete sobre o bem e o mal, o que é certo ou errado, e procura responder, por exemplo, se os fins justificam os meios ou se os meios justificam os fins. A partir de Sócrates (469-399 a.c), a filosofia, que antes estudava a natureza, passa a se ocupar de problemas relativos ao valor da vida, ou seja, das virtudes. O primeiro a organizar essa questão é o filósofo grego Aristóteles (384-322 a.c). Em sua obra, entre outros pontos, destaca os estudos da relação entre ética individual e social, e entre a vida teórica e prática.

Aristóteles também classifica as virtudes. A justiça, a amizade e os valores morais derivam de costumes e servem para promover a ordem política. A sabedoria e a prudência estão vinculadas à inteligência e a razão.

MORAL: É o que já foi decidido: ela permite tudo, desde que não se desobedeça a princípios.Ou seja, a moral dita regras de convívio social, uma pessoa que respeita essas regras é considerada uma pessoa moral.

ÉTICA: Tudo depende: ela permite tudo, desde que não prejudique outros indivíduos. A ética busca justificar a moral e criar a consciência ética no indivíduo, fazendo-o perceber as conseqüências de seus atos perante a sociedade. Para ser ético, é necessário desenvolver uma reflexão crítica.

REFERÊNCIAS BLIBIOGRÁFICA

1. www.bioetica.ufrgs.br/eticprof.htm

1. www.significados.com.br/etica-profissional/

2. www.relativa.com.br/livros_template.asp?...Livro=Etica-no-Ambient...

3. www.administradores.com.br/.../etica-no-ambiente-de-trabalho.../381...

4. www.ghente.org/etica/index.htm

5. pt.shvoong.com › Ciências Sociais › Sociologia

6. www.pastorazevedo.com.br/teologicos_ver.php?id=104

7. www.via6.com/topico/77328/etica-introducao

8. portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=746

...

Baixar como  txt (31.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »