TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Como Principio

Trabalho acadêmico: Ética Como Principio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.942 Palavras (12 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1.0- INTRODUÇÃO 4

2.0- O QUE VEM A SER ÉTICA? 4

3.0- A TEORIA ÉTICA DA VIRTUDE 5

3.1- A PREOCUPAÇÃO QUE GERA A ÉTICA DA VIRTUDE 5

3.2- RENASCIMENTO DA TEORIA ÉTICA DA VIRTUDE 6

4.0- ÉTICA UTILITARISTA 6

5.0- ÉTICA DETERMINISTA 8

5.1- CONCEITO NA ATUALIDADE 8

6.0- ÉTICA NA NORMA 8

7.0- A ÉTICA DA CONVIVÊNCIA 10

8.0- CONCLUSÃO 12

9.0-REFERÊNCIAS 13

1.0- INTRODUÇÃO

O conteúdo a ser apresentado neste trabalho trata de valores que nem sempre é prioridade nos dias de hoje, e indagações de como viver. Veremos sobre a ética da virtude, ética utilitarista, ética determinista, ética da norma, e ética da convivência.

As virtudes, o porquê de querer ser uma pessoa boa, de procurar fazer o bem e não o mal. No mundo em que vivemos será que essas virtudes nos levam a algum caminho próspero? Vivemos em dias de tanto ódio nos corações, um querendo passar por cima do outro, tenta sobressair de forma indigna, o porquê disso? Mas, todavia sabemos que o bem e a justiça sempre compensam, pois formam o caráter de um homem.

Toda ação leva a uma reação, ou seja, o que um cidadão faz aqui refleti no que a sociedade é no amanhã, a ética utilitarista prega sobre as ações de um que engloba um todo, e que se cada um faz a sua parte, tendo consigo boas ações isso resultará numa felicidade múltipla.

O ser humano faz o que bem entende baseado no seu eu próprio, exercitando o que seus sentimentos o impulsionam a fazer, essa definição é dada pela ética determinista, por mas, que a família, a educação, a religião, possa influenciar nas escolhas do individuo, esse fará o que lhe convém, como se já fosse premeditado as suas atitudes.

Vivemos em um meio social onde são ditadas regras a serem seguidas, onde o desvio dessas gera conflitos, e o mesmo é punido de acordo com seus atos. Esses princípios a serem seguidos estão explícitos na ética da norma, que tem por finalidade mostrar qual é o melhor comportamento humano dentro de uma sociedade.

Falando tanto em coletividade, citaremos por ultimo, mas nada menos do que importante a ética da convivência, como nos relacionar bem um com o outro, querer o bem de outra pessoa como a si mesmo, pois não é possível viver isolado, giramos e necessitamos de outras pessoas.

2.0- O QUE VEM A SER ÉTICA?

A ética orienta o pensamento humano, vem a corresponder o caráter ou o seu modo de ser, em síntese são os valores morais em relação com as razões humanas. Esses valores incidem sobre o convívio social, assim como o individual. O caráter individual permite decidir pelo o que é certo ou o errado, é este que defini a prudência, pois se cada um fizesse o que é melhor pra si, sem olhar a sua volta, todos estariam sujeitos a uma guerra mesquinha por poder. Cada um faria o que fosse de sua vontade, o por isso de saber policiar estas por meio da educação. De acordo com Marilena Chauí em seu livro Convite à Filosofia (2008), a filosofia moral ou a disciplina denominada ética nasce quando se passa a indagar o que são de onde vêm e o que valem os costumes. Ou seja, começa-se a questionar sobre o caráter do outro, sobre os seus valores e costumes. (Paulo Silvino Ribeiro, 2014)

3.0- A TEORIA ÉTICA DA VIRTUDE

A idéia de Ética da virtude surgiu no Ocidente, e a sua palavra-chave de desenvolvimento foi à questão de como educar o caráter, idéia a qual existe desde a era de Platão. Intrínseco a este assunto, cabe questionar os diálogos de Atenas, quando ele impõe uma definição quem nem sempre bate com os conceitos do que é o bem, a felicidade, e o prazer.

A fundo essa teoria quer dizer o que se deve ser, e como agir no dia-a-dia, que nem sempre se deve agir racionalmente como propõe os modelos desenvolvimentistas e construtivistas, mas tem-se que agir com caráter, tendo boas ações. Em cima deste pensamento se levanta duas idéias, uma que questiona a ação e outra o caráter: o de “como devo agir?”, e conseqüentemente “ que espécie de pessoa devo ser?”, baseando suas respostas no que é certo, no que é justo.

Na sociedade temos leis que regem e ditam o que é justo, na teoria da virtude não é diferente, ela é apoiado sobre teorias, que explicam e dá uma explicação o porquê da importância dessa teoria, dando compreensão de como usar esse conceito em cada situação.

Para Platão as virtudes nos permitem usufruir com sabedoria dos bens matérias, como ele cita a riqueza, ela só faz bem se a pessoa trouxer consigo de forma coesa, a virtude da justiça, da coragem e da temperança.

3.1- A PREOCUPAÇÃO QUE GERA A ÉTICA DA VIRTUDE

A ética da Virtude foca sobre o caráter que os indivíduos devem aderir as suas vidas, sobre as atitudes positivas que devermos praticar para sermos pessoas melhores e viver feliz, e o quanto devemos nos preocupar em não cair nas coisas ruins, nos vícios da vida. Para Aristóteles a virtude pode ser aprendida, o simples ato de observar as virtudes no outro já é uma forma de aprendizado. É essencial saber decidir entre o justo e o injusto.

O foco da ética da virtude é “Eudaimonia”, ou seja, felicidade, mas não dizemos aqui uma felicidade momentânea, mas sim uma felicidade espiritual, a conquistada ao individuo por se sentir realizado com suas atitudes, pelo o que ele é.

A ética da virtude busca o campo, um caminho para uma vida melhor a partir do caráter, da dignidade, da compaixão pelo próximo. Essas ações devem ser praticadas com espontaneidade, vir à acontecer pela emoção, pelo sentimento, pela cumplicidade, enfim tem que ser verdadeiro. (Paulo Lemos, 2014)

3.2- RENASCIMENTO DA TEORIA ÉTICA DA VIRTUDE

Como dito anteriormente no decorrer desse tema, a ética da virtude teve sua origem no Ocidente e predominou por mais de um século, e agora no ultimo terço do século passado os pensadores Anscombe (1958) e Alasdair MacIntyre (1990) renasceram a teoria da virtude revendo os seus conceitos.

Anscombe (1958) discorda de agir só por fazer as coisas visando o bem e o mal, e não pelo fato de ser uma pessoa melhor, de querer ter um crescimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com