TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Relaçoes Humanas

Monografias: Ética E Relaçoes Humanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  1.467 Palavras (6 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A ética pode ser definida como a “ciência do ethos” e está relacionada ao comportamento humano. Conforme nos ensina Lima Vaz: “A ética parte do pressuposto de uma racionalidade imanente ao ethos e sua tarefa como disciplina filosófica consiste essencialmente em explicitar as razões do ethos ou em elucidar a intelegibilidade da práxis ética em suas diversas dimensões e estados”

A seguir vamos relatar um pouco sobre a ética e administração.

ÉTICA E ADMINISTRAÇÃO

Ética (que diz respeito aos costumes). Parte da filosofia prática que tem por objetivo elaborar uma reflexão sobre os problemas fundamentais da moral (...), mas fundada num estudo metafísico do conjunto das regras de conduta consideradas como universalmente válidas.

Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos.

Diferentemente da moral, a ética está mais preocupada em detectar os princípios de uma vida conforme a sabedoria filosófica, em elaborar uma reflexão sobre as razões de se desejar a justiça e a harmonia e sobre os meios de alcançá-las. A moral está mais preocupada na construção de um conjunto de prescrições destinadas a assegurar uma vida em comum justa e harmoniosa.

A ética seria uma reflexão acerca da influência que o código moral estabelecido exerce sobre a nossa subjetividade, e acerca de como lidamos com essas prescrições de conduta, se aceitamos de forma integral ou não esses valores normativos e, dessa forma, até que ponto nós damos o efetivo valor a tais valores.

Em geral, a tendência e o entendimento das pessoas sobre ética, está fundamentada no “fazer o bem”, outra ação onde se possa interpretar como fora disto é considerado como

“anti-ético”. Levando ao indivíduo o livre arbítrio as suas ações, mas que podem ser sentenciadas pela sociedade em que está inserido.

Alguns conceitos sobre ética no trabalho e um dos principais, é a atitude, porque a atitude envolve varias virtudes desde a, generosidade a cooperação e principalmente a pessoa ser pró-ativa sempre disposta a exercer novos desafios dentro da organização.

Outro conceito muito obvio, mas também colocamos em um nível de muita importância é encontrar um jeito melhor de viver um estilo de vida, quando levamos para a empresa tudo aquilo que aprendemos quando criança sobre respeito e também aquilo que adquirimos ao logo da vida sobre cidadania por exemplo, temos o comportamento profissional de algumas áreas especificas de uma boa qualidade facilitando o entendimento e diminuindo os riscos que o mal humor causa em nosso dia a dia.

Já para que uma empresa tenha um ambiente legal de trabalho, aconselhamos que ela tenha algumas condutas éticas especificas que são: educação, cooperação, respeito, comprometimento e realização profissional.

O conceito da ética nunca vai acabar a ética esta sempre em evolução constante, buscando sempre justificativas para a moral e o direito. O comprometimento profissional é uns dos aspéctos éticos que independente do funcionário receber elogios ele sempre vai continuar fazendo o seu trabalho sempre corretamente.

Portanto, a ética não se resume à moral, que geralmente é entendida como costume, ou hábito, mas busca a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver; a busca do melhor estilo de vida.

A ÉTICA NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

Nesse filme baseado em fatos sobre ética tem um papel muito importante, que ajuda o protagonista a tomar suas decisões baseada nas suas competências interpessoais, percepções e habilidades.

Para Ryan Bingham não foi fácil se conciliar com as mudanças que a organização estava impondo para ele, que é contra a ideia da nova colega de serviço Natalie Keener, que trás um sistema de demitir pessoas sem sair do escritório, já que viajar por todos os cantos do país vai de encontro com o seu estilo de vida de Ryan. Mas mesmo sabendo que sua adorável rotina estava em risco, não deixou de dar oportunidade a Natalie que era inexperiente no serviço, e com ética, competência e disciplina ele a acompanhou por longas viagens, auxiliando no serviço.

SINOPSE DO FILME

No filme Amor sem escalas o personagem Ryan Bingham interpretado por George Clooney viaja constantemente a trabalho por todo o país, Ele trabalha em uma organização que terceirizada serviços, sua função é viajar por todos os cantos do país demitindo funcionários de empresa que sofrem com uma crise. Nessa organização não existe outro agente tão bem preparado e competente para demitir funcionários como ele, pois sua ética e habilidade de lidar com pessoal estão acima de tudo.

Um grande sonho era alcançar os tão esperados dez milhões de milhas. Pra quem em um ano ficava em media onze meses fora de casa, isso não seria muito difícil. Mas com toda essa rotina de aeroportos, hotéis ele acaba se tornando um homem frio, que não se dedicava a suas irmãs e não se interessava em ter uma família ou até mesmo um relacionamento serio.

Tudo vai bem para Ryan, até que seu patrão decide contratar a jovem Natalie keener, com suas ideias e inovações sugere ao patrão que os agentes comecem a despedirem os funcionários das organizações por um programa de computador através de um sistema que desenvolveu assim ele iria economizar com hotéis e passagens aéreas. Ryan não recebe a nova colega de serviço muito bem, pois sabe que a idéia que ela trás põe em risco o que ele mais gosta, viajar.

ANÁLISE DAS SITUAÇOES QUE ENVOLVE ÉTICA

Todos os executivos são chamados a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com