TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Turismo

Artigos Científicos: Ética E Turismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

Questão Única:

A importância de se compreender os conceitos filosóficos da Ética é que ela refletirá sobre a moral, assim, aprende-se a respeitar a consciência e a liberdade de um sujeito, sem que isso fira a consciência e a liberdade do outro, visto que cada um é responsável pelo seu modo de agir e pensar. Assim, aprende-se a pensar antes de agir, preparando assim a pessoa para a ação.

O objetivo de se compreender Ética é auxiliar na elaboração de pensamento crítico em relação ao comportamento ético; fundamentar os conceitos relativos à Ética para além do senso comum; refletir sobre a conduta humana, entendendo que ela varia no tempo e no espaço; analisar , do ponto de vista ético, as atitudes do ser humano perante a sociedade; aplicar as noções éticas ao exercício da profissão, observando os chamados “ códigos de ética profissional”.

Pois os dias atuais, onde se passar por várias situações complicadas, quando se tem elas, manifesta-se nosso senso comum e põe em prova nossa consciência moral, nosso senso comum é manifestado pelo sentimento e a consciência moral é a decisão tomada pela situação, diferenciando o bem e o mal, o certo e o errado. E essa decisão seguirá uma consequência tanto para si quanto para o outro.

Uma pessoa ética ou moral só poderá existir se: ser consciente de si e dos outros, isto é, ser capaz de reflexão e de reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais a ele; ser dotado de vontade, isto é, de capacidade para controlar e orientar desejos, impulsos, tendências, sentimentos, e de capacidade para deliberar e decidir entre várias alternativas possíveis; ser responsável, isto é, reconhecer-se como autor da ação, avaliar os efeitos e consequências dela sobre si e sobre os outros, assumi-la bem como as suas consequências respondendo por elas; ser livre, ieto é, ser capaz de oferecer-se como causa interna de seus sentimentos, atitudes e ações, por não estar submetido a poderes externos que o forcem e o constranjam a sentir, a querer e a fazer alguma coisa. A liberdade não é tanto o poder escolher entre vários possíveis, mas o poder para autodeterminar-se , dando a si mesmo as regras de conduta.

Só compreendendo os conceitos filosóficos da Ética, uma pessoa poderá ser ética ou moral, pois no caso da ética, nem todos os meios são justificáveis, mas apenas aqueles que estão de acordo com os fins da própria ação, em outras palavras, fins éticos exigem meios éticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com