TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Em Um Mundo Competitivo

Ensaios: Ética Em Um Mundo Competitivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A palavra ética é de origem grega derivada de ethos, que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens. Teria sido traduzida em latim por mos ou mores (no plural), sendo essa a origem da palavra moral. Ética são princípios humanos, biológicos e naturais que não variam.

Podemos analisar que a sociedade gira em torno de competições, seja ela por boas ou más causas, e por isso fica cada vez mais nítida a necessidade de conscientizar pessoas da real importância de pensar e agir com ética.

Ética deve ser um pensamento sempre presente na vida das pessoas para que elas estejam preparadas para o momento de ingressar no mundo competitivo do trabalho, que diz que para se destacar e ser reconhecido perante os demais, você deve ser um “vencedor” a qualquer custo. Tanto se fala em ética nas organizações, porém existe a falta de ética. Ser uma organização ética é um diferencial.

ÉTICA EM UM MUNDO COMPETITIVO

Reflexão ética do mundo ocidental iniciou na Grécia antiga, no século 5 a.C., quando as interpretações mitológicas do mundo e da realidade foram sendo desacreditadas e substituídas por teorias que privilegiavam as explicações naturais. Ao se comportar moralmente, uma das preocupações do indivíduo é saber distinguir o bem do mal, já que agir moralmente é atuar de acordo com o bem. Portanto, ao perguntar como deve agir em determinada situação, o sujeito moral não está somente se colocando uma dúvida prática, mas também se aproximando de outras questões, como: “em que consiste o bem?”, “qual o fundamento da moral?”, “qual a natureza?”.

Estas questões são o ponto de partida da ética, entendida como a teoria que realiza uma reflexão crítica sobre a experiência moral, com a finalidade de discutir as noções e princípios que fundamentam a conduta moral. A cidadania, a missão individual dentro do ambiente coletivo, as aspirações sobre o futuro, à integridade do comportamento e a integração dos valores como família, trabalho, lazer e carreira. Todo esse conjunto de crenças e o reflexo das atitudes na sociedade e no mercado vão passar a serem preocupações de primeira ordem para qualquer empreendimento que deseje se perpetuar no tempo.

A importância da ética nas empresas tem crescido continuamente devido a maior autonomia dada ás pessoas. Quando decisões importantes precisam ser tomadas, a maioria das empresas não responde partindo da ética. As pessoas estão sempre preocupadas em fazer bem feito, envolvendo necessariamente, os aspectos econômicos, financeiros, operacionais e legais, mas nada se questiona quanto á ética. Na mente das pessoas, o mercado de trabalho tem sido um lugar de luta, para que vença apenas o melhor. Com isso, o mercado está cheio de pessoas que só pensam em si mesmas e em seu bem estar, que acabam exercendo mal a função por não terem conseguido o cargo por meio de qualificação e que só estão ali em função do dinheiro.

A organização deve agir honestamente com todos aqueles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com