TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica Em Um Mundo Competitivo

Ensaios: Etica Em Um Mundo Competitivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 5

De olho em crescimento, empresários investem no mercado

Em Suzano há um animal de estimação a cada seis moradores.

Donos não poupam esforços e nem gastos com os animais.

Suzano possui quase 50 mil animais de estimação, segundo o Instituto Pasteur, responsável pela distribuição de vacinas anti-rábicas. São cerca de 41 mil cães e 7 mil gatos. Para cada seis moradores há um animal de estimação.

Os números têm chamado a atenção de empresários. O médico Jonathan de Lima decidiu investir também nesse mercado e há cinco meses abriu um pet shop junto com um sócio. “A gente fez um pesquisa e viu que a demanda era boa. Depois decidimos abrir a loja”, explica. O investimento inicial foi de R$ 30 mil e ainda precisa ser recuperado, mas Lima comemora porque, apesar do negócio ser recente, já conseguiu o equilíbrio das contas.

Um dos fatores que impulsiona o setor é o amor dos donos pelos animais. Eles estão dispostos a gastar o que for necessário para oferecer conforto aos bichos. Por isso, novos produtos invadem o mercado a cada ano. Em um outro pet shop de Suzano são mais de 20 mil itens disponíveis, entre acessórios, ração e brinquedos.

De acordo com Antônio Rodrigues, gestor da Associação Comercial e Empresarial de Suzano, o crescimento que se vê no município acompanha o cenário nacional. “É em todo o Brasil, mas Suzano tem índice um pouco maior por causa do alto volume de chácaras”.

O que os pet shops oferecem hoje e quais novidades estão surgindo em prol da saúde animal?

O mercado pet vem crescendo muito nos últimos tempos?

Sim, uma estimativa de um crescimento mais de 10% acima do crescimento da economia como um todo para 2012.

Por que você acha que isso está ocorrendo?

Com a melhora da economia, o dinheiro pode ser direcionado para questões como o bem- estar dos animais de estimação e, claro, com a mudança das características da sociedade brasileira, que hoje apresenta em mais de 54% dos lares algum animal de estimação, sem contar que o número de pessoas solteiras e casais sem filhos que possuem animais cresceu muito nos últimos anos também, reflexo da vida dos tempos modernos.

A tendência é crescer ainda mais?

Sim, hoje o Brasil já ocupa o segundo lugar em mercado no cenário pet mundial, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Em que os donos de animais investem mais hoje em dia?

Higiene e estética, Alimentos e Medicamentos são os campeões de venda.

Esse crescimento é benéfico para o setor tanto no ramo médico como no estético?

Sim, claro. Porém, se esse crescimento quantitativo não vier acompanhado de programas de qualificação profissional, orientação visando a gestão efetiva desses estabelecimentos e também com uma fiscalização de cunho educador mais do que punidor, teremos um crescimento cada vez mais desordenado, em que cenas como animais morrendo em pet shops, empresários falindo porque sequer sabem fazer formação de seus preços e ainda equipes completamente sem perfil de atendimento ao consumidor na linha de frente de clínicas e de pet shopstrarão consequências muito graves ao mercado.

O que há de novo?

Com o crescimento do mercado pet, o consumidor passa a dispor de novos medicamentos, produtos e serviços para atender a enfermidades que passam a aumentar, por exemplo, com o aumento da expectativa média de vida dos animais. Eles passaram a ter um aumento da incidência de doenças da terceira idade, como problemas renais e cardiológicos, a diminuição do ritmo do metabolismo como um todo. Hoje temos serviços especializados de fisioterapia, oncologia, endocrinologia e de geriatria animal, tudo visando oferecer o bem-estar para essa fase tão delicada em que eles mais precisam de nossa atenção, cuidado e afeto.

Existe ainda uma maior oferta de produtos que garantam o bem-estar comportamental, como brinquedos educativos para animais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com